Acessibilidade / Reportar erro

RESUMOS DE TESES

Desenvolvimento de um banco de dados para o gerenciamento dos rejeitos radioativos gerados no Complexo Universidade Federal de São Paulo e Hospital São Paulo

Autora: Bianca Maciel dos Santos.

Orientadora: Regina Bitelli Medeiros.

Tese de Mestrado. Unifesp/EPM, 2005.

OBJETIVO: Informatizar o gerenciamento dos rejeitos radioativos gerados nos laboratórios de pesquisa e de rotina proveniente das atividades assistenciais e clínicas do Complexo Unifesp/HSP. Desenvolver um banco de dados que servirá de inventário das atividades com radioisótopos no âmbito institucional. Controlar de forma efetiva o volume gerado por meio da comparação entre a quantidade enviada para o gerenciamento (armazenamento e descarte) e o estimado no Relatório de Análise de Segurança efetuado pelos pesquisadores. Gerar etiquetas para controle dos resíduos desde o acondicionamento no laboratório de origem até sua eliminação no sistema público de coleta urbana. Gerar relatórios com análise estatística dos dados na gerência dos resíduos.

METODOLOGIA: O banco de dados foi desenvolvido em Microsoft Access e organizado em diferentes partes onde pudessem ser armazenados dados cadastrais e dados específicos das pesquisas. Para as diferentes partes do banco de dados foram montadas tabelas onde os dados ficam armazenados. Os usuários podem inserir os dados em formulários que estão disponíveis em telas de fácil compreensão, os formulários. Nos próprios formulários há um botão que permite a geração de relatórios e impressão dos mesmos. Para recuperar os dados anteriormente armazenados nas tabelas foram desenvolvidas consultas, construídas por meio dos campos já existentes em uma ou mais tabelas do banco. Também são gerados relatórios, que servem para que os dados inseridos na tabela, agrupados ou não por consultas, previamente organizados, sejam visualizados e impressos. Uma vez impressos, são arquivados no NPR. Podem, também, ser impressos com os campos em branco, servindo assim para coletar dados nos laboratórios.

RESULTADOS: Após inserção de dados e comparação com a quantificação realizada pelos técnicos do NPR juntamente com os pesquisadores, foi possível notar que a quantificação informatizada resultou em tempos de armazenamentos diferentes. A coleta de dados registrados nas etiquetas pelos pesquisadores ou técnicos do NPR mostrou-se falha comparada à ficha impressa pelo banco, uma vez que não foi possível a inserção dos dados no formulário.

CONCLUSÃO: O banco de dados facilita o levantamento de dados estatísticos agilizando a realização de inventários e permite o controle efetivo dos radioisótopos desde sua entrada na instituição até seu descarte final dos rejeitos.

Treinamento de punção óssea para vertebroplastia: avaliação do aprendizado de grupo de especializandos em neurorradiologia por meio de modelo experimental

Autor: João de Deus da Costa Alves Junior.

Orientador: Nitamar Abdala.

Tese de Mestrado. Unifesp/EPM, 2005.

OBJETIVO: Desenvolver modelo simulador para o treinamento de punções transpediculares para vertebroplastia percutânea e avaliar o aprendizado destas punções em um grupo de médicos especializandos em neurorradiologia pela análise de curvas de aprendizado individuais.

MÉTODOS: Tomando como base uma vértebra humana, foram desenvolvidos vértebras lombares de metacrilato e gesso, com posterior montagem de coluna lombar perfazendo total de seis colunas com cinco vértebras. Estas colunas foram adaptadas no interior de manequim plástico simulando o tronco humano, e posteriormente cobertas por manta de etil-vinil-acetato, inviabilizando a sua visão direta. Secundariamente, foi arregimentado voluntariamente um grupo de seis alunos a fim de participar do programa de treinamento com o modelo em questão. A princípio, cada aluno teve acesso a trinta punções divididas em três sessões de treinamento. Foram estabelecidos parâmetros de avaliação como tempo de procedimento, tempo de fluoroscopia, faixa de dose de exposição, bem como a classificação das punções que variaram em quatro tipos de acordo com o posicionamento da agulha no interior do corpo vertebral. Os procedimentos foram realizados no setor de neuro-intervenção, com o angiógrafo Philips Integris V5000, com as medidas de proteção radiológicas cabíveis.

RESULTADOS: Foi evidenciada redução dos parâmetros de tempo de procedimento, tempo de fluoroscopia e faixa de dose, em quase todos os participantes arrolados. Um dos alunos não apresentou representação gráfica de curva de aprendizado. Quanto aos tipos de punção, pode-se observar incremento qualitativo a partir da vigésima primeira punção.

CONCLUSÕES: embora o simulador tenha apresentado falhas de manufatura, não houve prejuízo no treinamento e o mesmo foi considerado eficaz no treinamento em punção transpedicular. A análise das curvas de aprendizado apontam para incremento técnico em todos os parâmetro avaliados, na maioria dos alunos, com aumento da confiabilidade a partir da terceira sessão de treinamento.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Set 2005
  • Data do Fascículo
    Ago 2005
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br