Acessibilidade / Reportar erro

Prácticas corporales e innovación en educación infantil (0-6 años): análisis crítico desde la mirada de expertos El presente trabajo está financiado por Fondo Nacional de desarrollo Científica y Tecnológica FONDECY; y se enmarca en el proyecto de Investigación Nº11140872 “Percepciones en torno a la motricidad, la corporalidad y las prácticas corporales en la Infancia… ¿dónde estamos?”.

Resumo

Este estudo qualitativo, fenomenológico, tem como objetivo identificar os conceitos, as características e as diretrizes que orientam as práticas corporais com um carácter inovador. A produção de informações foi por meio de entrevistas com um grupo de especialistas na área e a sua análise foi feita a partir de uma lógica indutiva interpretativa, seguiu as diretrizes da Grounded Theory; categorias emergentes e codificação aberta, axial e seletiva, com uso do software NVivo. Os resultados revelam alinhamento central para a inovação em tais práticas: renovação ou transformação, contextualização social, o renovador e educador pensamento criativo, a liberdade de exploração e as possibilidades de criação de relacionamentos por crianças. Além disso, o estudo identifica a perda do sentido pedagógico, do caráter lúdico e dos processos de escolarização.

PALAVRAS-CHAVE
Inovação pedagógica; Infância; Práticas corporais; Educação física

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com