Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

No final de 2008 fui consultada pelo presidente da SBSP sobre a possibilidade de assumir a função de Editor Chefe da Revista Brasileira de Botanica, encargo que aceitei, ciente das principais diretrizes para a revista reduzir o tempo de avaliação e aumentar a visibilidade. Para cumprimento dessas diretrizes, a primeira medida foi elaborar, juntamente com o presidente da SBSP, um pedido de auxílio ao CNPq, para apoiar parcialmente a publicação do volume 32 de 2009 e também as despesas necessárias para a instalação da editoração "on line" da Revista. Recebemos o apoio solicitado e já iniciamos os contatos com o Scielo para adesão ao programa de editoração, que deverá ser iniciado ainda este ano, pela adaptação do Corpo Editorial e dos assessores de área sobre os procedimentos necessários.

Outra iniciativa visando acelerar os trâmites de editoração foi enviar a cada editor de área – mesmo os que já concluíram seus mandatos – a relação dos artigos encaminhados e que ainda se encontram em andamento, seja em seu poder ou em outra esfera, porém passíveis de retorno devido à resposta dos autores. Tivemos, imediatamente, resposta de vários editores, cordialmente informando a situação dos artigos em seu poder e as providências que tomaram a respeito. Outro aspecto desse procedimento foi discutir com o Corpo Editorial a substituição dos editores que concluíram seu mandato ou com alternativa, solicitar a continuidade na função por mais um período.

Sabemos que a tarefa do editor de área é árdua e de grande responsabilidade, pois dela depende a escolha adequada dos assessores especializados que possam analisar os manuscritos e emitir pareceres circunstanciados, dos quais depende a qualidade e credibilidade da Revista.

Os prazos ideais para o bom andamento do processo e avaliação de um artigo (manuscrito), são de 2-3 meses com o editor de área para: envio aos assessores (normalmente 2 assessores para parecer em até 1 mês), avaliação e conclusão sobre os pareceres e envio dos resultados ao Corpo Editorial, que os enviará aos autores com prazo máximo de 1 mês para retorno com as modificações sugeridas. Manuscritos que retornam após esse prazo têm a tramitação atrasada e, após 6 meses são cancelados.

Analisando os artigos publicados no ano de 2008, volume 31 número 1 a 4, constatamos que naquele ano foram submetidos 217 manuscritos. Desses, apenas três artigos e uma nota foram publicados nesse mesmo ano. Os demais foram submetidos em anos anteriores, totalizando 60 artigos mais 4 notas e 4 pontos de vista.

Outro aspecto da visibilidade, que já vem sendo discutido nos últimos anos e salientado no editorial do vol. 3 de 2008 é a necessidade de aumentar o número de trabalhos em inglês. Além disso faz-se necessário melhorar a qualidade da redação nesse idioma. O número relativamente pequeno de artigos em inglês em alguns dos números de 2008 corrobora com essas sugestões.

Estamos atentos a esses problemas e nos propomos a solucioná-los na medida do possível. Para isso, contamos com a colaboração de nossos dedicados e competentes editores de área e aos igualmente capacitados assessores ("referees"), os quais agradecemos. Esperamos contar também com o interesse dos autores para o que seus manuscritos permitam reduzir o tempo de avaliação e de retorno após sugestões dos assessores.

Esperamos que, através dessas medidas, seja possível manter e até elevar a qualidade da revista, no interesse da Sociedade Botânica de São Paulo, de seus sócios e dos usuários e leitores da Revista.

Sonia M.C. Dietrich

Editor-Chefe da Revista Brasileira de Botânica

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Jun 2009
  • Data do Fascículo
    Mar 2009
Sociedade Botânica de São Paulo Caixa Postal 57088, 04089-972 São Paulo SP - Brasil, Tel.: (55 11) 5584-6300 - ext. 225, Fax: (55 11) 577.3678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: brazbot@gmail.com