Acessibilidade / Reportar erro

Anestesia em paciente com síndrome da pessoa rígida Este relato de caso foi apresentado como cartaz no 46º Congresso Nacional da Associação Turca de Anestesiologia e Reanimação em Antalya, Turquia, em 2012.

Resumo

A síndrome da pessoa rígida (SPR), caracterizada pela rigidez dos músculos do tronco e das extremidades e por episódios de espasmos dolorosos, é uma doença neurológica autoimune rara. Apresentamos o ocaso de intubação endotraqueal bem-sucedida e aplicação de AVT sem relaxantes musculares em um paciente com SPR.

Paciente do sexo masculino, 46 anos, estado físico ASA-II, submetido à cirurgia devido à fratura por compressão da coluna lombar. Após a indução da anestesia com lidocaína, propofol e remifentanil, a intubação traqueal foi concluída com facilidade, sem bloqueio neuromuscular. A anestesia foi mantida com propofol, remifentanil e mistura de ar/O2. Após o período intraoperatório, que transcorreu sem intercorrências, o paciente foi extubado e, sete dias depois, recebeu alta, deambulando com ajuda.

Embora o mecanismo não esteja claro, bloqueadores neuromusculares e anestésicos voláteis podem causar hipotonia prolongada em pacientes com SPR. Acreditamos que a técnica de AVT, uma prática de anestesia geral que não requer bloqueio neuromuscular, é adequada para esses pacientes.

PALAVRAS-CHAVE
Anestesia; Anestesia venosa total; Síndrome da pessoa rígida

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org