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Desafios e perspectivas da editoração de revistas do campo da Educação Física/Ciências do Esporte

Challenges and Prospects of Editing Journals in Physical Education/Sport Sciences

Desafíos y perspectivas en la editoración de revistas en Educación Física/Ciencias del Deporte

Este número da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) publica um dossiê que é resultado de convite feito a colegas responsáveis pela editoração de revistas do campo da Educação Física/Ciências do Esporte, tanto do Brasil como do exterior. Os editores convidados que aceitaram nossa solicitação respondem pelos seguintes periódicos: Movimento, Physical Education and Sport Pedagogy, Licere, Pensar a Prática, Motrivivência, Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte e, claro, a RBCE. Além deles, o pedido também foi estendido a outros profissionais com reconhecida expertise no assunto, alguns dos quais exerceram, em outras oportunidades, a função de editor científico.

Nossa intenção era que os autores dessem visibilidade às suas experiências editoriais, mas que também discutissem desafios, dificuldades e possibilidades da editoração de periódicos científicos na atualidade. O resultado pode ser visto nos treze artigos que compõem esse dossiê, cujos textos tratam de: esclarecer o processo de submissão e etapas de avaliação dos artigos em revistas revisadas por pares; avaliar dimensões estratégicas de oito revistas ibero-americanas de Educação Física/Ciências do Esporte presentes na plataforma Web of Science (WoS); apresentar sugestões no tocante a tipos de publicação para atender às necessidades não apenas acadêmicas, mas, também, profissionais da área; refletir sobre as experiências relativas ao ofício de editor, considerando, simultaneamente, dificuldades cotidianas e incidências das macropolíticas científicas sobre esse trabalho; descrever a trajetória histórica de alguns periódicos, com ênfase em seus processos de desenvolvimento, desafios e estratégias para suas consolidações na área; problematizar a necessidade da internacionalização da produção do conhecimento e dos periódicos nacionais, um imperativo que se apresenta aos editores hoje; questionar as políticas de avaliação em curso e seus impactos nos periódicos científicos.

Este número é mais uma iniciativa da RBCE, como já fez em outras ocasiões, no sentido de colocar em discussão temas nevrálgicos à política científica em curso na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física. Desejamos a todos vocês uma excelente leitura.

Florianópolis, Vitória, 16 de outubro de 2014.

Alexandre Fernandez Vaz*
Felipe Quintão de Almeida
Jaison José Bassani

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2014
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