Introdução:
Procedimentos cirúrgicos aumentaram progressivamente nas últimas décadas, inclusive a revascularização do miocárdio(RM).
Objetivos:
Demonstrar a importância da fisioterapia no préoperatório de cirurgia cardíaca, em relação à redução do tempo de internação hospitalar, alteração de volumes pulmonares e força muscular respiratória.
Métodos:
Foi realizado estudo clínico prospectivo, com pacientes submetidos à revascularização do miocárdio, no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual PaulistaUNESP / Botucatu - SP. Foram avaliados 70 pacientes de ambos os gêneros, com faixa etária entre 40 a 75 anos, randomizados por meio programa computadorizado em dois grupos: Grupo I - 35 pacientes de ambos os sexos, que receberam um protocolo de orientação por escrito, exercícios respiratórios e treinamento muscular respiratório no pré-operatório e Grupo II - 35 pacientes de ambos os gêneros, que receberam apenas orientação de rotina da enfermaria no dia da cirurgia. Trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual PaulistaUNESP / Botucatu - SP.
Resultados:
A avaliação das pressões inspiratórias máximas evidenciou aumento significativo no terceiro dia pós-operatório e quinto dia pós-operatório para o grupo de intervenção e análise das pressões expiratórias máximas apresentou valores significativos apenas no quinto dia pós-operatório para o grupo intervenção em relação ao grupo controle, observando-se ainda que o grupo submetido ao protocolo de tratamento fisioterapêutico pré-operatório apresentou menor tempo de internação hospitalar.
Conclusão:
A fisioterapia possui papel importante no préoperatório, de modo que indivíduos do grupo intervenção restauraram com maior presteza os parâmetros avaliados antes da cirurgia, além disso, houve diminuição no tempo de internação pós-operatório.
Cirurgia Torácica; Fisioterapia (Especialidade); Exercícios Respiratórios