Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação clínica e videofluoroscopia no diagnóstico de disfagia na encefalopatia crônica da infância* * Trabalho realizado no Departamento de Pós-Graduação em Saúde da Criança e Adolescente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil. Apoio financeiro: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Objetivo

Avaliar se o diagnóstico clínico da disfagia foi potencializado pelo método videofluoroscópico na encefalopatia crônica da infância.

Materiais e Métodos

A amostra foi constituída por 93 crianças com diagnóstico de encefalopatia crônica da infância, com idade entre dois e cinco anos, selecionadas por conveniência, de encaminhamentos vindos de fonoaudiólogos, neuropediatras e gastrenterologistas no período de março de 2010 a setembro de 2011. A coleta se deu em dois momentos distintos, com pesquisadores diferentes e cegos entre si.

Resultados

Foi observada baixa sensibilidade para detectar a aspiração na consistência pastosa (p = 0,04). Os valores de especificidade e valor preditivo negativo foram altos para diagnóstico clínico da disfagia na consistência pastosa.

Conclusão

Neste estudo, o valor da sensibilidade do diagnóstico clínico da disfagia demonstra que este procedimento de diagnóstico pode não detectar comportamentos alterados no processo de deglutição, independente da consistência utilizada durante a investigação. Desta forma, o diagnóstico clínico da disfagia foi potencializado pelo método videofluoroscópico.

Transtornos de deglutição; Videofluoroscopia; Diagnóstico clínico; Sensibilidade; Especificidade


Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br