Acessibilidade / Reportar erro

O comprometimento orbitário por tumores malignos das partes moles da face: estudo pela tomografia computadorizada

Resumos de Teses

O comprometimento orbitário por tumores malignos das partes moles da face: estudo pela tomografia computadorizada.

Autora: Ana Célia Baptista.

Orientador: Edson Marchiori.

Tese de Mestrado. UFRJ, 2001.

Foram analisados neste trabalho, por meio de tomografia computadorizada, os aspectos do comprometimento orbitário secundário causado por neoplasias malignas das partes moles da face em 22 pacientes, sem qualquer tratamento prévio do tumor, dando-se ênfase à avaliação do sítio de origem tumoral, das vias de extensão dos tumores para as órbitas e das regiões orbitárias acometidas, e confrontando tais resultados com os dados da literatura.

A casuística deste trabalho consistiu de nove casos de carcinoma basocelular, seis de carcinoma epidermóide, três de linfoma não-Hodgkin, um de linfoma de Burkitt, um de carcinoma sebáceo, um de melanoma e um caso de sarcoma. Onze tumores se originaram na pele e tecido subcutâneo da face, e os outros 11 tiveram origem na região palpebral, mais comumente na pálpebra inferior. A maioria das neoplasias se estendeu às órbitas através da órbita anterior. Os compartimentos orbitários anterior, superior e inferior foram os mais freqüentemente comprometidos. Somente quatro órbitas tiveram todos os compartimentos orbitários acometidos.

A tomografia computadorizada tem exercido papel fundamental na avaliação dessas lesões, sendo em geral indicada diante da suspeita clínica de extensão tumoral orbitária. A erradicação completa do tumor no estádio inicial da doença é o maior objetivo do tratamento, e a invasão de tecidos orbitários por tumores malignos das partes moles da face pode requerer exenteração orbitária.

Retardo no desenvolvimento psicomotor -avaliação através da tomografia computadorizada.

Autora: Luciane dos Santos Oliveira.

Orientador: Edson Marchiori.

Tese de Mestrado. UFRJ, 2001.

Neste trabalho foram analisadas as tomografias computadorizadas de crânio de 99 crianças com até 12 anos de idade, com retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, realizadas no período de janeiro de 1998 a janeiro de 1999, no Serviço de Radiodiagnóstico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foram avaliados os principais achados tomográficos, sendo diferenciados três grandes grupos de exames: exames normais (33%), exames com achados inespecíficos (35%) e exames sugestivos ou conclusivos (32%). A maior parte dos exames foi realizada sem a utilização de meio de contraste venoso, não prejudicando o diagnóstico final, e de regra concluímos que não há a necessidade da utilização do meio de contraste venoso para o estudo do retardo no desenvolvimento psicomotor. Entre os exames sugestivos ou conclusivos, foram encontradas as seguintes alterações: malformações congênitas (47%), infecções intra-uterinas (31%) e doença hipóxico-isquêmica (22%).

A tomografia computadorizada mostrou-se útil para a análise das doenças que cursam com calcificações e alterações da calota craniana. A associação da análise tomográfica com os dados da história em quase 35% dos casos foi útil para o diagnóstico ou direcionou a investigação corretamente, o que confirma a importância do uso do método de exame em nosso meio, onde o acesso a exames mais sofisticados, como a ressonância magnética, ainda é bastante restrito.

Tuberculose pulmonar: achados de doença em atividade na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax.

Autora: Cristiane Aló Campos.

Orientador: Edson Marchiori.

Tese de Mestrado. UFRJ, 2001.

A proposta deste trabalho foi definir e descrever os sinais de atividade de tuberculose pulmonar através de alterações observadas na tomografia computadorizada de alta resolução.

Foram analisadas as tomografias de 42 pacientes com diagnóstico bacteriológico de tuberculose pulmonar, ou com forte suspeita clínica com posterior confirmação bacteriológica. Os principais sinais de atividade encontrados foram: nódulos do espaço aéreo (83%), nódulos centrolobulares (74%), aspecto de "árvore em brotamento" (67%), cavitações (67%), espessamento das paredes brônquicas (55%), condensações (48%), opacidade em "vidro fosco" (21%) e espessamento do interstício pulmonar (9%). Os segmentos apicais e posteriores dos lobos superiores e os segmentos apicais dos lobos inferiores foram os mais acometidos. A disseminação broncogênica pôde ser observada precocemente.

A tomografia computadorizada de alta resolução do tórax foi particularmente útil naqueles pacientes com baciloscopias negativas e/ou radiografias indeterminadas, possibilitando a instituição de tratamento adequado, antes mesmo do crescimento da micobactéria em meio de cultura.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jun 2003
  • Data do Fascículo
    Ago 2001
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br