Acessibilidade / Reportar erro

ECMO pós-cardiotomia em cirurgia cardíaca pediátrica e congênita: impacto do treinamento da equipe e equipamentos nos resultados

Resumo

Introdução:

Falência ventricular pós-cardiotomia necessitando de suporte circulatório mecânico ocorre em cerca de 0,5% dos casos. Em nosso meio, o uso de ECMO tem aumentado nos últimos anos.

Objetivo:

Avaliar o impacto do investimento na formação profissional e melhoria dos equipamentos na taxa de desmame de ECMO e na sobrevida.

Métodos:

Estudo retrospectivo. Cinquenta e seis pacientes cardíacos pediátricos e/ou portadores de cardiopatias congênitas foram submetidos ao implante de ECMO pós-cardiotomia em nossa instituição entre novembro de 1999 e julho de 2014. Nós dividimos este período em duas fases: fase I, 36 casos (antes da estruturação do programa de ECMO) e fase II, 20 casos (após a instalação do programa ECMO com investimento em formação e equipamento). Foram considerados como desfechos primários: o desmame de ECMO e sobrevida até a alta hospitalar. Os resultados em ambas as fases foram comparados pelo teste Chi-quadrado. Para identificar o impacto das diferentes variáveis, ​ foi usada análise de regressão logística binária.

Resultados:

Na fase I, 9 pacientes (25%) foram desmamados da ECMO, mas apenas 2 (5,5%) tiveram alta. Na fase II, ECMO foi usado em 20 pacientes, o desmame foi possível em 17 deles (85%), com 9 (45%) altas hospitalares. Quando analisamos o impacto das diversas variáveis ​​sobre a sobrevida e desmame de ECMO, observa-se que a fase II foi um preditor independente de melhores resultados (P<0,001) e a necessidade de drenagem das cavidades esquerdas foi associada com pior sobrevida (P=0,045).

Conclusão:

O investimento na formação profissional e aperfeiçoamento de equipamentos melhorou significativamente os resultados de ECMO em nossa instituição.

Descritores:
Membrana de Oxigenação Extracorpórea; Avaliação de Resultado de Ações Preventivas; Cardiopatias Congênitas; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Procedimentos Cirúrgicos Cardiovasculares

Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Rua Afonso Celso, 1178 Vila Mariana, CEP: 04119-061 - São Paulo/SP Brazil, Tel +55 (11) 3849-0341, Tel +55 (11) 5096-0079 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjcvs@sbccv.org.br