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Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Volume: 15, Número: 2, Publicado: 2013
  • Impacto de 12 semanas de treinamento com pesos sobre a aptidão físico-funcional de mulheres idosas

    Gerage, Aline Mendes; Januário, Renata Selvatici Borges; Nascimento, Matheus Amarante do; Pina, Fábio Luiz Cheche; Cyrino, Edilson Serpeloni

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi analisar o impacto de 12 semanas de treinamento com pesos (TP) sobre a aptidão físico-funcional de mulheres idosas. Para tanto, 51 mulheres idosas (66,1±4,4 anos), aparentemente saudáveis, insuficientemente ativas e sem experiência prévia em TP foram separadas aleatoriamente em dois grupos: grupo treinamento (GT = 24) e grupo controle (GC = 27). O GT foi submetido a um programa de TP estruturado com oito exercícios, executados em duas séries de 10 a 15 repetições, três vezes por semana, a partir de uma montagem alternada por segmento, ao passo que o GC foi submetido a 30 minutos de alongamento, duas vezes por semana, durante 12 semanas de intervenção. A aptidão físico-funcional foi analisada antes e após o período de intervenção, por meio de testes motores para avaliação da resistência muscular de membros inferiores (RMMI) e superiores direito (RMMSD) e esquerdo (RMMSE), flexibilidade (FLEX), habilidades manuais (HM), capacidade de calçar meias (CCM) e coordenação (COORD). O GT apresentou melhoria de desempenho nos testes de RMMI (+13,8%), RMMSD (+24,3%) RMMSE (+22,9%) e HM (-0,9 s), ao passo que o GC melhorou o desempenho nos testes RMMSD (+13,9%) e RMMSE (+14,1%) e piorou o tempo no teste de COORD (+1,5 s), com interações significantes grupo x tempo sendo identificadas apenas nesses testes (p<0,05). Os resultados sugerem que 12 semanas de TP parecem ser suficientes para induzir benefícios na aptidão físico-funcional de idosas saudáveis e previamente não treinadas.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the study was to analyze the impact of 12 weeks of resistance training (RT) on physical functional fitness in elderly women. Fifty-one elderly women (66.1±4.4 years), apparently healthy, insufficiently active, and without prior experience in RT were randomly assigned into two groups: Training Group (TG = 24) and Control Group (CG = 27). The TG was submitted to a standardized RT program composed of eight exercises, performed in two sets of 10 to 15 repetitions, three times a week, and the CG was submitted to a 12 week stretching exercise program composed by two sessions per week of 30 minutes each. Their physical and functional fitness level was analyzed before and after the intervention period by motor testing to assess Right and Left Upper Limb Endurance (RULE, LULE), Lower Limb Endurance (LLE), Flexibility (FLEX), Manual Skills (MS), Ability to Put on Socks (APS), and Coordination (COORD). The TG had improved performance in LLE (+13.8%), RULE (+24.3%), LULE (+22.9%), and MS (- 0.9 s), whereas the CG improved performance in RULE (+13.9%) and LULE (+14.1%), but had increased time in COORD by (+1.5 s), and these were the only tests showing significant interactions of group vs. time (p<0.05). The results suggest that 12 weeks of RT seem to be sufficient to induce positive changes on physical and functional fitness of healthy and previously untrained elderly women.
  • Dança de salão: respostas crônicas na pressão arterial de hipertensos medicados

    Guidarini, Fernanda Christina de Souza; Schenkel, Isabel de Castro; Kessler, Victor Carvalho; Benedetti, Tânia Rosane Bertoldo; Carvalho, Tales de

    Resumo em Português:

    A importância da prática de exercícios físicos para portadores de hipertensão arterial sistêmica está bem estabelecida na literatura, entretanto, a Dança de Salão, neste contexto, tem sido pouco explorada. O objetivo do estudo foi verificar o efeito crônico da prática de dança de salão sobre a pressão arterial sistêmica de hipertensos medicados. Considerou-se como amostra o número de medidas obtidas da pressão arterial dos pacientes durante a participação no programa de dança. Assim, 92 medidas da pressão arterial foram realizadas, sendo divididas em quatro grupos: 1) pressão arterial sistólica pré-programa; 2) pressão arterial sistólica pós-programa; 3) pressão arterial diastólica pré-programa e; 4) pressão arterial diastólica pós-programa. Utilizaram-se esfigmomanômetro de coluna de mercúrio e estetoscópio. Considerou-se o protocolo de mensuração da Diretriz Brasileira. A pressão arterial foi aferida antes e após cada sessão de dança. Os 23 hipertensos medicados estudados tinham idade média de 62,5±7 anos e 34,8% eram do sexo masculino. Quarenta sessões de dança foram realizadas, três vezes/semana, com duração de uma hora/sessão. O valor médio da pressão arterial sistólica pré-programa foi de 131,8±17mmHg e após 117,8±13mmHg com diferença estatística significativa (p<0,001); na pressão arterial diastólica os valores foram 70,7±6mmHg e 67,7±9mmHg (p<0,075). Pode-se concluir que a dança de salão pode contribuir para um melhor controle da pressão arterial de hipertensos medicados, o que a qualifica como possibilidade de exercício físico a ser considerado no contexto da reabilitação cardiovascular.

    Resumo em Inglês:

    The importance of physical exercise for patients with systemic hypertension is well established in the literature. However, ballroom dance has been little investigated in this context. The objective of this study was to determine the chronic effect of ballroom dance on blood pressure in medicated hypertensives. The sample was the number of blood pressure measurements obtained during the patients' participation in the dance program. Thus, 92 blood pressure measurements were taken and divided into four groups: 1) pre-session systolic blood pressure, 2) post-session systolic blood pressure, 3) pre-session diastolic blood pressure, 4) post-session diastolic blood pressure. We used a mercury sphygmomanometer and stethoscope. As measuring protocol, we considered the Brazilian Guidelines. Blood pressure was measured before and after each ballroom dance session. The mean age of the 23 medicated hypertensive patients studied was 62.5 ± 7 years and 34.8% of them were male. Forty sessions were held three times a week, lasting one hour/session. The mean pre-session systolic blood pressure was 131,8 ± 17mmHg and 117,8±13mmHg after the session, with statistically significant difference (p <0.001); in diastolic blood pressure values were 70,7±6mmHg and 67,7±9mmHg (p <0.075). We conclude that ballroom dance can contribute to a better control of blood pressure in medicated hypertensive patients, which may be considered as a cardiac rehabilitation exercise.
  • Barreiras para a prática de atividade física no lazer em estudantes universitários

    Sousa, Thiago Ferreira de; Fonseca, Silvio Aparecido; Barbosa, Aline Rodrigues

    Resumo em Português:

    Estimar a prevalência e os fatores sócio-demográficos e de vínculo com a universidade associados às barreiras para a prática de atividade física no lazer; e, analisar a associação entre as barreiras para a prática de atividade física no lazer com a inatividade física no lazer em estudantes universitários. Estudo transversal realizado com uma amostra representativa (n=1.084) de estudantes universitários (N=5.461) de uma instituição pública do Estado da Bahia. As informações foram obtidas por meio do questionário Isaq-A e as barreiras para a prática de atividade física no lazer foram categorizadas em situacionais, pessoais e de recursos e, analisadas em relação aos indicadores sócio-demográficos (sexo, faixa de idade, situação conjugal e carga horária semanal em estágio/trabalho), de vínculo com a universidade (período de estudo e ano de ingresso na universidade) e inatividade física no lazer. As estimativas de associação foram realizadas pela Razão de Prevalências. O valor de significância adotado foi de 5%. A barreira mais referida foi referente à situação (56,7%), sendo a proporção dessa barreira maior em estudantes com mais tempo de vivência acadêmica (p=0,02). Estudantes que perceberam as barreiras relacionadas aos recursos apresentaram maior prevalência de inatividade física no lazer (RP=2,59; IC95%=1,17-5,71). As barreiras situacionais foram as mais prevalentes e mais referidas por estudantes dos anos finais dos cursos, no entanto, as barreiras dos recursos estiveram associadas de forma independente a inatividade física no lazer.

    Resumo em Inglês:

    To estimate the prevalence and socio-demographic indicators and program affiliation associated with the perceived barriers for physical activity practice; and, to analyze the association between the perceived barriers with leisure-time physical inactivity in university students. A cross-sectional study was carried out with a representative sample (n=1084) of university students (N=5,461) of a public university from the state of Bahia, Brazil. The information were obtained for Isaq-A questionnaire and the perceived barriers in relation to the leisure-time physical activity were categorized as situational, personal and arising from resources and analyzed in relation the socio-demographic indicators (gender, age, partner status and hours in occupational activities), program affiliation (period of study and year of entrance at the university) and leisure-time physical inactivity. The association was estimated by Prevalence Ratio (Poisson Regression Analysis). The significance value was of 5%. The most prevalent barrier was situational (56.7%), and higher with more years of exposure academic (p=0.02). Higher prevalence of leisure-time physical inactivity was observed in university students that perceived the barriers of resources (PR=2.59; 95%CI=1.17-5.71). The barriers situational were more mentioned, especially, in the final years of the course, however, the barriers of resources represented association with leisure-time physical inactivity.
  • Prática de atividade física mensurada por acelerometria associada ao IMC em adolescentes

    Stabelini Neto, Antonio; Castilho, Géssika; Sena, Jéssica Sartini; Campos, Wagner de

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi investigar a associação da atividade física medida pelo acelerômetro com o excesso de peso corporal em escolares. Trezentos e noventa e um adolescentes em idade escolar (10 a 18 anos) participaram deste estudo. Os pontos de corte utilizados para determinar o tempo gasto em atividade física foram: moderada ≥ 3,0 METs e vigorosa ≥ 6,0 METs. Teste t de Student e coeficiente de correlação produto-momento de Pearson foram utilizados para verificar diferenças estatísticas e associações entre atividade física e IMC. A significância estatística foi fixada em p <0,05. Escolares do sexo masculino passaram mais tempo em atividade física moderada (96,1 ± 39,6 min/dia) e vigorosa (9,7 ± 8,8 min/dia) do que o sexo feminino (moderado: 73,7 ± 37,7 min/dia; vigorosa: 6,1 ± 6,8 min/dia). Para ambos os sexos, os escolares mais jovens (10 a <14 anos) foram mais ativos fisicamente do que os escolares mais velhos (14 a <18 anos). Tempo despendido em atividade física moderada e vigorosa foi inversamente relacionado ao IMC. Estes achados sugerem que a prática regular de atividade física está relacionada a redução do peso corporal em escolares. Por conseguinte, pode ser usado como uma estratégia de prevenção da obesidade na escola elementar.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the correlation between physical activity measured by accelerometry and excess weight in schoolchildren. Three hundred and ninety one school-age adolescents (10 to 18 years old) participated in the study. The cut-off points used to estimate time spent in physical activity were: moderate ≥3.0 METs and vigorous ≥6.0 METs. Student's t-test and Pearson product-moment correlation coefficient were used to verify statistical differences and correlations between physical activity and body mass index (BMI). Statistical significance was set at p<0.05. Male schoolchildren spent more time in moderate (96.1 ± 39.6 min.day-1) and vigorous (9.7 ± 8.8 min.day-1) physical activity than their female peers (moderate: 73.7 ± 37.7 min.day-1; vigorous: 6.1 ± 6.8 min.day-1). For both sexes, younger schoolchildren (10 to 14 years old) were more physically active than older ones (14 to 18 years old). Time spent in moderate-vigorous physical activity was inversely related to BMI. These findings suggest that regular physical activity (RPA) is related to body weight reduction in schoolchildren. Therefore, RPA can be used as an obesity prevention strategy in elementary school.
  • Características antropométricas, morfológicas e somatotípicas de atletas da seleção brasileira masculina de voleibol: estudo descritivo de 11 anos

    Petroski, Edio Luiz; Fraro, Jefferson Del; Fidelix, Yara Lucy; Silva, Diego Augusto Santos; Pires-Neto, Cândido Simões; Dourado, Antônio Carlos; Rocha, Marcos Augusto; Stanganelli, Luiz Cláudio Reeberg; Oncken, Percy; Viera, Filomena Soares

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve por objetivo analisar, no período de 11 anos, as características antropométricas e morfológicas de atletas da seleção brasileira masculina de voleibol. A amostra foi composta por 92 atletas convocados entre os anos de 1995 a 2005. Foram coletadas medidas antropométricas e estimados valores de composição corporal e componentes do somatotipo. Para a análise dos dados, usou-se a estatística descritiva, a ANOVA one-way e Bonferroni, com significância de p < 0,05. Ao longo dos 11 anos, houve aumento significativo nos perímetros do braço contraído, no diâmetro do úmero e na massa livre de gordura. Além disso, a espessura de pregas cutâneas e o percentual de gordura tenderam a diminuir. Estatura elevada foi uma característica presente, ultrapassando, na média, 1.97 m. O somatotipo dos atletas da Seleção Brasileira modificou-se ao longo dos anos. As configurações mais presentes nos atletas foram ectomorfismo e mesomorfismo. Conclui-se que, ao longo dos 11 anos, os atletas selecionados apresentaram um aumento da massa muscular, diminuição na espessura das pregas cutâneas e no percentual de gordura. As classificações antropométricas mais frequentes foram: Mesomorfo-ectomorfo durante cinco anos, seguida da classificação meso-ectomorfo com três anos. Sugerindo que nas convocações dos atletas, a estatura elevada e o baixo componente de gordura corporal foram considerados.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzed the anthropometric and morphological characteristics of the adult male players in the Brazilian volleyball team for 11 years. The sample comprised 92 athletes selected for the national team from 1995 to 2005. Anthropometric measures were collected and body composition and somatotype components were estimated. One-way ANOVA and the Bonferroni test were used for descriptive statistical analysis, and the level of significance was set at p<0.05. Along the 11 years, there was a significant increase in the flexed arm perimeter, humerus diameter and lean mass. Skinfold thickness and percent body fat tended to decrease. Height increased and was greater than 1.97 m. The somatotype of the volleyball players in the Brazilian team changed along the years. Ectomorphic and mesomorphic somatotypes were the most frequent. In 11 years, the athletes selected for the Brazilian team had an increase in body mass and a decrease in skinfold thickness and percent body fat. The most frequent anthropometric classifications were mesomorph-ectomorph for five years, followed by mesomorphic-ectomorph for three years, which suggests that taller athletes and those with a low body fat percentage were more frequently selected for the national team.
  • Atividade eletromiográfica e discinesia escapular em atletas com e sem síndrome do impacto no ombro

    Oliveira, Valéria Mayaly Alves de; Batista, Laísla da Silva Paixão; Pirauá, André Luiz Torres; Pitangui, Ana Carolina Rodarti; Araújo, Rodrigo Cappato de

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi avaliar a presença de discinesia escapular, níveis de dor, satisfação e função, bem como analisar a ativação dos músculos estabilizadores da escápula durante tarefas isométricas de abdução do ombro em atletas com e sem SIO. Trinta atletas do sexo masculino foram divididos em grupo SIO e grupo Controle. Os voluntários responderam ao questionário Penn Shoulder Score para língua portuguesa que avalia dor, disfunção e satisfação em relação ao ombro, e também foram avaliados quanto à presença de discinesia escapular pelo Slide Scapular Lateral Test. A atividade eletromiográfica dos músculos trapézio superior (TS), trapézio médio (TM), trapézio inferior (TI) e serrátil anterior (SA) foi avaliada durante a realização da abdução isométrica do ombro nos planos frontal e escapular nas angulações de 45°, 90° e 120°. O grupo SIO apresentou maior indicativo de dor e discinesia escapular quando comparado ao grupo controle. No grupo SIO, foram observados valores maiores da razão eletromiográfica entre TS/TI e TI/SA no plano frontal em relação ao plano escapular. Pode-se concluir que a dor, discinesia escapular e alterações na atividade muscular foram mais observadas no grupo SIO quando comparado ao grupo Controle. Sendo assim, exercícios que enfatizam a musculatura escapular devem ser considerados no planejamento de programas de reabilitação para a SIO.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to evaluate the presence of scapular dyskinesis and pain, satisfaction and function levels, as well as analyze the activation of scapular stabilizing muscles during isometric tasks of shoulder abduction in athletes with and without SIS. Thirty men athletes were divided into two groups: SIS group and Control group. The volunteers answered the Penn Shoulder Score questionnaire translated into Portuguese, which evaluates pain, dysfunction, and satisfaction with the shoulder. They were also evaluated for the presence of scapular dyskinesis through the Slide Scapular Lateral Test. The electromyographic activity of the upper trapezius (UT), middle trapezius (MT), lower trapezius (LT), and serratus anterior (SA) muscles was evaluated during the isometric shoulder abduction in the frontal and scapular planes at angles of 45º, 90°, and 120°. The SIS group had a higher indication of pain and scapular dyskinesis when compared to control group. In the SIS group, higher values of electromyographic ratios between UT/LT and UT/SA were observed in the frontal plane in relation to the scapular plane. The conclusion can be made that pain, scapular dyskinesis, and altered muscle activation pattern was more frequent in the SIS group compared to the Control group. Therefore, exercises that emphasize the scapular muscles should be considered when planning rehabilitation programs for the SIS.
  • Aprendizagem do nado peito através do fornecimento de feedback de videoteipe

    Ferracioli, Irana Junqueira de Castro; Ferracioli, Marcela de Castro; Castro, Iran Junqueira de

    Resumo em Português:

    Pessoas de todas as idades e contextos sociais sempre buscaram aprender a nadar. Porém, o processo de ensino da natação é frequentemente reconhecido como repetitivo e cansativo, exigindo do professor a aplicação de métodos que motivem os alunos a aderirem à prática sem desconsiderar melhorias no desempenho. Assim, este estudo avaliou a motivação e a aprendizagem do nado peito de participantes que receberam feedback de videoteipe, que receberam feedback verbal e que não receberam feedback durante a prática. Trinta e sete participantes inexperientes em natação foram divididos entre os grupos Vídeo (n=13) que recebeu feedback de videoteipe, Verbal (n=15) que recebeu feedback verbal e Controle (n=9) que não recebeu feedback durante as fases experimentais: pré-teste, aquisição (5 dias), pós-teste e retenção. Para avaliação da motivação, os participantes responderam um questionário baseado em escala Likert. Para avaliação da aprendizagem, foram atribuídas notas ao desempenho dos participantes nas fases experimentais por uma professora de natação. Os resultados referentes à avaliação da motivação mostraram que participantes que receberam feedback (videoteipe ou verbal) se sentiram mais motivados durante a prática do que os que não receberam. Quanto à avaliação da aprendizagem, todos os participantes melhoraram seu desempenho ao longo das fases experimentais, mas na fase de retenção o desempenho dos participantes do grupo Verbal foi considerado superior ao do grupo Controle. Pôde-se concluir que a utilização de feedback de videoteipe e verbal tem efeito motivacional na aprendizagem do nado peito quando comparada com ausência de fornecimento de feedback e é eficiente para aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    People from all age groups and social backgrounds have always sought to learn swimming. However, the swimming learning process is usually considered repetitive and tiring, requiring the teacher to use methods that motivate students to join the practice without ignoring the need for improvement in their performance. This study assessed motivation during a breaststroke learning process in students who received videotape feedback, verbal feedback, and who did not receive any feedback during practice. Thirty-seven swimming inexperienced students were divided into three groups: Video (n=13), which received videotape feedback; Verbal (n=15), which received verbal feedback; and Control (n=9), which did not receive any feedback during experimental phases (pre-test, acquisition (5 days), post-test and retention). Participants completed a questionnaire based on Likert scale for motivation assessment. Scores were given to their performance by a swimming teacher to assess breaststroke learning during each experimental phase. Results of motivation assessment showed that students who received feedback (videotape or verbal) felt more motivated during practice than those who did not receive any feedback. Regarding the breaststroke learning, all participants improved their performance along experimental phases, but, during the retention one, Verbal group's performance was considered superior to the Control group's performance. This study concluded that the use of videotape and verbal feedback has motivational results on breaststroke learning, and that it is effective in the learning process.
  • Relação entre sensibilidade plantar e controle postural em jovens e idosos

    Ueda, Letícia Suemi; Carpes, Felipe Pivetta

    Resumo em Português:

    A diminuição da sensibilidade plantar em idosos acarreta alterações na locomoção e no controle postural que podem aumentar o risco de quedas. Compreender o uso de aferências podais em idosos pode auxiliar na prevenção da perda de mobilidade e quedas. Contudo, a relação entre a sensibilidade de diferentes regiões do pé e alterações no controle postural representa uma lacuna na literatura. Com o propósito de investigar esta lacuna na literatura, o objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a sensibilidade plantar e o controle postural em jovens e idosos. Foram avaliados 42 participantes, organizados em dois grupos de acordo com a faixa etária (jovens ou idosos). Os participantes foram avaliados quanto às características antropométricas, sensibilidade dos pés (usando monofilamentos) e controle postural (usando plataforma de força). Os índices de sensibilidade plantar e de controle postural foram correlacionados e comparados entre os grupos. Os resultados mostraram que idosos tiveram menor sensibilidade dos pés e pior controle postural do que jovens. A amplitude ântero-posterior e a área do centro de pressão de idosos tiveram correlação com a sensibilidade plantar geral, mas não com regiões específicas do pé. Para jovens, a sensibilidade na região do antepé esteve relacionada com o melhor controle postural.

    Resumo em Inglês:

    Impairments in the foot sensitivity in the elderly cause changes in locomotion and postural control that may increase fall risk. Understanding the use of foot afference in the elderly may help preventing loss of mobility and fall. However, there are few studies addressing the relation between the sensitivity of different foot regions and postural control. To investigating this lack in literature, the objective of our study was to assess the relationship between foot sensibility and postural control in young and elderly. Forty-two subjects volunteered to this study; they were assigned to a group according to their age (young or elderly). The participants were assessed regarding anthropometry, foot sensibility (using monofilaments) and postural control (using a force plate). The indexes of foot sensibility and postural control were correlated and compared between the groups. Elderly had worst foot sensibility and postural control than young. Center of pressure are and amplitude in antero-posterior direction were correlated with the general foot sensibility, but not with a specific point of the foot in the elderly. For young, the sensitivity in the forefoot region was related to improved postural control.
  • Aprendizagem motora e síndrome de Down: efeitos da frequência relativa reduzida de conhecimento de resultados

    Chiviacowsky, Suzete; Machado, Camila; Marques, Alexandre Carriconde; Schild, José Francisco Gomes; Drews, Ricardo

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos de duas frequências (100 e 33%) de conhecimento de resultados (CR) na aprendizagem de uma habilidade motora em indivíduos com síndrome de Down (SD). Vinte participantes com SD foram divididos, aleatoriamente, em dois grupos. O grupo 100% recebeu CR após cada tentativa, enquanto o grupo 33% recebeu CR em um terço das tentativas, ou seja, uma tentativa com CR em cada bloco de três tentativas. A tarefa consistiu em arremessar um implemento em um alvo, com a mão dominante, sem visualizar o alvo. A fase de aquisição constou de 60 tentativas de prática, enquanto a fase de retenção, realizada 48 horas após, de 10 tentativas, sem CR. Os resultados indicaram a inexistência de diferença significativa entre os grupos. Conclui-se que frequências relativas reduzidas de CR podem ser tão efetivas quanto altas frequências para a aprendizagem de habilidades motoras em adultos com SD.

    Resumo em Inglês:

    The objective of the present study was to verify the effects of two frequencies (100 and 33%) of knowledge of results (KR) on the learning of a motor skill, in individuals with Down syndrome (DS). Twenty participants with DS were randomly assigned into two groups.While the 100% group received KR after each trial, the 33% group received KR in a third of the trials. The task consisted of throwing an implement on a target, with the dominant hand, while blindfolded. The acquisition phase consisted of 30 practice trials, while the retention phase, performed 48 hours later, consisted of 10 trials without KR. The results showed no differences between the groups. We concluded that reduced relative frequencies of KR are as effective as high frequencies on the learning of simple motor tasks in adults with DS.
  • Prevalência de desordem coordenativa desenvolvimental em crianças com 7 a 10 anos de idade

    Santos, Viviane Aparecida Pereira dos; Vieira, José Luiz Lopes

    Resumo em Português:

    Os movimentos das crianças, inicialmente, são caracterizados por ações inconsistentes e imprecisas, mas com a prática e a experiência, os padrões motores tornam-se mais refinados e apresentam melhor coordenação e controle. No entanto, não é raro observar crianças que manifestam certas dificuldades de movimento, podendo interferir nas relações sociais, emocionais, afetivas e escolares das crianças. O estudo investigou a prevalência de Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD) em escolares com idade entre 7 e 10 anos e, em que tarefas motoras as crianças com provável DCD e risco de DCD apresentam maior dificuldade motora. Foram avaliadas 581 crianças, matriculadas regularmente do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Maringá-Pr, por meio da bateria II e III do teste Movement Assessment Battery for Children (MABC). Os resultados indicaram que 78,1% das crianças apresentam Desenvolvimento Típico (DT), 10,5% de crianças com risco de Desordem Coordenativa Desenvolvimental (Risco de DCD) e 11,4% de crianças diagnosticadas com potencial Desordem Coordenativa Desenvolvimental (Potencial DCD). Portanto, os resultados demonstraram alta prevalência da população para Risco de DCD e potencial DCD, o que prediz níveis desfavoráveis na aquisição e aperfeiçoamento das habilidades fundamentais, podendo, assim, prejudicar a continuidade do processo de desenvolvimento motor das crianças. A maior dificuldade motora encontrada pelas crianças que apresentaram DT foi nas habilidades manuais, enquanto que para as crianças identificadas com provável DCD e risco de DCD foi nas habilidades com bola.

    Resumo em Inglês:

    Children's movements are initially characterized by inconsistent and imprecise actions. However, with practice and experience, the motor patterns become more refined and they present better coordination and control. However, it is not rare to observe children that manifest certain movement difficulties that might interfere in the children's emotional, affectionate, school and social relationships. We investigated the prevalence of Developmental Coordination Disorder (DCD) in schoolchildren aged 7 to 10 years and which motor tasks the children with probable DCD and risk of DCD present larger motor difficulty. The evaluation included 581 children registered regularly from the 2nd to the 5th grade of Elementary School of public schools of Maringá-PR was conducted through the battery II and III of the Movement Assessment Battery for Children (MABC) test. The results indicated that 78,1% of the children present Typical Development (DT), 10,5% presented risk of Developmental Coordination Disorder (Risk of DCD) and 11,4% were diagnosed with potential Developmental Coordination Disorder (Potential DCD). Therefore, the results showed high prevalence of population for Risk of DCD and Potential DCD, predicting unfavorable levels in the acquisition and improvement of fundamental skills, which may harm the continuity of the process of the children's motor development. Manual skills were the major motor difficulty found in children with DT while ball skills were the major motor difficulty in children with probable DCD and risk of DCD.
  • Escore de ambiente construído relacionado com a prática de atividade física no lazer: aplicação numa região de baixo nível socioeconômico

    Florindo, Alex Antonio; Garcia, Leandro Martin Totaro; Guimarães, Vanessa Valente; Salvador, Emanuel Péricles; Fonseca Filho, Homero; Reis, Rodrigo Siqueira; Farias Junior, José Cazuza de

    Resumo em Português:

    São escassas as evidências sobre a relação entre atividade física de lazer (AFL) e ambiente construído no Brasil, especialmente em áreas de baixo nível socioeconômico. Sendo assim, objetivou-se descrever indicadores de ambiente construído relacionados à prática de AFL de adultos de uma região de baixo nível socioeconômico. Trata-se de estudo transversal com 767 adultos que viviam no Distrito de Ermelino Matarazzo, em São Paulo, em 2007. A variável dependente foi a prática de AFL (em minutos por semana). As independentes foram 35 variáveis ambientais avaliadas por auditagem em 30 setores censitários. A AFL foi correlacionada (coeficiente de Spearman) com todas as variáveis ambientais e aquelas que tiveram p<0,20 foram selecionadas para compor dois escores (variáveis com p<0,05 tiveram peso 2): Instalações (escore 1) e Segurança para o deslocamento (escore 2). Ambos os escores foram categorizados em quintis e o ambiente construído foi composto pela soma dos quintis destes escores, com variação de 2 a 10 pontos. Quartis de ambiente construído foram calculados e o primeiro quartil foi considerado como um ambiente mais adequado para AFL. O escore de ambiente construído teve 14 variáveis significativamente associadas com a AFL e consideradas como atributos importantes para esta prática no lazer.

    Resumo em Inglês:

    There is little evidence on the relationship between leisure-time physical activity (LTPA) and built environment in Brazil, especially in areas of low socioeconomic status. The objective of this study was to describe indicators of built environment score related to LTPA for adults living in a region of low socioeconomic status. We conducted a cross-sectional study of 767 adults living in Ermelino Matarazzo district in São Paulo, 2007. The dependent variable was the practice of LTPA (in minutes per week). Independent variables were 35 environment variables that were evaluated by an audit instrument in 30 census tracts. LTPA was correlated (Spearman coefficient) with all environment variables, and variables that had p<0.20 were selected to compose two scores (variables with p<0.05 had weight value of 2): Infrastructure (score 1) and Safety for commuting (score 2). Both scores were divided in quintiles and the built environment was composed by the sum of the quintiles of these scores, ranging from 2 to 10 points. Quartiles of built environment were calculated and the first was considered as the most adequate environment for LTPA. The built environment score had 14 variables significantly associated with LTPA and were considered as important attributes for this leisure practice.
  • Métodos de avaliação de atividade física: uma revisão sistemática focada em idosos Review Article

    Ueno, Deisy Terumi; Sebastião, Émerson; Corazza, Danilla Icassatti; Gobbi, Sebastião

    Resumo em Português:

    Dentre os diferentes instrumentos para medida da atividade física, o uso de questionários, pedômetros e acelerômetros na população idosa é algo bastante frequente. O objetivo do estudo foi analisar, dentre os instrumentos de medida da atividade mais utilizados em idosos, o protocolo mais adotado para cada instrumento e explorar possíveis vantagens e desvantagens dos métodos utilizados para o mesmo instrumento. Para tanto, efetuou-se uma busca em bases de dados, além de referências cruzadas dos artigos selecionados, dos quais foram selecionados 16 estudos. Os estudos analisados demonstram que questionários normalmente são aplicados em forma de entrevista ou autoadministrado, avaliando os domínios de lazer, esporte e atividades domésticas, com tempo de recordação de uma semana típica do último mês. Já em relação aos pedômetros e acelerômetros, 5 dias têm sido considerados suficientes para a coleta de dados. Os aparelhos são frequentemente utilizados na cintura ou quadril com uma cinta ou preso à roupa, e retirados apenas quando os idosos forem realizar atividades aquáticas ou dormir. A utilização de um ou outro instrumento deve levar em conta as vantagens e desvantagens que influenciarão na escolha do mesmo, como número de participantes a serem avaliados, tempo disponível para avaliação, entre outros. A utilização de acelerômetro juntamente com a aplicação de um questionário de AF pode ceder medidas mais confiáveis e precisas quanto ao nível de AF, porém recomenda-se que em idosos os questionários sejam realizados sob a forma de entrevista, a fim de minimizar possíveis erros de interpretação das questões.

    Resumo em Inglês:

    Among the large array of instruments for measuring physical activity (PA), the use of questionnaires, pedometers, and accelerometers with older adults is frequent. This study aimed to analyze the most widely adopted protocol for each instrument that is most commonly used to assess PA in older adults, and explore possible advantages and disadvantages of the methods used for these instruments. Thereby, we performed a search in databases and cross references of the articles selected. This procedure yielded in 16 studies being included. The in-depth analyzed studies demonstrate that questionnaires are usually applied either as an interview or self-administered, assessing the domains of leisure, sports, and household chores with a recall period of a typical week in the last month. Regarding pedometers and accelerometers, the length of time considered to be sufficient for data collection is five days. The devices are frequently used on the waist or hip with a belt or attached to clothing and removed only for water activities or during sleeping time. The use of either instrument should take into account the advantages and disadvantages that influence choosing one over the other, such as the number of participants to be evaluated, the time available for assessment, among others. The use of accelerometer along with PA questionnaire may yield more reliable and accurate measurements of PA level. In addition, it is recommended that, for older adults, questionnaires should be applied employing the interview format, in order to minimize possible misinterpretation of the questions.
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