Acessibilidade / Reportar erro

A lógica perversa e as exigências acadêmicas: uma aproximação às perspectivas dos professores de educação física da universidad nacional de la plata (UNLP) sobre o programa de incentivos dos docentes-investigadores

Este artigo propõe aprofundar as perspectivas que os professores de Educação Física da UNLP tem sobre o Programa de Incetivos (PI). Para realizar este objetivo aborda, por um lado, o PI como política de Estado destinado a todas as disciplinas das Universidades Nacionais, atento à sua capacidade de prescrever e determinar procedimentos e condutas, e por outro lado, analisar as lógicas dos próprios atores receptores. O estudo possibilitou observar as percepções e tensões geradas pelo PI, pois enquanto na EF permitiu o surgimento de um novo sujeito social, o docente-investigador, também gerou muitas dificuldades para sua incorporação e crescimento dentro dele.

Educação Física; configuração profissional; politica universitária; pesquisa


Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com