Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da força muscular periférica de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca eletiva: estudo longitudinal

Introdução:

A força muscular periférica tem sido pouco explorada na literatura atual no contexto da reabilitação cardiovascular.

Objetivo:

Avaliar a força muscular periférica de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca eletiva.

Métodos:

Trata-se de um estudo observacional e longitudinal. A força muscular periférica foi mensurada por meio de dinamometria isométrica de MMII (extensores e flexores de joelho) em três momentos distintos: pré-operatório (M1), dia da alta da unidade de terapia intensiva (M2) e dia da alta hospitalar (M3). Os participantes receberam atendimento fisioterapêutico pré e pós-operatório durante os dias do internamento, nos períodos matutino e vespertino.

Resultados:

Foram avaliados 22 pacientes. Os valores de força muscular periférica de extensores de joelho pré-operatórios encontrados foram cerca de 50% menores do que os preditos para a população saudável. Ao comparar a força muscular prévia (M1), com os demais momentos de avaliação, encontrou-se em M2 queda de 29% para o movimento de extensão do joelho e 25% para o movimento de flexão de joelho e queda de 10% para o movimento de extensão do joelho e 13% para o movimento de flexão de joelho em M3 ao comparar com M1.

Conclusão:

Os valores de força muscular periférica prévia dos pacientes do estudo foram menores do que o predito para a população saudável com a mesma faixa etária. Após o evento cirúrgico, essa redução é ainda mais notável, sendo reestabelecida até o momento da alta hospitalar a valores próximos ao basal.

Força Muscular; Dinamômetro de Força Muscular; Cardiopatias


Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Rua Afonso Celso, 1178 Vila Mariana, CEP: 04119-061 - São Paulo/SP Brazil, Tel +55 (11) 3849-0341, Tel +55 (11) 5096-0079 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjcvs@sbccv.org.br