Acessibilidade / Reportar erro

RESUMO DE TESE

RESUMO DE TESE

Perfusão por TC na avaliação dos efeitos anti-angiogênicos da talidomida em pacientes portadores de metástases de adenocarcinoma renal

Autora: Silvana Faria.

Orientador: Jacob Szejnfeld.

Tese de Doutorado. Unifesp/EPM, 2005.

OBJETIVO: Utilizar a perfusão por tomografia computadorizada na avaliação dos efeitos anti-angiogênicos da talidomida em pacientes portadores de metástases de adenocarcinoma renal.

MÉTODOS: Trinta e dois pacientes portadores de adenocarcinoma renal, inscritos em um ensaio clínico fase II da talidomida, foram estudados pela perfusão por tomografia computadorizada. Os pacientes realizaram a perfusão por tomografia computadorizada antes e a cada 12 semanas após o tratamento com a talidomida. Os parâmetros funcionais, fluxo sanguíneo, volume sanguíneo, tempo de trânsito médio e permeabilidade capilar foram calculados usando o "software" CT perfusion III. A média da diferença da mudança nos parâmetros funcionais da fase pré-tratamento para 12 semanas após o tratamento e a mediana da diferença da mudança nos parâmetros funcionais entre os grupos que responderam e que não responderam ao tratamento foram obtidas utilizando-se o método de Hodges-Lehmann calculado pelo programa StatXact-4. Além disso, as correlações entre a mudança nos parâmetros funcionais da fase pré-tratamento para 12 semanas após o tratamento com o tempo de progressão da doença e a mudança no tamanho dos tumores que foram submetidos aos exames de perfusão por tomografia computadorizada foram calculadas usando-se os testes de correlação Somers' Dxy e Spearman, respectivamente.

RESULTADOS: Dezesseis pacientes com 23 tumores realizaram a tomografia computadorizada funcional antes e 12 semanas após o tratamento com a talidomida. Os valores do fluxo sanguíneo, volume sanguíneo e permeabilidade capilar apresentaram diminuição estatisticamente significante 12 semanas após o tratamento com a talidomida. Houve correlação estatisticamente significante entre o tempo de progressão da doença e a mudança nos valores do fluxo sanguíneo e da permeabilidade capilar 12 semanas após o tratamento. O grupo dos pacientes que responderam ao tratamento apresentou redução estatisticamente significante nos valores do fluxo sanguíneo depois de 12 semanas de tratamento, quando comparado com o grupo dos pacientes que não responderam. Houve também correlação estatisticamente significante entre a regressão do tamanho dos tumores que foram submetidos à tomografia computadorizada funcional e a mudança nos valores do fluxo sanguíneo 12 semanas após ter sido iniciado o tratamento com a talidomida.

CONCLUSÕES: A perfusão por tomografia computadorizada foi capaz de demonstrar os efeitos anti-angiogênicos da talidomida nos pacientes portadores de metástases de adenocarcinoma renal através da mudança nos valores dos parâmetros funcionais, podendo ser, futuramente, usada como um método de acompanhamento e avaliação do prognóstico de pacientes oncológicos em terapia anti-angiogênica.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jul 2005
  • Data do Fascículo
    Jun 2005
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br