Acessibilidade / Reportar erro

Adição de 75 mg de pregabalina ao regime analgésico reduz escores de dor e consumo de opiáceos em adultos após nefrolitotomia percutânea

Justificativa e objetivos:

A adição de novos medicamentos adjuvantes, como os gabapentinoides, ao regime analgésico multimodal pode ser razoável para diminuir os escores de dor no pós-operatório, o consumo total de opiáceos e os efeitos colaterais após nefrolitotomia percutânea. Nosso objetivo foi avaliar durante o período pós-operatório o efeito de pregabalina nos escores de dor, consumo de analgésicos e funções renais expressas por clearance de creatinina (ClCr) e níveis séricos de cistatina-C (Cis-C) e lipocalina associada à gelatinase de neutrófilos (LAGN) em pacientes submetidos à nefrolitotomia percutânea (NLPC).

Métodos:

Sessenta pacientes submetidos à NLPC eletiva foram incluídos no estudo. Os pacientes foram randomizados para receber pregabalina oral em dose única de 75 mg – grupo pregabalina e grupo controle. Os escores de dor medidos pela Escala Visual Analógica (EVA), o consumo de morfina intravenosa nas primeiras 24 horas de pós-operatório, LAGN sérico, níveis de Cis-C e clearance de creatinina (ClCr) foram mensurados no pré-operátorio e na segunda e 24a horas de pós-operatório.

Resultados:

Os escores EVA no pós-operatório foram significativamente menores no grupo pregabalina nos tempos de 30 min, 1 e 2 horas (p = 0,002, p = 0,001 e p = 0,027, respectivamente). A média do consumo de morfina no pós-operatório foi estatisticamente significante menor em todos os intervalos de tempo no grupo pregabalina (p = 0,002, p = 0,001, p = 0,001, p = 0,001, p < 0,001, respectivamente). Não houve diferença estatisticamente significante entre os dois grupos em relação ao ClCr ou Cis-C no pré-operatório e na segunda e 24a horas de pós-operatório. Os níveis de LAGN na 24a hora de pós-operatório foram significativamente menores no grupo pregabalina (p = 0,027).

Conclusões:

A dose única de 75 mg de pregabalina oral administrada precocemente foi eficaz na redução dos escores de dor no pós-operatório imediato e o consumo total de analgésicos em pacientes submetidos à NLPC, sem causar instabilidade hemodinâmica e efeitos colaterais.

Pregabalina; Analgésicos opiáceos; Nefrolitotomia percutânea


Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org