Open-access Sinal do halo invertido na tomografia computadorizada de tórax: análise retrospectiva de 286 casos

Resumo

Objetivo:  Caracterizar as principais causas do sinal do halo invertido (SHI) na tomografia computadorizada de tórax e suas características tomográficas.

Materiais e Métodos:  Foram revisadas, retrospectivamente, todas as tomografias computadorizadas de tórax realizadas em um hospital terciário, entre 2015 e 2020, que continham o termo “sinal do halo invertido” no relatório.

Resultados:  Foram encontrados 286 casos cujas imagens tomográficas e dados clínicos foram revisados. A causa mais comum na população estudada foi o infarto pulmonar (42%), seguido por pneumonia em organização criptogênica (17%) e pneumonia bacteriana (16%). Além disso, foram identificadas as características tomográficas do SHI, como no tromboembolismo pulmonar com infarto pulmonar, em que o SHI mais observado foi o de parede lisa, único e com distribuição periférica.

Conclusão:  O SHI pode ser observado em diversas condições, e suas características tomográficas aliadas ao contexto clínico do paciente podem ajudar a estreitar o diagnóstico diferencial.

Unitermos:
Tomografia computadorizada/métodos; Infecções respiratórias/diagnóstico por imagem; Embolia pulmonar/diagnóstico por imagem; Doenças pulmonares intersticiais/diagnóstico por imagem.

location_on
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro