Acessibilidade / Reportar erro

Níveis séricos pós-operatórios tipo surfactante B elevados como novos marcadores prognósticos para cirurgia cardíaca congênita

Objetivo:

As cardiopatias congênitas são observadas em 5 a 8 em cada 1.000 nascidos vivos. A presença de um biomarcador importante durante os períodos cirúrgicos pode auxiliar o clínico a um prognóstico mais preciso durante o tratamento.

Métodos:

Por esta razão, os níveis plasmáticos de proteína B do surfactante podem ajudar a avaliar os pacientes com problemas cardíacos, diminuindo a estabilidade da membrana alvéolo-capilar. Neste estudo, os níveis plasmáticos deste biomarcador foram medidos nos períodos pré-operatório e pós-operatório. Este estudo foi realizado para detectar as diferenças entre pacientes hipertensos e normotensos em nível pulmonar. As diferenças antes e depois da circulação extracorpórea foram examinadas.

Resultados:

As diferenças no tempo de circulação extracorpórea, tempo de pinçamento, a dose de drogas vasoativas, e a duração da terapia intensiva de pacientes com e sem hipertensão pulmonar foram estatisticamente significativas (P<0,05). Os resultados revelaram que este estado fisiopatológico foi relacionado a outras variáveis que foram estudadas. Acreditamos que as diferenças nos níveis de SPB pré-operatório e pós-operatório pode ser atribuída a danos na membrana alvéolo-capilar e disfunção do surfactante alveolar. Descobrimos que esta condição fisiopatológica foi significativamente associada com parâmetros pós-operatórios.

Conclusão:

Os resultados do estudo mostraram que a proteína B surfactante estava presente no sangue de pacientes com doença cardíaca congênita no pré-operatório. Longos tempos de circulação extracorpórea podem exercer danos na membrana alvéolo-capilar em pacientes com hipertensão pulmonar e insuficiência cardíaca pré-operatória, e recomenda-se manter a opção de terapia com surfactante em mente durante o período pós-operatório na unidade de terapia intensiva antes de preparar os pacientes para a extubação.

Cirurgia Torácica; Marcadores Biológicos; Proteína B Associada a Surfactante Pulmonar; Cardiopatias Congênitas


Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Rua Afonso Celso, 1178 Vila Mariana, CEP: 04119-061 - São Paulo/SP Brazil, Tel +55 (11) 3849-0341, Tel +55 (11) 5096-0079 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjcvs@sbccv.org.br