Acessibilidade / Reportar erro

Student-coaches perceptions about their learning activities in the university context

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a percepção de estudantes-treinadores a respeito da contribuição das atividades de aprendizagem durante sua formação em um curso de bacharelado em educação física. Participaram do estudo oito estudantes. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e, na análise dos dados, seguiram-se as seis etapas da análise temática indutiva. A variedade de percepções sobre as atividades experienciadas enfatiza a aprendizagem como um processo individual baseado no conhecimento e na experiência prévia. Apesar de os estudantes apreciarem as situações de aprendizagem proporcionadas pelas disciplinas teórico-práticas, situações de aprendizagem experiencial parecem ser mais significativas devido à possibilidade de enfrentar problemas reais.

PALAVRAS-CHAVE
Coaching esportivo; Formação de treinadores; Currículo; Educação física

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com