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Estudo de comparação da nomenclatura dos exercícios resistidos entre profissionais e discentes de educação física

Resumo

Nos últimos anos, observa-se um aumento significativo na popularidade do treinamento de força (TF), bem como aumento significativo no número de profissionais e estudantes de Educação Física no Brasil. Neste sentido, uma variedade de nomes têm sido adotadas para os exercícios resistidos. O objetivo do estudo foi comparar a nomenclatura dos exercícios resistidos adotados por profissionais de Educação Física e estudantes de graduação, bem como verificar a frequência de nomes adotados para cada exercício, respectivamente. O estudo incluiu 191 alunos de pós-graduação e profissionais de Educação Física atuantes no TF em centros e academias do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Dez exercícios tradicionalmente realizados em programas de TF foram selecionados. Os resultados indicaram que não houve associação entre a nomenclatura dos exercícios e grau acadêmico para todos os exercícios incluídos na pesquisa. No entanto, houve diferença significativa (p <0,001) entre as frequências de respostas para cada exercício, considerando toda a amostra. Neste sentido, no presente estudo, foi possível identificar diferença significativa da nomenclatura dos exercícios resistidos. Logo, a padronização da nomenclatura é essencial para estabelecer uma direção e clareza na comunicação entre profissionais da área.

Palavras-chave
Atividade física; Educação Física; Exercício; Treinamento de força

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