Acessibilidade / Reportar erro

Artefatos e armadilhas na ressonância magnética do ombro* * Trabalho realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Resumo

A ressonância magnética revolucionou o diagnóstico de lesões do ombro, tornando-se, em muitos casos, o método de escolha. No entanto, as variações anatômicas, artefatos e particularidade do método podem ser fonte de armadilhas, especialmente para radiologistas menos experientes. Para evitar resultados falso-positivos e falso-negativos, foi realizada uma compilação de achados de imagem que podem simular lesões. Pretendemos ser uma referência útil, consistente e abrangente para os residentes iniciantes e radiologistas qualificados que trabalham com ressonância magnética musculoesquelética, a fim de desenvolver relatórios mais precisos e ajudá-los a evitar erros.

Unitermos:
Ombro; Ressonância magnética; Musculoesquelético; Artefatos; Armadilhas

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br