Acessibilidade / Reportar erro

Método de integração do ensino bilíngue da imagem musculoesquelética na residência de radiologia e diagnóstico por imagem

Resumo

Objetivo:

Analisar a percepção de relevância da introdução do ensino bilíngue (português-inglês) da imagem musculoesquelética na residência e aperfeiçoamento médico em radiologia e diagnóstico por imagem, descrevendo o método utilizado.

Materiais e Métodos:

Um questionário, composto por perguntas de múltipla escolha e uma pergunta subjetiva, foi aplicado a 21 residentes e aperfeiçoandos de radiologia e diagnóstico por imagem de um hospital terciário privado, que responderam de forma voluntária e anônima, com a finalidade de avaliar a relevância da incorporação do estudo bilíngue da imagem musculoesquelética na residência médica.

Resultados:

A integração entre ensino da radiologia e da língua inglesa foi considerada importante por 95,2% dos residentes e aperfeiçoandos. Cerca de 90% dos residentes e aperfeiçoandos acreditam que o método aplicado na instituição é adequado para a aprendizagem.

Conclusão:

A introdução da língua inglesa no ensino da imagem musculoesquelética na residência médica de radiologia foi avaliada de forma positiva pelos médicos residentes, tendo os preceptores apoiado de forma efetiva as atividades.

Unitermos:
Multilinguismo; Educação médica; Radiologia; Sistema musculoesquelético/diagnóstico por imagem

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br