Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Volume: 34, Número: 3, Publicado: 2012
  • Profissionalização dos periódicos: novamente Editorial

    Vaz, Alexandre Fernandez; Almeida, Felipe Quintão de; Bassani, Jaison José
  • As novas fronteiras de Saint Louis Articles

    Delsahut, Fabrice

    Resumo em Português:

    Em 1904, em Saint Louis, Missouri, os jogos olímpicos e antropológicos perderam-se em meio ao caos de uma exposição universal, a Louisiana Purchase Exposition. Apesar do pretendido espírito universalista, Saint Louis refletiu durante muito tempo os preconceitos raciais de seus organizadores. Considerando este quadro, mostraremos como as ciências do esporte e a nascente antropologia atuaram em conjunto na defesa de causas tão discutíveis quanto a hierarquização racial e o direito de colonização, contribuindo de maneira significativa para o nascimento de uma nação norte-americana que encarou o esporte como parte importante de sua constituição. A Feira Exposição Internacional de Saint Louis ofereceu, assim, uma oportunidade para a definição de novas fronteiras tecnológicas, raciais, geográficas e corporais.

    Resumo em Espanhol:

    En 1904, en Saint Louis, Missouri, los juegos olímpicos y antropológicos fueron perdidos en el caos de una exposición universal, La Louisiana Purchase Exposition. Pese al espíritu universal que se pretendía ver, Saint Louis reflejó durante mucho tiempo los prejuicios raciales de sus organizadores. A partir de estos hechos, trataremos de mostrar cómo las ciencias del deporte y de la antropología naciente se juntaron al servicio de causas tan discutibles como la jerarquización racial y el derecho a la colonización y contribuyeron de manera importante al nacimiento de una nación norte-americana que tomara a pecho el deporte como parte importante en su constitución. La Feria Exposición Universal Internacional de Saint Louis ofreció así una oportunidad para definir nuevas fronteras tecnológicas, raciales, geográficas y corporales.

    Resumo em Inglês:

    In 1904 the Olympic and Anthropologic Games in Saint Louis, Missouri, were lost in the chaos of the Louisiana Purchase (Universal) Exposition. Although the expected universal spirit, for a long time Saint Louis expressed racial prejudices of its personal. This paper shows up how Sport Sciences and growing up Anthropology acted together in sense of serving questioned causes like racial ranking and colonization right. They were important in improving a feeling of nation in North American that took in grant sport as part of its constitution. The Universal Exposition and Market of Saint Louis offered new possibilities in definition of technological, racial, geographic and corporal borders.
  • O atleta olímpico brasileiro Willy Seewald: memórias do primeiro recordista nacional do lançamento de dardo Artigos Originais

    Mazo, Janice Zarpellon; Frosi, Tiago Oviedo; Maduro, Paula Andreatta

    Resumo em Português:

    O presente estudo registra a trajetória do atleta Willy Seewald, que se destacou no cenário esportivo sul-rio-grandense, nacional, e ainda teve uma participação nos Jogos Olímpicos de 1924, em Paris, na prova de lançamento de dardo. Para este estudo histórico foram consultados jornais, revistas, e documentos de acervo pessoal, além da produção de fontes orais por meio da gravação de entrevistas com familiares do atleta. A trajetória de Willy nos mostra que, para ser considerado um cavalheiro praticante do "bom esporte", no Brasil, os requisitos diferiam dos exigidos na Europa.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio representa la trayectoria del atleta Willy Seewald, quien se destacó en el escenario deportivo sur rio-grandense, nacional, y además con una participación en los Juegos Olímpicos de 1924 (París). Además de esta importante contribución, Willy Seewald fue plusmarquista brasileño y sudamericano de lanzamiento de jabalina. Para esto estudio histórico fueran consultados fuentes impresas, como periódicos, revistas, documentación privado, e producidas fuentes orales a través del registro de declaraciones de familiares del atleta. La trayectoria de Willy nos muestra que para ser considerado un caballero profesional del "bueno deporte" en Brasil, los requisitos difieren de los exigidos en Europa.

    Resumo em Inglês:

    This study records Willy Seewald's athletic trajectory, which was an eminent athlete on regional and national sports scenery and also participated of the 1924 Olympic Games in Paris, on throwing javelin event. The study was made by consulting printed sources like journals, magazines and personal documents, and oral sources recorded through interviews with the athlete's family. Willy's trajectory shows us that to be considered a gentleman, a good sport practitioner, in Brazil the requirement differs from Europe's.
  • Rupturas e tensões no processo de constituição estrutural do subcampo esportivo do xadrez (1900-1960) Artigos Originais

    Souza, Juliano de; Marchi Júnior, Wanderley

    Resumo em Português:

    No presente artigo nos propomos em abordar, de um ponto de vista sociológico, a "história esportiva" do xadrez de modo a restituir algumas das rupturas e tensões inerentes ao processo de constituição dessa prática como um subcampo esportivo moderno. Mais precisamente, procuramos apresentar algumas das principais transformações estruturais que foram decisivas no sentido de afirmar o caráter de esportividade da prática enxadrística e legitimar os agentes e estruturas responsáveis pela circulação social do enxadrismo no interior do universo de concorrência esportiva. Para esse desiderato, nos valemos de uma pesquisa de caráter histórico-bibliográfica realizada com base nas literaturas enxadrísticas. No que se refere ao tratamento teórico e construção dos argumentos, tomamos como ponto de partida algumas contribuições tecidas na teoria sociológica de Pierre Bourdieu.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se pretende abordar, de un punto de vista sociológico, la "historia deportiva" del ajedrez con el fin de restaurar algunas de las rupturas y las tensiones inherentes al proceso de creación de la práctica como un subcampo deportivo moderno. Más precisamente, se presentan algunos de los principales cambios estructurales que fueron decisivas para afirmar el caracter de la deportividad de la práctica ajedrecistica y legitimar los agentes y las estructuras sociales responsables del movimiento sociale del ajedrez dentro del mundo de los deportes competitivos. Para ello, hacemos uso de una investigación histórico y bibliográfica que se llevó a cabo sobre la base de la literatura de ajedrez. En lo que respecta al tratamiento y la construción de argumentos teóricos, tomamos como punto de partida algunas de las contribuciones tejida en la teoría sociología de Pierre Bourdieu.

    Resumo em Inglês:

    In this article we intend to address, from a sociological point of view, the "sports history" of chess in order to restore some of the ruptures and tensions inherent in the process of setting up practice as a subfield of modern sports. More precisely, we present some of the major structural changes that were decisive in order to affirm the practice of sportsmanship in chess and legitimate agents and social structures responsible for movement of the chess player inside the world of competitive sports. To this aim, we make use of a research of historical literature was conducted based on chess literature. With regard to treatment theoretical and construction of arguments, we take as a starting point some contributions woven into the sociology theory of Pierre Bourdieu.
  • Belos, sadios e normais: as representações sociais dos corpos infantis na revista Pais & Filhos (1968-1977) Artigos Originais

    Assunção, Cristiane Queiroz de Souza; Assis, Raquel Martins de; Campos, Regina Helena de Freitas

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem o objetivo de analisar a educação dos corpos infantis na revista Pais & Filhos, buscando compreender que ideal de infância é legitimado pela mesma. Investiga as representações sociais dos corpos infantis no período de 1968 a 1977, quando a publicação se considerava "a revista mensal da família moderna", utilizando a teoria das representações sociais como principal referencial. Os resultados apontam para representações dos corpos infantis objetivadas pela imagem da fábrica moderna, marcados por um ideal de beleza, e classificados através da oposição entre saúde e doença e entre normalidade e anormalidade.

    Resumo em Espanhol:

    Esto trabajo tiene por objetivo analizar la educación de los cuerpos infantiles en la revista Pais & Filhos (Padres y Hijos), tratando de entender lo ideal de la infancia que se legitima por la misma. Investigar las representaciones sociales de los cuerpos infantiles en el periodo de 1968 a 1977, cuando la publicación se podría considerar "la revista mensual de la família moderna", utilizando la teoría de las representaciones sociales como la principal referencia. Los resultados apuntan a las representaciones de los cuerpos infantiles, objetivadas por la imagen de la fábrica moderna, marcado por la oposición entre salud y enfermidad, y entre normalidad y la anormalidad.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to analyze the education of children's bodies in Pais & Filhos magazine, trying to understand what ideal of childhood is legitimized by it. The study investigates the social representations of children's bodies in the period from 1968 to 1977 when the publication was considered "the monthly magazine of the modern family", using the theory of social representations as the main reference. The results indicate representations of children's bodies objectified by the image of the modern factory, marked by an ideal of beauty, and classified by the opposition between health and disease and between normality and abnormality.
  • A trajetória do Avaí Futebol Clube no Campeonato Brasileiro 2009: leitura de charges jornalísticas Artigos Originais

    Messa, Fábio de Carvalho; Pires, Giovani de Lorenzi

    Resumo em Português:

    Este trabalho oferece aos professores de Educação Física um respaldo teórico-crítico sobre análise semiótico-discursiva de charges jornalísticas de futebol nos veículos impressos da Grande Florianópolis. Trata-se de uma leitura do desempenho do Avaí F. C. no Campeonato Brasileiro de 2009, a partir das charges produzidas de maio a dezembro daquele ano por Zé Dassilva (Diário Catarinense), Mendes (Notícias do Dia) e Adorno (Hora de Santa Catarina). O percurso analítico leva em conta uma escolha peculiar de charges, dispostas cronologicamente, que se destacam por evidenciar alguns fenômenos e elementos constituintes dos processos semiósicos e discursivos das narrativas da performance do Leão, ao longo do campeonato, como metaforização e metonimização.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo proporciona a profesores de educación física un respaldo teóricocrítico sobre el análisis semiótico-discursivo de las caricaturas de fútbol en los periódicos de la Grande Florianópolis. Se trata de una lectura del rendimiento del Avaí Futebol Clube en el Campeonato Brasilero en 2009, a partir de las caricaturas producidas de mayo a diciembre de ese año por Zé Dassilva (Diario de Santa Catarina), Mendes (Noticias do Dia) y Adorno (Hora de Santa Catarina). El camino analítico tiene en cuenta una peculiar elección de las caricaturas, dispuestas cronológicamente, que se destacan por evidenciar algunos fenómenos y elementos constituyentes de los procesos semióticos y discursivos de las narrativas sobre el rendimiento del León a lo largo del campeonato, como metáfora y metonimia.

    Resumo em Inglês:

    This work provides to physical education teachers a theoretical support on critical-discursive-semiotic analysis of newspaper cartoons about soccer in Florianópolis. This is a reading on the performance of Avaí Futebol Clube in the Brazilian Championship in 2009, from cartoons produced from May to December of that year by Zé Dassilva (Diário Catarinense), Mendes (Notícias do Dia) and Adorno (Hora de Santa Catarina). The analytical path takes into account a peculiar choice of cartoons arranged chronologically, which contrast by highlighting some phenomena and fundamental elements of the semiosic processes and narrative speeches of Lion's performance over the League, like metaphorization, metonymy and intertextuality.
  • Saberes compartilhados no ensino de jogos e brincadeiras: maneiras/artes de fazer na Educação Física Artigos Originais

    Falcão, Júlia Miranda; Ventorim, Silvana; Santos, Wagner dos; Ferreira Neto, Amarílio

    Resumo em Português:

    O presente texto descreve um projeto pedagógico para o ensino da Educação Física, desenvolvido a partir do conteúdo jogos e brincadeiras, em uma escola municipal de ensino fundamental, com uma turma do 4º ano. Assume a perspectiva dos estudos com os cotidianos e utiliza, como instrumentos para produção dos dados, a observação, o registro fotográfico e fílmico e a entrevista. Justifica a possibilidade de construção de uma prática docente mediada por uma pesquisa colaborativa no espaço-tempo escolar, no processo de compartilhar as práticas pedagógicas reconhecendo a complexidade, a pluralidade e a singularidade das ações escolares, em especial as produzidas nas aulas de Educação Física.

    Resumo em Espanhol:

    El presente texto describe un proyecto pedagógico para lo enseño de la Educación Física, desenvuelto a partir de lo contenido juegos, en una escuela municipal de enseño fundamental, con una turma del 4º año. Asume la perspectiva de los estudios con los cotidianos y utiliza, como instrumentos para producción de los datos, la observación, lo registro fotográfico y fílmico y la entrevista. Justifica la posibilidad de construcción de una práctica docente mediada por una búsqueda colaborativa en lo espacio-tiempo escolar en lo proceso de compartir las prácticas pedagógicas, reconociendo la complexidad, la pluralidad y la singularidad de las acciones escolares, en especial las producidas en las clases de Educación Física.

    Resumo em Inglês:

    The current text describes a pedagogical project for teaching Physical Education developed from the content of games and fun activities, in an elementary municipal school, in a 4º grade group. It takes the perspective of studies with the everyday life and uses as instruments for data production, observation, photographic and filmic record and interviews. The paper justifies the possibility of building a teaching practice mediated by a collaborative research of the space-time in school, in the process of sharing pedagogical practices recognizing the complexity, the plurality and singularity of school actions, especially the ones produced in Physical education lessons.
  • Brincar e mediação na escola Artigos Originais

    Navarro, Mariana Stoeterau; Prodócimo, Elaine

    Resumo em Português:

    Dentro da cultura da imobilização em que vivemos, perceber a importância do brincar na infância torna-se essencial, principalmente em instituições de educação infantil. Neste artigo pretendemos refletir sobre a questão da mediação do brincar na escola: como as diferentes formas de mediação do professor têm influência na qualidade do brincar das crianças. Para tal, em pesquisa qualitativa de caráter descritivo, observamos o cotidiano de uma turma em uma escola de educação infantil, enfocando especificamente o ambiente da sala de aula, chegando a três situações com formas diferentes de mediação do brincar.

    Resumo em Espanhol:

    En una cultura que dificulta la libertad de movimiento, como en la que vivimos, percibir la relevancia del juego en la infancia es esencial, principalmente en escuelas para niños pequeños. En este artículo se pretende reflexionar sobre el asunto de cómo las diferentes formas de mediación del profesor influyen en la calidad del juego de los niños en la escuela. Para ello, una investigación cualitativa, de carácter descriptivo fue hecha en la cual observamos el día a día de una clase de niños de tres años en una escuela infantil, fijándonos especialmente en el ambiente dentro del aula y percibimos tres situaciones diferentes de mediación del juego.

    Resumo em Inglês:

    In the culture of immobilization where we live, one perceives the importance of playing in childhood. Playing becomes essential, especially in early childhood education. In this article we intend to reflect the question of the mediation of playing at school. The different forms of mediation by the teacher influence the quality of playing at school. In order to achieve this, we will do a qualitative research, observing a group of young children on a daily basis, focusing the classroom environment. We found three situations with different forms of play mediations.
  • O jogo infantil contemporâneo: mídia, novas práticas e classificações

    Duek, Carolina

    Resumo em Português:

    Pensar o jogo é uma tarefa complexa: a alegada espontaneidade das formas e conteúdo que adquire, em muitos casos, parecem colocá-lo em um lugar secundário em relação à sua possível abordagem. Por isso, como um primeiro passo, tem de ser instalada uma intersecção: a cultura, suas condicionalidades e possibilidades; a trajetória social e educacional daqueles que jogam; e a história em que essa prática se desenvolve. O objetivo deste trabalho é fazer um percurso por algumas das aproximações teóricas e metodológicas relevantes para pensar o jogo e, num segundo momento, propor uma classificação dos jogos contemporâneos, que inclui como novidade aos meios de comunicação uma nova variável, para propô-la como entrada para a discussão e reflexão sobre o jogo e os novos cenários da comunicação. Pensar hoje o jogo infantil não pode ser uma tarefa isolada da mídia em geral e da televisão em especial, pelo impacto que tem sobre a vida das crianças. Concluímos que o jogo é também uma maneira de transformar os discursos cotidianos em palavras e ação.

    Resumo em Espanhol:

    Pensar el juego es una tarea compleja: la supuesta espontaneidad, en muchos casos, de las formas y contenidos que adquiere parecieran relegarlo a un lugar secundario en lo que concierne a su posible abordaje. De allí que, como primer paso, haya que situarlo en una intersección: la cultura, sus condicionamientos y posibilidades; la trayectoria social y educativa de quienes juegan; y la historia en la que esa práctica se desarrolla. El objetivo del presente trabajo es realizar un recorrido por algunas de las aproximaciones teóricas y metodológicas relevantes para pensar el juego para, en un segundo momento, proponer una clasificación de los juegos infantiles contemporáneos que incluye como novedad a los medios de comunicación en tanto variable interviniente en el marco de un aporte para la discusión y reflexión sobre el juego y los nuevos escenarios comunicativos. Pensar hoy el juego infantil no puede ser una tarea aislada de los medios de comunicación en general y de la televisión en particular por el impacto que ésta tiene en la vida de los más chicos. Concluimos que jugar es, también, una manera de poner en acción y palabras los discursos cotidianos.

    Resumo em Inglês:

    The reflection about games is a complex task: it assumes spontaneity, in many cases, the forms and contents that it acquires seem to place it in a secondary place in what refers to its treatment. That's why a first step is to locate it in an intersection: the culture, its conditionings and possibilities; the social and educative trajectory of those who play and the history in which the practice develops. The objective of this paper is to present a path through some of the theoretical and methodological approximations to think about the games in order to, in a second moment, propose a classification of contemporary children's games that includes as a novelty the media as an interventionist variable in an attempt to contribute to the discussion and reflection about games and new communicative scenarios. Reflecting about children's games can not be a task isolated from media in general and from television in particular because of its impact in the life of the kids. We conclude that to play is a way of putting in action and in words the everyday discourses.
  • Capoeira dialogia: o corpo e o jogo de significados Artigos Originais

    Silva, Lucas Contador Dourado da; Ferreira, Alexandre Donizete

    Resumo em Português:

    Esse estudo tem por objetivo fazer discussões sobre o corpo e suas implicações na Capoeira, trazendo uma visão sobre ela para a área da Educação Física. A partir de uma pesquisa bibliográfica, busca-se relacionar a prática da Capoeira com a ideia do jogo como dialogia corporal, visto que não foi encontrado nenhum trabalho que tivesse uma análise do jogo da Capoeira enquanto dialogia. Para tanto, tenta-se abordar as relações dos significados afluentes do corpo social, relacionando-o com o que chamamos de corpo capoeira. O corpo capoeira será explicitado a partir da metáfora dos vários corpos, onde construímos a ideia da dialogia corporal como um processo. Buscamos identificar a construção dialógica desse corpo capoeira através de processos que permeiam o jogo dentro da roda. Entendemos que as considerações obtidas no final desse estudo apresentam um ponto de partida para a discussão da Capoeira e, principalmente, de seu jogo.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo a los debates sobre el cuerpo y sus implicaciones en la Capoeira, una visión de llevarla a la área de Educación Física. A partir de una búsqueda en la literatura, tratamos de relacionar la práctica de la Capoeira, con la idea del juego como un diálogo corporal, ya que no encontramos ningún estudio que tenía una opinión sobre el juego de la Capoeira como el diálogo. Con este fin, los intentos de abordar las relaciones de los afluentes significados del cuerpo social, relacionándolo con lo que llamamos cuerpo capoeira. El cuerpo se explicará capoeira de la metáfora de los distintos órganos, en el que construir la idea del diálogo corporal como un proceso. Tratamos de identificar la construcción dialógica del cuerpo capoeira a través de procesos que impregnan el juego dentro de la rueda. Entendemos que las consideraciones obtenidas al final de este estudio, tenemos como punto de partida para la discusión de la Capoeira, y especialmente de su juego.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to discuss the body and its implications in Capoeira, a vision of bringing it to the area of Physical Education. From a literature search, we try to relate the practice of Capoeira with the idea of the game as a corporal dialogue, since we could not find any study relating the game of Capoeira as a dialogue. To this end, attempts to discuss the relations between the meanings of the social body, relating it to what we call "capoeira body". Capoeira body is explained by the metaphor of "several bodies", where we build the idea of corporal dialogue as a process. We seek to identify the dialogical construction of capoeira body through processes that permeate the game inside the wheel of capoeira. We understand that the considerations obtained at the end of this study can be considered as a starting point for the discussion of Capoeira, and especially of its game.
  • Associação entre sintomas depressivos, motivação e autoestima de idosos praticantes de exercícios físicos Artigos Originais

    Meurer, Simone Teresinha; Borges, Lucélia Justino; Benedetti, Tânia Rosane Bertoldo; Mazo, Giovana Zarpellon

    Resumo em Português:

    O estudo analisou as associações entre sintomas depressivos, fatores de motivação e autoestima de 83 idosos praticantes de exercícios físicos. Os instrumentos utilizados foram anamnese, Geriatric Depression Scale (15); escala de avaliação da autoestima de Rosenberg e Inventário de Motivação para prática regular de atividades físicas. Para análise estatística utilizou-se Teste Qui-quadrado ou Teste Exato de Fisher e Correlação de Spearman (p<0,05). Os resultados evidenciaram relação estatística inversamente proporcional entre autoestima e sintomas depressivos, bem como baixa ocorrência de sintomas depressivos, elevada autoestima e motivação dos idosos. A prática de exercícios físicos parece colaborar para as pontuações positivas encontradas nas variáveis pesquisadas.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio examinó la asociación entre síntomas depresivos, autoestima y factores de motivación de 83 ancianos practicantes de ejercicios físicos. Los instrumentos fueron la entrevista, escala de depresión geriátrica (15), escala de evaluación de la autoestima de Rosenberg y inventário de motivación para la práctica regular de actividades físicas. Para el análisis estadístico se utilizó chi-cuadrado o la prueba exacta de Fisher y la correlación de Spearman (p<0,05). Fue demostrada la relación estadística inversamente proporcional entre la autoestima y los síntomas depresivos, así como la baja incidencia de síntomas depresivos, alta autoestima y motivación de las personas mayores. La práctica de ejercicios físicos parece contribuir a los puntajes positivos encontrados en las variables estudiadas.

    Resumo em Inglês:

    The study examined the associations between depressive symptoms, motivational factors and self-esteem in 83 elderly engaged in physical exercises. The instruments used were: anamnese, geriatric depression scale (15), Rosenberg self-esteem scale and motivation inventory for regular practice of physical activity. The associations were verified by the Chi-square or Fisher's test and the Spearman correlation, adopting a significance level of 5%. It was statistically observed that there is an inversely proportional relationship between self-esteem and depressive symptoms, as well as low occurrence of depressive symptoms, high self-esteem and motivation of the elderly. The practice of physical exercises seems to contribute to the positive scores found in the variables studied.
  • Força, potência e desempenho dos membros inferiores no skate: um estudo exploratório Articles

    Candotti, Cláudia Tarragô; Loss, Jefferson Fagundes; Silva, Révisson Esteves; Melo, Mônica de Oliveira; Teixeira, Ricardo Barreto; Delwing, Gustavo Becker; Noll, Matias

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi identificar a relação entre a altura atingida ao realizar a manobra Ollie e a força e potência muscular dos membros inferiores de skatistas iniciantes. Dez praticantes da modalidade Street, com no mínimo dois anos de experiência e participantes de competições nas categorias Iniciante, Amador II or Amador I foram submetidos a três testes: (1) contração voluntária máxima dos músculos extensores do joelho e quadril; (2) testes de salto vertical, Counter Movement Jump (CJ) e Squat Jump (SJ) e (3) a altura máxima atingida durante a manobra Ollie. Os resultados demonstram que a manobra Ollie (p <0,05) é explicada pela potência estimada com o CJ (76,3%) e pela força máxima dos músculos extensores do joelho (50,6%). Estes resultados sugerem que a variável potência está fortemente associada com a performance da manobra Ollie.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue identificar la relación entre la altura alcanzada con la maniobra Ollie y la fuerza y el potencia muscular de las extremidades inferiores de patinadores principiantes. Diez atletas de la modalidad Street con al menos dos años de experiencia y participar en las competiciones en las categorías de principiante, amateur I y amateur II fueron sometidos a tres pruebas: (1) la máxima contracción voluntaria de los músculos extensores de la rodilla y la cadera, (2) las pruebas de salto vertical, Counter Movement Jump (CJ) y Squat Jump (SJ), y (3) la altura máxima durante la maniobra Ollie. Los resultados demuestran que la maniobra Ollie (p <0,05) se explica por la potencia estimada con el CJ (76,3%) y la fuerza máxima de los músculos extensores de la rodilla (50,6%). Estos resultados sugieren que la potencia muscular está fuertemente asociada con el rendimiento de la maniobra de Ollie.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to identify the relationship between the height reached when performing the Ollie maneuver and the muscle force and power of the lower limbs required by beginner level skateboarders. Ten practitioners of Street category, with at least two years experience and who participate in competitions in Beginner, Amateur II or Amateur I categories were submitted to three tests: (1) maximal voluntary contraction of the knee and hip extensor muscles; (2) vertical jump tests, Counter Movement Jump (CJ) and Squat Jump (SJ); and (3) the maximum height achieved during the Ollie maneuver. The results demonstrate that the variance of the Ollie maneuver (p<0.05) is explained by the power estimated with the CJ (76.3%); and the maximal force of the knee extensor muscle (50.6%). These results suggest that the variable power is strongly associated with the performance of the Ollie maneuver.
  • Prevalência e fatores associados ao excesso de peso em adultos do Brasil: um estudo de base populacional em todo território nacional Artigos Originais

    Silva, Vladimir Schuindt da; Petroski, Edio Luiz; Souza, Israel; Silva, Diego Augusto Santos

    Resumo em Português:

    Avaliou-se a prevalência e fatores associados ao excesso de peso (IMC > 25kg/m ²) em adultos (81.745) do Brasil. Realizou-se regressão de Poisson, bruta e ajustada. Os resultados mostraram maiores prevalências de excesso de peso em adultos de 50 a 59 anos (RP=1,21, IC95%: 1,20;1,22), do sexo masculino (RP=1,01, IC95%: 1,01;1,02), da cor-raça negra (RP=1,01, IC95%: 1,00;1,02), nível de escolaridade médio (RP=1,02, IC95%: 1,01;1,02), renda alta (RP=1,09, IC95%: 1,08;1,10) e da Região Sul (RP=1,02, IC95%: 1,01;1,02). Os resultados apontam para a necessidade de ações estratégicas que levem em conta as prevalências de excesso de peso verificadas nos diferentes estratos da população brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Se avaluó la prevalencia y los factores asociados con el exceso de peso (IMC t 25kg/m ²) entre los adultos (81745) en Brasil. Se realizó la regresión de Poisson, cruda y ajustada. Los resultados mostraron mayor prevalencia de exceso de peso en los adultos de 50 a 59 años (RP=1.21, IC95%: 1.20;1.22), hombres (RP=1.01, IC95%: 1.01; 1.02), negros (RP=1.01, IC95%: 1.00;1.02), nivel de educación media (RP=1.02, IC95%: 1.01;1.02), de altos ingresos (RP=1.09, IC95%: 1.08;1.10) y en el Región Sur (RP=1.02, IC95%: 1.01;1.02). Se concluyo que, a través por los resultados que se encuentran, es fundamental adoptar una acciones estratégicas de salud pública dirigidas a la población de adultos en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to verify the prevalence and factors associated with overweight (BMIt 25kg/m ² ) among adults (81.754) in Brazil. We performed Poisson regression, crude and adjusted. The results showed highest prevalence of overweight in adults 50 to 59 years (PR=1.21, 95%CI: 1.20;1.22), males (PR=1.01, 95%CI: 1.01; 1.02), blacks (PR=1.01, 95% CI:1.00;1.02), average education level (PR=1.02, 95%CI: 1.01;1.02), high income (PR=1.09, 95%CI:1.08;1.10) and in the South Region (PR=1.02, 95%CI: 1.01;1.02). It concluded that, through results found, it is fundamental adopting strategic actions in public health in regard to the adult population in Brazil.
  • Principais gestos esportivos executados por jogadores de handebol Artigos Originais

    Hespanhol Junior, Luiz Carlos; Girotto, Natalia; Alencar, Tiago Novato de; Lopes, Alexandre Dias

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo quantificar os principais gestos esportivos executados por jogadores profissionais de handebol. Para a mensuração quantitativa dos principais movimentos executados por cada jogador de handebol avaliado foram realizadas gravações de vídeo em todos os jogos. Foram realizados em média 1288,0 (DP = 190,7) gestos esportivos por jogo. Os armadores centrais realizaram em média 375,0 (DP = 83,7) gestos esportivos, e a posição de pivô 63,3 (DP = 21,2) gestos por jogo. As recepções e os passes foram os gestos mais executados, e a posição que mais realizou gestos esportivos na equipe de handebol avaliada foi o armador central, seguido do armador esquerdo e direito. O pivô foi a posição que menos realizou gestos esportivos.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo cuantificar los principales gestos deportivos realizados por los jugadores de balonmano. Para la cuantificación de los principales movimientos realizados se hizo grabaciones de vídeo y el análisis se realizó para cada jugador. En promedio los jugadores de balonmano realizaron 1.288,0 (DP = 190,7) gestos deportivos por juego. Los armadores centrales realizaron promedio de 375,0 (DP = 83,7) y la posición de pivote hizo 63,3 (DP = 21,2) gestos. Las recepciones y los pases fueron los gestos deportivos más ejecutados, e los armadores centrales realizaron más gestos deportivos en el equipo de balonmano, seguido por los armadores izquierdos y derechos. La posición que menos ejecuto gestos deportivos fue lo pivote.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to quantify the main sporting gestures performed by professional handball players. For the quantitative measurements of the main movements performed by each player, video recordings were made for all games. It was recorded a mean of 1.288.0 (SD = 190.7) sporting gestures per game. The central ship-owners did a mean of 375.0 (SD = 83.7) gestures and the pivot position perform 63.3 (SD = 21.2) gestures per game. The receptions and passes were the main sporting gestures performed by the handball team. The central ship-owner was the position that performed more gestures, followed by the left and right ship-owner. The pivot was the position that performed less sporting gestures by the handball team evaluated.
  • Os processos auto-organizacionais do goalball Artigos Originais

    Morato, Márcio Pereira; Gomes, Mariana Simões Pimentel; Almeida, José Júlio Gavião de

    Resumo em Português:

    O goalball é uma modalidade coletiva criada para pessoas com deficiência visual e baseada no tato e na audição. Partindo das contribuições das teorias sistêmicas, e entendendo as equipes e o jogo como sistemas, objetivamos interpretar os padrões e processos auto-organizacionais da modalidade. Para tal, observamos vinte jogos das Paralimpíadas de 2008. Distinguimos o ciclo auto-organizacional das equipes, um processo recursivo atrator de suas configurações. O histórico das relações entre as dimensões opostas das equipes representa o jogo. Cessada a interação cessa o jogo, permanecendo seu registro, que atuará recursivamente nas futuras preparações das equipes, oportunizando novos processos geradores de novos produtos, num interminável ciclo cuja causa e efeito, processo e produto se interligam.

    Resumo em Espanhol:

    El goalball es un deporto de equipo inventado para personas con discapacidad visual, y a la base del tacto y audición. Partiendo de las contribuciones de las teorías sistémicas y entendiendo los equipos y el juego como sistemas, objetivamos interpretar los patrones y procesos organizacionales de la modalidad. Para ello, observamos veinte partidos de los Juegos Paralímpicos 2008. Distinguimos el ciclo autoorganizacional de los equipos como un proceso recursivo atractor de sus configuraciones. El histórico de las relaciones entre las dimensiones opuestas de los equipos representa el juego. Terminada la interacción termina el juego, permaneciendo su registro, que actuará recursivamente en las futuras preparaciones de los equipos, lo que proporciona nuevos procesos generadores de nuevos productos, en un ciclo cuya la causa y el efecto, el proceso y el producto se interconectan.

    Resumo em Inglês:

    Goalball is a team sport created for people with visual impairment, and based on tact and hearing. Starting from the contributions of the systems theory and comprehending the teams and the games as systems, we aim to interpret the standards and self-organization processes of goalball. For that, we observed twenty matches of the Paralympic Games 2008. We distinguished the self-organizational cycle as a recursive process, attractor of the team's configuration. The history of the relation between the opposite dimensions of the teams represents the game. When ceased the interaction, ceased is the game, remaining its register, which will act recursively in the team's future preparations, bringing up a new process which generates new products, in an endless cycle whose cause and effect, process and product are interconnected.
  • Barreiras e facilitadores para a participação de crianças e adolescentes em um projeto socioesportivo Artigos Originais

    Souza, Doralice Lange de; Castro, Suélen Barboza Eiras de; Vialich, Andrea Leal

    Resumo em Português:

    O objetivo do trabalho foi o de investigar facilitadores e barreiras para a participação de crianças e adolescentes no projeto Esporte em Ação - Núcleo Vila Torres. A pesquisa foi qualitativa e os dados coletados através de observações e entrevistas com profissionais, participantes e pais/ responsáveis. Os principais facilitadores são: acesso ao esporte, a oportunidades educacionais e a um local mais seguro do que as ruas. As principais barreiras são: falta de segurança no trajeto até o projeto; falta de incentivos dos pais/responsáveis; clima; obrigações domésticas. A pesquisa oferece subsídios para o desenvolvimento de novos projetos e projetos similares.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tuvo como objetivo investigar facilitadores y barreras para participación de niños y adolescentes en proyecto Esporte em Ação - Núcleo Vila Torres. La investigación tuvo carácter cualitativo, los datos fueron colectados de entrevistas con profesionales, participantes y responsables de menores. Los principales facilitadores son: acceso al deporte, oportunidad educativa y un local más seguro que las calles. Las principales barreras son: falta de seguridad hasta la plaza; falta de incentivos de padres/responsables, clima, obligaciones domésticas. La investigación ofrece ayuda al desarrollo de nuevos proyectos similares.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this work was to investigate facilitators and barriers for the participation of children and adolescents in the project Esporte em Ação - Núcleo Vila Torres. The research was qualitative and the data was collected through observations and interviews with professionals, participants and parents/guardians of children and adolescents. The main facilitators are: access to sports, to educational opportunities and to a place safer than the streets. The main barriers are: lack of security in the way to the project, lack of incentives by parents/guardians; climate, domestic obligations. The research offers subsidies for the development of new and similar projects.
  • Avaliação isocinética da fadiga em jogadores de futebol profissional Artigos De Revisão

    Weber, Fernanda Seganfredo; Silva, Bruna Gonçalves Cordeiro da; Cadore, Eduardo Lusa; Pinto, Stephanie Santana; Pinto, Ronei Silveira

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi revisar os resultados a respeito da relação entre a fadiga, o desempenho esportivo e a incidência de lesões no futebol, bem como verificar, nos estudos citados, os protocolos de teste de fadiga mais utilizados nesse esporte. Para isso, foram selecionadas as bases de dados SCOPUS, PubMed, Journals Ovid, Web of Science e BMJ e as palavras-chave: soccer and isokinetic, soccer and fatigue test, soccer and fatigue and isokinetic e soccer and injury. Os estudos incluídos nesta revisão foram selecionados pelo título contendo as palavras-chave e pela leitura do resumo, verificando se havia uma relação entre o futebol, os testes de avaliação de fadiga, o desequilíbrio muscular e a lesão em jogadores profissionais. A literatura apresenta diversos protocolos de avaliação isocinética da fadiga em jogadores profissionais de futebol. Embora não exista um consenso sobre qual é o melhor protocolo de avaliação, o índice de fadiga é um importante parâmetro a ser determinado. Além disso, as razões musculares, sobretudo a razão funcional, permitem inferências sobre o equilíbrio muscular e a propensão ao desenvolvimento de lesões relacionadas à articulação do joelho em jogadores de futebol.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue revisar los resultados sobre la relación entre la fatiga con el rendimiento y la incidencia de lesiones en fútbol, así como verificar en los estudios citados, los protocolos de ensayo de fatiga en este deporte. Para eso, se seleccionaron las bases de datos SCOPUS, PubMed, Journals Ovid, Web of Science e BMJ y las palabras clave soccer and isokinetic, soccer and fatigue test, soccer and fatigue and isokinetic, soccer and injury. Los estudios incluidos en este estudio fueron seleccionados por el título conteniendo las palabras clave y mediante la lectura del resumen, verificando se trataba de la relación entre el fútbol, la evaluación de la fatiga en jugadores profesionales, el desequilibrio muscular y la lesión. La literatura presenta varios protocolos para la evaluación de la fatiga en los jugadores de fútbol. Aunque no hay consenso sobre cuál es el mejor protocolo para la evaluación, el índice de fatiga es un parámetro importante que se determine. Además, las razones musculares, sobre todo la razón funcional, permite inferencias sobre el equilibrio muscular y la propensión a desarrollar lesiones relacionadas con la articulación de la rodilla en atletas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to review the results of the relation between fatigue with the performance and incidence of injuries in soccer, as well as to check in the mentioned studies the fatigue test protocols in this sport. For this, were selected SCOPUS, PubMed, Journals Ovid, Web of Science e BMJ databases, and the keywords soccer and isokinetic, soccer and fatigue test, soccer and fatigue and isokinetic, soccer and injury. The studies included in this study were selected by the title containing the keywords and by reading the abstract, then checking if there was a relation between soccer, evaluation of fatigue in professional players, muscle imbalance and injury. The literature presents several protocols for the assessment of fatigue in professional soccer players. Although there is no consensus on what is the best protocol for evaluation, the fatigue index is an important parameter to be determined. Furthermore, the muscle ratios, especially the functional ratio, allow inferences about muscle balance and the propensity to develop related injuries to the knee joint in soccer players.
  • Autogestão da saúde e do corpo: a influência do paradigma biomédico Resenhas

    Lüdorf, Sílvia Maria Agatti; Silva, Alan Camargo

    Resumo em Português:

    A presente resenha se refere à obra "Corpo em evidência: a ciência e a redefinição do humano", de autoria de Francisco Ortega e de Rafaela Zorzanelli. Por meio de uma linguagem acessível e instigante, calcados em uma reflexão crítica e atual, os autores abordam como o corpo vem sendo cada vez mais compreendido pela sociedade contemporânea à luz das explicações científicas provindas do referencial biomédico e tecnológico. As formas de se olhar e cientificizar o corpo, a autogestão da saúde e o determinismo biológico, em contexto marcado pela somatização e pela exteriorização, são as principais temáticas abordadas. Esse cenário teórico, desenvolvido com rigor e profundidade pelos autores, leva a questionar e refletir como tais aspectos atravessam a área da Educação Física.

    Resumo em Espanhol:

    La presente reseña se refiere a la obra "Cuerpo en evidencia: la ciencia y la redefinición del humano" de autoría de Francisco Ortega e de Rafaela Zorzanelli. Con un lenguaje accesible e instigador, los autores presentan una reflexión crítica y actual de cómo la sociedad contemporánea viene comprendiendo el cuerpo a partir de suyas explicaciones científicas emanadas del referencial biomédico y tecnológico. Las formas de mirar y tornar el cuerpo científico, la autogestión de la salud y el determinismo biológico, en un contexto marcado por la somatización y exteriorización, son las principales temáticas abordadas. Ese escenario teórico, desarrollado con rigor y profundidad por los autores, leva a cuestionar y reflejar cómo estos aspectos atraviesan la zona de la Educación Física.

    Resumo em Inglês:

    This book review is related to "Body in evidence: science and the redefinition of human" written by Francisco Ortega and Rafaela Zorzanelli. Using an accessible and instigating language, based in an actual and critical reflection, the authors focus on how the body has been increasingly conceived by the scientific explanations derived from the biomedical and technological references, in the contemporary society. The way we see and make the body scientific, the self-management of health and the biological determinism, inside a context that privileges the outer and the body, are the main themes treated in this work. This theoretical scenario, rigorously developed by the authors, guides us to question and reflect about these aspects in the area of Physical Education.
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com