Acessibilidade / Reportar erro

Morbimortalidade perioperatória no primeiro ano de idade: revisão sistemática (1997-2012)

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Embora muitos reconheçam que a idade inferior a um ano e especificamente o período neonatal estejam associados a maior risco de morbimortalidade anestésica, não existem estudos dirigidos a essas subpopulações pediátricas. Esta revisão sistemática das publicações científicas dos últimos 15 anos teve como objetivo analisar o perfil epidemiológico da morbimortalidade relacionada com a anestesia geral e cirurgia no primeiro ano de idade e em particular no período neonatal (primeiro mês de idade).

CONTEúDO:

A revisão foi conduzida por pesquisa de publicações nas bases de dados Medline/PubMed. Foram avaliados os seguintes desfechos: mortalidade precoce no primeiro ano de idade (< 1A) e em subgrupos de diferente vulnerabilidade nesta faixa etária (0-30 dias e 1-12 meses) e prevalência de parada cardíaca e eventos críticos/adversos perioperatórios de diversos tipos nos mesmos subgrupos.

CONCLUSÕES:

A literatura corrente indica grande variabilidade nos índices de mortalidade e morbidade na faixa etária em análise, bem como nos seus subgrupos. No entanto, apesar da óbvia heterogeneidade metodológica e da ausência de estudos específicos, os perfis epidemiológicos de morbimortalidade relacionada com a anestesia de crianças no primeiro ano de idade mostram frequência mais alta de morbimortalidade nessa faixa etária, com os maiores picos de incidência na anestesia de neonatos.

Palavras-chave:
Mortalidade precoce; Morbidade: parada cardíaca; Eventos críticos e adversos perioperatórios; Crianças de um ano/um mês de idade

Sociedade Brasileira de Anestesiologia R. Professor Alfredo Gomes, 36, 22251-080 Botafogo RJ Brasil, Tel: +55 21 2537-8100, Fax: +55 21 2537-8188 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjan@sbahq.org