Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de diferentes níveis de pressão expiratória final sobre a hemodinâmica, mecânica respiratória e resposta sistêmica ao estresse durante colecistectomia laparoscópica

Resumo

Objetivo:

A anestesia geral causa a redução da capacidade residual funcional e essa diminuição pode levar à atelectasia pulmonar e ao shunt intrapulmonar. Neste estudo pretendemos avaliar os efeitos de níveis de 5 e 10 cmH2O de pressão expiratória final positiva (PEEP) sobre as trocas gasosas, a hemodinâmica, a mecânica respiratória e a resposta ao estresse sistêmico em colecistectomia laparoscópica.

Método:

Foram selecionados aleatoriamente 43 pacientes, estado físico ASA I-II, agendados para colecistectomia laparoscópica, para receber PEEP a 5 cmH2O (grupo PEEP-5) ou PEEP de 10 cmH2O (grupo PEEP-10) durante o pneumoperitônio. Os parâmetros hemodinâmicos foram registrados, gasometria arterial e coleta de sangue foram feitas para estimativa dos níveis de cortisol, insulina e glicose para avaliar a resposta ao estresse sistêmico antes da indução anestésica. Trinta minutos após o pneumoperitônio, os parâmetros hemodinâmicos e respiratórios foram registrados novamente e gasometria e amostragem para os níveis de cortisol, insulina e glicose foram repetidos. E os últimos parâmetros hemodinâmicos foram registrados, análise e amostragem de gasometria para os níveis de resposta ao estresse foram feitas após 60 minutos da extubação.

Resultados:

Não houve diferença estatística entre dois grupos quanto aos parâmetros hemodinâmicos e respiratórios, exceto pressão média das vias aéreas (Pmédia). Os valores de Pmédia, complacência, PaO2 e do pH foram maiores no grupo PEEP-10. Também os valores de PaCO2 foram menores no grupo PEEP-10. Não foram observadas quaisquer diferenças entre os níveis de insulina e de ácido láctico nos dois grupos. Porém, o nível de cortisol no pós-operatório foi significativamente menor no grupo PEEP-10.

Conclusão:

Ventilação com PEEP de 10 cmH2O aumenta a complacência e a oxigenação, não causa hemodinâmica e complicações respiratórias e reduz a resposta ao estresse no pós-operatório.

PALAVRAS-CHAVE
PEEP; Hemodinâmica; Mecânica respiratória e resposta ao estresse

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org