Acessibilidade / Reportar erro

Medindo a percepção de profissionais latino-americanos sobre a qualidade da educação física

Resumo

Um plano instável para o desenvolvimento de currículos e questões de apoio na educação física (PE) criou confusão entre os profissionais. O objetivo desta pesquisa é investigar os fatores percebidos como importantes no desenvolvimento da educação física de qualidade (QPE) por profissionais de países da América Latina (AL). Um questionário composto por 24 itens com base no QPE foi respondido por 468 profissionais coletados em 6 cidades da América Latina. Uma análise fatorial exploratória dos 24 itens usando extração ML e rotação obliminar direta foram aplicados, e os 17 itens retidos foram agrupados em uma solução de três fatores denominada Elementos de Desenvolvimento e Suporte para QPE na Escola (DSFQPE) (α = 0,935), Valor essencial do QPE (CVPE) (α = 0,890) e Arranjo Curricular das Atividades Físicas (CAPA) (α = 0,850). Os itens retidos indicaram propriedades excelentes e o referencial básico percebido pelos profissionais de EF em países da América Latina como importante na investigação do PEQ.

PALAVRAS-CHAVE
Educação Física de Qualidade; Percepção e enquadramento em educação física; Análise fatorial exploratória; Valor fundamental da educação física; Método de máxima verossimilhança

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com