Acessibilidade / Reportar erro

Distribuição das válvulas da veia safena magna e sua importância prática

Objetivo:

Dentre as veias empregadas para revascularizações do miocárdio e de extremidades, a veia safena magna é a mais utilizada. Conhecer a presença e localização de válvulas é de grande importância quando se avalia a anatomia cirúrgica da veia safena magna. Apesar de grande aplicação cirúrgica e de muitos trabalhos envolvendo a veia safena magna, o número de válvulas presente nela desde o hiato safeno até o epicôndilo medial do fêmur ainda é descrito de forma imprecisa. O objetivo do presente trabalho é quantificar as válvulas da veia safena magna desde o hiato safeno até o epicôndilo medial do fêmur para determinar a melhor porção da veia safena magna para a realização de cirurgias de revascularização.

Métodos:

Este é um estudo transversal e observacional em que foram analisadas veias safena magna extraídas de 30 cadáveres. Foram realizadas as medidas das variáveis do comprimento das veias; (diâmetro) em suas porções proximal, média e distal; quantificação do número de válvulas nestas e número de válvulas total na veia safena magna.

Resultados:

A frequência de válvulas da veia safena contadas desde o epicôndilo medial do fêmur até o hiato safeno foi de 4,82, podendo variar entre 2 e 9. Além disso, houve diferença significante do número de válvulas da porção proximal em relação à média e distal.

Conclusão:

As porções média e distal da veia safena magna na coxa são as melhores opções para a realização de pontes em decorrência do fato destas porções terem menor quantidade de válvulas o que, portanto, tenderia a diminuir o risco de complicações relacionadas as válvulas nestes enxertos.

Válvulas Venosas; Revascularização Miocárdica; Veia Safena


Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular Rua Afonso Celso, 1178 Vila Mariana, CEP: 04119-061 - São Paulo/SP Brazil, Tel +55 (11) 3849-0341, Tel +55 (11) 5096-0079 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjcvs@sbccv.org.br