Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do impacto do volume retal na movimentação da próstata durante radioterapia conformacional para câncer de próstata

Resumo

Objetivo:

Avaliar a influência do volume retal na movimentação da próstata durante a radioterapia tridimensional conformacional (3D-CRT) para câncer de próstata.

Materiais e Métodos:

Cinquenta e um pacientes com câncer de próstata foram submetidos a três tomografias seriadas, sendo a primeira de planejamento e duas durante a 3D-CRT. Os órgãos de interesse foram delineados. O contorno da próstata foi comparado ao exame inicial em relação aos seus limites anterior, posterior, superior, inferior e laterais. As variações dos limites anterior do reto e de seu volume foram avaliadas e correlacionadas à movimentação da próstata no sentido anteroposterior.

Resultados:

As maiores variações na próstata foram observadas no sentido superoinferior, seguido pelo anteroposterior. Observou-se correlação significante da movimentação da próstata com a variação do volume do reto ( p = 0,037). O volume retal inicial superior a 70 cm3 influenciou significativamente na maior movimentação da próstata no sentido anteroposterior ( p = 0,045).

Conclusão:

Este estudo mostrou que a próstata apresenta significativa movimentação interfração durante a 3D-CRT, apresentando maiores variações nos sentidos superoinferior e anteroposterior, e que um volume retal inicial superior a 70 cm3 influencia na movimentação da próstata. Desta forma, os pacientes com volume retal superior a 70 cm3 devem ser replanejados com preparo retal adequado.

Unitermos:
Volume retal; Câncer de próstata; Radioterapia tridimensional conformacional

Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br