Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Volume: 35, Número: 1, Publicado: 2013
  • Uma nova etapa da RBCE

    Vaz, Alexandre Fernandez; Almeida, Felipe Quintão de; Bassani, Jaison José
  • Indicativo de transtorno do desenvolvimento da coordenação de escolares com idade entre 7 e 10 anos Artigos Originais

    Silva, Juliana da; Beltrame, Thaís Silva

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi caracterizar os participantes, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 10 anos, quanto à presença do indicativo de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação - TDC. Participaram do estudo 406 crianças de uma escola municipal de São José/SC, com idades entre 7 e 10 anos, sendo 231 meninas e 175 meninos. As avaliações motoras e o indicativo de TDC foram realizados tendo como referência o Movement Assessment Battery for Children - primeira edição (MABC-1; HENDERSON; SUGDEN, 1992). A prevalência do indicativo de TDC foi de 11,1%, valor este considerado elevado quando comparado aos divulgados em pesquisas internacionais, porém semelhante aos percentuais encontrados em estudos realizados no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue caracterizar a los participantes de ambos sexos, con edad comprendida entre 7 y 10 años, con respecto a los indicativos de la presencia del trastorno de desarrollo de la coordinación - TDC. Participaron en el estudio 406 estudiantes de una escuela pública de São José/SC, con edad comprendida entre 7 y 10 años (231 niñas y 175 niños). El instrumento utilizado fue el Movement Assessment Battery for Children - Primera edición (MABC-1; HENDERSON; SUGDEN, 1992). La prevalencia del indicativo del TDC fue 11,1%, considerado alto en comparación con las investigaciones internacionales, pero similar a otros estudios realizados en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to characterize the participants of both sexes, aged between 7 and 10 years, regarding to the presence of the Developmental Coordination Disorder - DCD. A group of 406 children aged between 7 to 10 years old, being 231 girls and 175 boys from a public school in São José/SC participated of this study. The motor assessments and indicative of DCD were made according to the Movement Assessment Battery for Children - First Edition (MABC-1; HENDERSON; SUGDEN, 1992). The prevalence of the indicative of DCD was 11,1%, value considered high when compared to reports of international researchs, but similar to the percentage found in other Brazilian studies.
  • Efeito da direção da transferência interlateral no aprendizado de tarefa de sequência de toques de dedos Artigos Originais

    Andrean, Paulo César; Faquin, Bruno Secco; Dascal, Juliana Bayeux; Okazaki, Victor Hugo Alves

    Resumo em Português:

    O presente estudo analisou o efeito da direção da transferência interlateral no aprendizado de tarefa de toques de dedos. Vinte participantes destros (18-30 anos) foram divididos em 2 grupos: prática com a mão direita (GD) e com a mão esquerda (GE). Os grupos foram avaliados em fases de pré-teste, pós-teste e retenção. A tarefa consistiu na realização do maior número de toques alternados entre o polegar e os demais dedos, durante 10 segundos, em sequência pré-estabelecida. O GE apresentou maior número de toques de dedos com a mão esquerda no pós-teste (Z=2,2; P=0,028) comparado ao pré-teste. O GD aumentou o número de toques de dedos do pré-teste para a retenção para a mão direita (Z=2,4; P=0,017) e esquerda (Z=2,6; P=0,009), indicando o aprendizado e a transferência interlateral. A transferência interlateral no sentido da mão direita para esquerda foi explicada pelo princípio da treinabilidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio examinó el efecto de la dirección de la transferencia interlateral en la tarea de secuencia de tocar los dedos. Veinte participantes diestros (18-30 años) fueron divididos en dos grupos: la práctica con la mano derecha (GD) y la mano izquierda (GE). Los grupos fueron evaluados en el pre-test, post-test y la retención. La tarea era hacer el mayor número de movimientos alternantes entre el pulgar y otros dedos, por 10 segundos, con una secuencia preestablecida. GE realizado mayor número de toques de dedos con la mano izquierda en el post-test (Z = 2.2, P = 0,028) en comparación con el pre-test. El GD aumentado el número de movimientos del dedo en la retención de la mano derecha (Z = 2.4, P = 0,017) e izquierda (Z = 2.6, P = 0,009), lo que indica el aprendizaje y la transferencia interlateral. La transferencia interlateral hacia la mano derecha a la izquierda se explica por el principio de la treinabilidad.

    Resumo em Inglês:

    The present study analyzed the effect of interlateral transfer direction while learning a touching finger sequence task. Twenty right-handed participants (18-30 years old) were divided into two groups: practice with the right hand (GD) and left hand (GE). Groups were evaluated during pretest, posttest, and retention phases. The task was performing the higher number of finger touches between tomb and the other fingers, during 10 seconds, in a pre-stablished order. The GE showed higher number of finger touchs with the left hand in posttest (Z=2,2; P=0,028) compared to pretest. The GD increased the number of finger touches from pretest to retention for the right hand (Z=2,4; P=0,017) and left hand (Z=2,6; P=0,009), indicating learning and interlateral transfer of learning. The interlateral transfer of learning from the right to the left hand was explained by the principle of trainability.
  • Consumo de suplementos nutricionais por frequentadores de academias da cidade de Porto Alegre Artigos Originais

    Fayh, Ana Paula Trussardi; Silva, Cláudia Villela da; Jesus, Flávia Roanna Dotto de; Costa, Gabriela Kerpel

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi verificar a prevalência do uso de suplementos alimentares nas academias da cidade de Porto Alegre. Foram entrevistados 316 indivíduos com idade entre 18-59 anos. A abordagem foi por voluntariedade, em 22 academias da cidade. Observou-se um expressivo uso de suplementos nutricionais pelos participantes (28,8%), e os homens utilizam mais suplementos do que as mulheres (p<0,05). Os suplementos mais utilizados foram aqueles à base de proteínas, que são ingeridos principalmente por indicação de educadores físicos. O alto consumo de suplementos nutricionais aponta a necessidade de alertar à população quanto aos riscos relacionados ao uso indevido de suplementos nutricionais.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estúdio fue verificar la prevalencia de la utilizacíon de suplementos dietéticos en las academias de la ciudad de Porto Alegre. Fueron entrevistadas 316 personas con edad entre 18 y 59 años. La abordaje fue por voluntariedad en 22 academias de la ciudad. Se ha observado un expresivo uso de suplementos nutricionales por los participantes (28,8%), y los hombres utilizan más los suplementos que las mujeres (p<0,05). Los suplementos con mayor utilizacíon fueron los a base de proteínas que son ingeridos principalmente por la indicación de educadores físicos. Lo elevado consumo de suplementos nutricionales demuestra la necesidad de advertir la populación sobre los riesgos relacionados al uso inadecuado de suplementos nutricionales.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to verify the prevalence of the use of food supplements at fitness centers in the city of Porto Alegre. Were interviewed 316 individuals at an age range between 18 and 59. Individuals participated voluntarily in 22 fitness centers in the city. The study has revealed a significant use of nutritional supplements by the participants (28.8%) and men intake more supplements than women (p<0.05). The most common supplements reported in the study were those mainly based on proteins, which are mainly chosen because of suggestions made by physical educators. The high intake of nutritional supplements indicates the necessity of alerting the population about the risks related to the inappropriate use of nutritional supplements.
  • Perfil lipídico e glicêmico de ratos treinados em exercício aeróbio ou anaeróbio e suplementados com maltodextrina Artigos Originais

    Leite, Cátia Fernandes; Hartleben, Cláudia Pinho; Magalhães, Caroline Soares; Rombaldi, Airton José

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: verificar as alterações no perfil lipídico e glicêmico de ratos treinados, suplementados com maltodextrina. MATERIAIS E MÉTODOS: o protocolo de treinamento consistiu de 8 semanas de natação em padrão contínuo (60min.dia-1) ou intermitente (2 períodos de 30min, com intervalo de 10min), com sobrecargas correspondentes a 5% e 10% do peso corporal, respectivamente. Durante 37 dias os animais foram suplementados com uma dose diária de 0,48g.kg-1 de maltodextrina dissolvida em água ou receberam água pura. RESULTADOS: o exercício aeróbio ocasionou aumento significativo no nível glicêmico. Os exercícios e a maltodextrina não causaram alterações no perfil lipídico. CONCLUSÃO: o exercício aeróbio proporcionou elevação no nível glicêmico, não causando hipoglicemia.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo fue comprobar los cambios en los lípidos y los niveles de glucosa de las ratas entrenadas complementados con maltodextrina. MATERIAL Y MÉTODOS: El protocolo consistió en 8 semanas de patrón de natación continua (60min.dia-1) o intermitente (2 períodos de 30 min, con un intervalo de 10 min), con sobrecargas que corresponden al 5% y el 10% del peso corporal. Durante 37 días los animales fueron suplementados con una dosis diaria de 0,48 g.kg-1 maltodextrina disuelta en agua o agua pura. RESULTADOS: El ejercicio aeróbico provocó un aumento significativo en los niveles de glucosa en la sangre. Los ejercicios y la maltodextrina no causó cambios en el perfil lipídico. CONCLUSIONES: El ejercicio aeróbico dio lugar en los niveles de glucosa en la sangre, sin causar hipoglucemia.

    Resumo em Inglês:

    The objective was to verify changes in lipids and glucose levels of trained rats supplemented with maltodextrin. MATERIALS AND METHODS: The training protocol consisted of 8 weeks of continuous swimming pattern (60min.dia-1) or intermittent (2 periods of 30 minutes, with an interval of 10 minutes), with overloads corresponding to 5% and 10% of body weight, respectively. For 37 days the animals were supplemented with a daily dose of 0.48 g.kg-1 maltodextrin dissolved in water or pure water. RESULTS: Aerobic exercise caused a significant increase in blood glucose levels. The exercises and maltodextrin did not cause changes in lipid profile. CONCLUSION: Aerobic exercise gave rise in blood glucose levels, without causing hypoglycemia.
  • Insatisfação com o peso e a massa corporal em estudantes do ensino fundamental e médio do sexo feminino no município do Rio de Janeiro Artigos Originais

    Palma, Alexandre; Resende, Fabiana; Marques, Rodrigo Sant'anna; Assis, Monique; Teves, Nilda; Moreira, Jéssica Pronestino de Lima

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi verificar a prevalência de insatisfação corporal entre adolescentes do sexo feminino na cidade do Rio de Janeiro. Foram investigadas 2.149 estudantes do sexo feminino, entre 14 e 18 anos de idade. Foram aferidos os pesos, estaturas e índices de massa corporal (IMC) informados e desejados. A insatisfação corporal foi considerada de dois modos: a) através do desejo de modificar o IMC; e, b) o desejo de alterar o peso corporal em valor superior a 10% do peso informado. Do total investigado, 93,58% expressaram o desejo de modificar o IMC. Foi possível observar, ainda, que 42,48% manifestaram insatisfação com o peso. É possível concluir, então, que as adolescentes investigadas manifestaram tendência à insatisfação com o peso corporal.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente estudio fue determinar la prevalencia de la insatisfacción corporal en adolescentes del sexo femenino en la ciudad de Río de Janeiro. Se investigaron 2.149 estudiantes con edades comprendidas entre 14 y 18 años. Se levantaron los pesos, las alturas y los índices de masa corporal (IMC) informados y deseados. La insatisfacción con el cuerpo fue considerada de dos maneras: a) por el deseo de cambiar el IMC y b) el deseo de cambiar el peso (en kg) con valores superiores a los 10% del peso informado. Del total, 93,58% expresó el deseo de cambiar su IMC. También observamos que 42,48% reportaron insatisfacción con el peso. Es posible concluir que las adolescentes encuestadas expresaron una tendencia de insatisfacción con su peso corporal.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to verify the prevalence of body dissatisfaction among adolescent girls in the city of Rio de Janeiro. 2,149 female students aged between 14 and 18 years were investigated. Informed and desired weights, heights and the body mass index (BMI) were also investigated. The body dissatisfaction was addressed in two ways: a) by the desire to change the BMI and b) the desire to change the weight (in kg) over 10% of body informed. Of the total, 93.58% expressed a desire to modify their BMI. We also observed that 42.48% reported dissatisfaction with the weight. Therefore, it was possible to conclude that female students showed a tendency to be dissatisfied with their body weight.
  • Limiar anaeróbico ventilatório em adolescentes brasileiros de ambos os sexos Artigos Originais

    Gomes, Kamilla Bolonha; Carletti, Luciana; Perez, Anselmo José; Rodrigues, Anabel Nunes

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de comparar as respostas cardiorrespiratórias no limiar anaeróbico ventilatório (LAV) em relação ao gênero, faixa etária e dados publicados na literatura, foram avaliados 289 adolescentes, de ambos os sexos, entre 10 e 14 anos. Foi realizado um teste cardiopulmonar, utilizando o protocolo de rampa em esteira ergométrica. O LAV foi identificado pelos métodos do V-slope e/ou do equivalente ventilatório de oxigênio. Os resultados mostraram que o consumo de oxigênio (VO2 LAV) absoluto foi maior nos meninos aos 13 e 14 anos; o VO2 LAV relativo ao peso corporal foi diferente entre os gêneros apenas aos 14 anos, sendo maior nos meninos. Conclui-se que há perda da aptidão física aeróbica dos adolescentes, de ambos os sexos, a partir dos 12 anos, com valores inferiores comparados à literatura.

    Resumo em Espanhol:

    A fin de comparar las respuestas cardiorrespiratorias en el umbral anaeróbico ventilatorio (UAV) en relación con el género, la edad y los datos publicados, se evaluaron 289 adolescentes de ambos sexos, entre 10 y 14 años. Se realizó una prueba de esfuerzo cardiopulmonar utilizando un protocolo de rampa en la cinta. El UAV fue identificado por los métodos de la V-slope y/o equivalentes ventilatorio de oxígeno. Los resultados mostraron que el consumo de oxígeno (VO2 UAV) absoluta fue mayor en los varones de 13 y 14 años, la VO2 UAV relativo al peso corporal fue diferente entre los sexos sólo 14 años, siendo mayor en los varones. En conclusión de que hay una pérdida de la aptitud aeróbica de los adolescentes de ambos sexos de 12 años de edad, con valores más bajos en comparación con la literatura.

    Resumo em Inglês:

    In order to compare the cardiorespiratory responses in ventilatory anaerobic threshold (VAT) in relation to gender, age and published data, were evaluated 289 adolescents of both sexes, between 10 and 14 years, who underwent a cardiopulmonary test using a ramp protocol on treadmill. The VAT was identified by the methods of the V-slope and/or ventilatory equivalent of oxygen. The results showed that oxygen consumption (VO2 VAT) absolute was higher in boys at 13 and 14 years. The VO2 VAT relative to body weight was different only between genders aged 14 years old, and being higher in boys than girls. We conclude that there is loss of aerobic fitness in adolescents of both sexes from the age of 12. The VO2 VAT was lower when compared with the literature.
  • Prática de futebol e fatores sociodemográficos associados em adolescentes Artigos Originais

    Silva, Diego Augusto Santos; Silva, Roberto Jerônimo dos Santos; Petroski, Edio Luiz

    Resumo em Português:

    Objetivou-se verificar a associação entre a prática de futebol com fatores sociodemográficos em escolares. A amostra foi composta por 906 estudantes de escolas públicas de Aracaju, Sergipe, Brasil, com média de 15,11 (DP=2,19) anos de idade. Utilizou-se a regressão de Poisson para o cálculo da razão de prevalência (RP) e intervalos de confiança de 95% (IC95%). Dos estudantes investigados, 49,1% não praticavam futebol. Os escolares com maiores probabilidades de não praticar futebol foram os do sexo feminino (RP: 3,28; IC95%: 2,59-4,15) e do ensino médio (RP: 1,45; IC95%: 1,10-1,92). Quase metade dos estudantes não pratica futebol e, independente da faixa etária e nível econômico, em estudantes do sexo feminino e do ensino médio a probabilidade de prática na modalidade é ainda menor.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio evaluó la asociación entre la práctica de fútbol con factores sociodemográficos en los escolares. La muestra está compuesta por 906 estudiantes de escuelas públicas en Aracaju, Sergipe, Brasil, con una media de 15,11 (SD = 2,19) años de edad. Se utilizó la regresión de Poisson para el cálculo de la tasa de prevalencia (RP) y los intervalos de confianza del 95% (IC95%). De los estudiantes encuestados, el 49,1% no practica el fútbol. Los niños con más probabilidades de no jugar al fútbol eran mujeres (RP: 3,28, IC95%: 2,59 a 4,15) y de la escuela secundaria (RP: 1,45, IC95%: 1,10 - 1,92). Casi la mitad de los estudiantes no practican el fútbol y sin importar la edad y el nivel económico, las alumnas y los alumnos de la escuela secundaria probablemente a la práctica en el deporte es aún menor.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to evaluate the association between soccer practice and sociodemographic factors in adolescents. The sample consisted of 906 public school students from Aracaju, Sergipe, Brazil, with a mean age of 15.11 (SD=2.19) years. Poisson regression was used to calculate the prevalence ratio (PR) and 95% confidence interval (95%CI). Among the students investigated, 49.1% had not played soccer during the last 7 days. Adolescent girls (PR: 3.28; 95%CI: 2.59-4.15) and high school students (PR: 1.45; 95%CI: 1.10-1.92) presented the highest probability of not playing soccer. Almost half the students do not play soccer and the probability is even lower among adolescent girls and high school students, irrespective of age group and socioeconomic status.
  • A esportivização do skate (1960-1990): relações entre o macro e o micro Artigos Originais

    Honorato, Tony

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi apresentar elementos da esportivização da prática cultural skate (1960-1990), como conhecimento para o entendimento da relação entre o micro e o macro processo sócio-histórico do skate. Como fonte de pesquisa histórica para a esportivização do skate no Brasil, dimensão macro, utilizamos a Revista Tribo Skate e para a de Piracicaba/SP, dimensão micro, entrevistamos dois colaboradores a partir do método da história oral. Os resultados evidenciaram que o skate surgiu para gerar fortes tensões agradáveis, suas formas de lazer precedem as formas esportivas e, guardadas as particularidades, os seus processos macro e micro-históricos são interdependentes.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue presentar elementos de la deportivización de la práctica cultural skate (1960-1990), como conocimiento para el entendimiento de la relación entre el micro y macro proceso socio-histórico del mismo. Como fuente de investigación histórica para la deportivización del skate en Brasil, dimensión macro, utilizamos la Revista Tribo Skate y para la de Piracicaba/SP, dimensión micro, entrevistamos dos colaboradores a partir del método de historia oral. Los resultados evidenciaron que el skate surgió para generar fuertes tensiones agradables, sus formas de ocio preceden a sus formas deportivas y, salvando las particularidades, los procesos macro y micro-históricos son interdependientes.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to present the elements of the sportivization of the cultural practice of skateboarding (1960-1990), as knowledge for the understanding of the relation between the micro and the macro social and historical processes of skateboarding. We used the magazine Revista Tribo Skate as source of historical research for the sportivization of skateboarding in Brazil, the macro dimension, and for the micro dimension, the city of Piracicaba/SP, where we interviewed two collaborators based on the method of oral history. The results evidenced that the skateboarding has appeared to generate pleasant strong tensions, its leisure forms precede its sport form and, respecting the particularities, its macro and micro historical processes are interdependent.
  • Sem tempo de ser criança: a pressa no contexto da educação de crianças e implicações nas aulas de educação física Artigos Originais

    Staviski, Gilmar; Surdi, Aguinaldo; Kunz, Elenor

    Resumo em Português:

    Este texto caminha no sentido de refletir sobre o tempo no processo de educação das crianças, dando destaque ao culto a tudo que é veloz. Procuramos mostrar que a maneira pela qual a sociedade de maneira hegemônica tem percebido o tempo está relacionada com as mudanças mais radicais e menos perceptíveis da nossa modernidade. Na Educação Física, a compreensão fenomenológica do movimento humano ajuda a compreender o brincar e o "se-movimentar"- conceito desenvolvido no Brasil por Kunz (2000) - como as principais possibilidades de respeitar a criança no que ela é e deseja no presente de sua vida e de se posicionar criticamente diante de uma lógica do apressamento do tempo, que faz sucumbir à quantidade em detrimento da qualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto se mueve a reflexionar sobre el tiempo en el proceso de educar a los niños, haciendo hincapié en la adoración de todo lo que es rápido. Se demuestra que la manera en que la sociedad se ha dado cuenta del tiempo de manera hegemónica está relacionada con los cambios más radicales y menos visibles de nuestra modernidad. En Educación Física, la comprensión fenomenológica del movimiento humano ayuda a comprender la obra y "mover a sí mismo" - un concepto desarrollado en Brasil por Kunz (2000) como las principales posibilidades de respetar al niño como el es y lo que el quiere de su vida, así como posicionarse criticamente delante de una lógica fundamental de agilizar el tiempo, que hace sucumbir a la cantidad sobre la calidad.

    Resumo em Inglês:

    This text moves towards to reflect on time in the process of educating children, emphasizing the worship of everything that is fast. We show that the manner in which the company has noticed the way hegemonic time is related to the most radical changes and less noticeable of our modernity. In Physical Education, the phenomenological understanding of human movement helps to understand the play and "moving oneself" - a concept developed in Brazil by Kunz (2000) as the main possibilities of respecting the child as she is and wants of his life in this and to stand before a critical logic of expediting the time, which is succumbing to quantity over quality.
  • Competição e cooperação: na procura do equilíbrio Artigos Originais

    Lovisolo, Hugo Rodolfo; Borges, Carlos Nazareno Ferreira; Muniz, Igor Barbarioli

    Resumo em Português:

    O artigo analisa o conteúdo das mensagens que coloca a proposta dos jogos cooperativos como superior aos jogos competitivos, especialmente quando se propõe uma educação transformadora em relação aos valores sociais humanos. Para tanto, foram analisadas as principais ideias dos autores que têm se dedicado ao estudo dos jogos cooperativos. De uma forma geral, os argumentos utilizados enfatizam os valores da cooperação em detrimento da competição, responsabilizando os jogos competitivos pela disseminação de contra valores educativos. Como resultado, temos afirmações retóricas, sem evidências ou fundamentações teóricas consistentes, uma tentativa forçada dos autores de legitimar os jogos cooperativos na educação pretendida e de mostrar a sua vantagem sobre os jogos competitivos.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo analiza el contenido de mensajes que coloca la propuesta de los juegos cooperativos como superior a los competitivos, especialmente cuando se propone una educación transformadora en relación a valores sociales humanos. Para eso, se analizaron las principales ideas de autores que se han dedicado al estudio de los juegos cooperativos. De una forma general, los argumentos utilizados enfatizan los valores de cooperación en perjuicio de la competición, responsabilizando a los juegos competitivos por la diseminación de contra valores educativos. Como resultado, hay afirmaciones retóricas, sin evidencias o fundamentos teóricos consistentes, un intento forzado de autores de legitimar los juegos cooperativos en la educación pretendida y de mostrar su ventaja sobre los competitivos.

    Resumo em Inglês:

    The paper analyzes the content of the messages that sees the purposes of the cooperative games as superior to the competitive games, especially when a transforming education regarding the human social values is proposed. To do so, the main ideas of the authors who have been dedicating themselves to the study of cooperative games were analyzed. In general, the arguments used stand out the values of cooperation to the detriment of competition, making responsible the competitive games upon the dissemination of non educative values. As result, there are rhetorical statements, no evidences or consistent theoretical proofs, a forced attempt of authors to legitimate the cooperative games in the expected education and to show its advantage on the competitive games.
  • A juventude rumo à docência: considerações acerca da formação profissional em educação física Artigos Originais

    Cruz Junior, Gilson; Caparróz, Francisco Eduardo

    Resumo em Português:

    Este artigo se insere no campo de debates concernido na formação acadêmico-profissional em Educação Física, em sua interface com o tema juventude, propondo-se a refletir sobre as formas pelas quais esta condição - de jovem - pode exercer influência sobre as significações atribuídas pelos sujeitos em formação inicial ao ser professor. Para alcançar essa meta, organiza-se de acordo com o seguinte itinerário de discussão: a) princípios básicos do fenômeno juventude; b) o atual cenário da educação superior brasileira, à luz de suas relações com o imaginário juvenil; c) nexos dessa conjuntura com a formação docente em Educação Física.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo se inscribe en los debates vinculados a la formación académica y profesional en Educación Física, en su interfaz con el tema de la Juventud, con la intención de reflexionar sobre las formas en que esta condición - los jóvenes - pueden influir en los significados atribuidos, por los sujetos en la formación inicial, al ser maestro. Para lograr este objetivo, se estableció el siguiente itinerario para el debate: a) principios básicos del fenómeno juvenil, b) la situación actual de la educación superior en Brasil, a la luz de sus relaciones con el imaginario juvenil, c) los eslabones de esta coyuntura con la formación del profesorado en Educación Física.

    Resumo em Inglês:

    This article falls within the debates linked to academic and professional training in Physical Education, at its interface with the theme of youth, intending to reflect on the ways in which this condition - youth - may influence the meanings attributed, by subjects in initial training, to the be teacher. To achieve this goal, we established the following itinerary for discussion: a) basic principles of youth phenomenon; b) current situation of Brazilian higher education and its relations with the juvenile imaginary; c) links between this situation and the teacher training in Physical Education.
  • Prioridades dos Programas de Pós-Fraduação Stricto Sensu em Educação Física: a visão dos egressos Artigos Originais

    Moreira, Evando Carlos; Tojal, João Batista Andreotti Gomes

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve como objetivo identificar, junto aos alunos egressos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, as prioridades do processo formativo estabelecidas pela Instituição em que realizaram seus cursos. A pesquisa envolve a coleta de dados dos objetivos desses Programas, além de questionário aplicado aos egressos dos mesmos e que receberam titulação entre os anos de 2001 e 2006. Os Programas de Pós-Graduação em Educação Física precisam dedicar mais tempo ao processo de formação dos professores para o nível superior, considerando que boa parte deles destaca ter sido significativa a dedicação à produção de pesquisa em detrimento à formação docente.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación ha tenido como objetivo identificar junto a los estudiantes egresos de los Programas de Postgrado Stricto Sensu en Educación Física las prioridades del proceso formativo establecidas por la Instituición en que los cursos fueran realizados. La investigación envuelve la colecta de datos de los objetivos de esos Programas, además de cuestionario aplicado para los egresos de la misma y que recibieran titulación entre los años de 2001 y 2006. Los Programas de Postgrado en Educación Física necesitan dedicar más tiempo al proceso de formación de los profesores para el nível superior, considerando que buena parte de ellos hace hincapié en tener un impacto significativo de la dedicación a la producción de investigación en detrimento a la formación docente.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to identify the priorities of the training process by the point of view of the graduate students of Stricto Sensu Post Graduation Programs in Physical Education. The research involves the collection of data of the objectives of these Programs, and questionnaires applied to the graduate students of such Programs which received their titles between 2001 and 2006. Results show that Post Graduation Programs in Physical Education must focus the process of teacher´s formation to the Higher Education, considering that most of them underline significant dedication to research production in detriment of teacher´s formation.
  • Jogando com as feminilidades: um estudo etnográfico em um time de futsal feminino de Porto Alegre Artigos Originais

    Silveira, Raquel da; Stigger, Marco Paulo

    Resumo em Português:

    Esse estudo aborda o associativismo esportivo de mulheres. Trata-se de uma investigação etnográfica desenvolvida no contexto de um time de futsal feminino, onde procuramos saber como e porque mulheres se associam para praticar um esporte socialmente considerado masculino, e como essa prática se insere nas suas vidas. Após um ano de observação participante (diários de campo) e realização de entrevistas (17), identificamos que a prática do futsal extrapola o jogo propriamente dito, sendo fortemente vinculada a questões de gênero e sexualidade presentes dentro e fora da quadra. Na relação com o esporte que elas escolheram praticar, esses temas se entrelaçavam no cotidiano das jogadoras, de forma heterogênea: se, por um lado, identificamos uma transgressão em relação aos padrões dominantes, por outro, também visualizamos a reprodução desses mesmos valores.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio aborda el asociativismo deportivo de mujeres. Se trata de una investigación etnográfica desarrollada en el contexto de un equipo de fútbol de salón femenino, donde buscamos saber cómo y por qué mujeres se asocian para prácticar un deporte socialmente considerado masculino, y como esa práctica se inserta en sus vidas. Después de un año de observación participante (diarios de campo) y realización de entrevistas (17), identificamos que la práctica de fútbol de salón extrapola el juego propiamente dicho, siendo vinculada a las cuestiones de género y sexualidad presentes dentro y afuera de la cancha. En la relación con el deporte que ellas eligieron prácticar, eses temas se entrelazaban en el cotidiano de las jugadoras de forma heterogénea: si por un lado, identificamos una transgresión en relación a los padrones dominantes, por otro, también visualizamos la reproducción de esos mismos valores.

    Resumo em Inglês:

    This study approaches the sporting associativism of women. It is an ethnographic investigation developed in the context of a female indoor soccer team, in which we seek to understand the reason why women associate to practice a so-called masculine sport, and the way this practice is inserted in their lives. After one year of participating observations (field diaries) and interviews (17), we identified that the practice of indoor soccer extrapolates the sport per se, being strongly attached to issues of gender and sexuality present inside and outside the court. In the relation with the sport that they chose to practice, these issues are interlaced in the players' everyday heterogeneously: if on the one hand we can identify a transgression of dominant standards, on the other we can see a reproduction of these values.
  • Olhando futebol: jeitos Xavantes de torcer Artigos Originais

    Jahnecka, Luciano; Rigo, Luiz Carlos; Silva, Méri Rosane Santos da

    Resumo em Português:

    Diferente dos estudos que tratam das torcidas dos clubes das grandes cidades, esta pesquisa teve como objetivo central descrever e analisar os torcedores do Grêmio Esportivo Brasil (Pelotas, RS, Brasil). Inspirado na perspectiva da etnografia contemporânea, que contou com um trabalho de campo realizado nos anos de 2007 e 2008 que envolveu observações, entrevistas e registros fotográficos, realizou-se uma descrição cuidadosa, acompanhada de uma análise das práticas torcedoras que ocorrem antes, durante e após os jogos. Concluímos que a torcida do Grêmio Esportivo Brasil contempla uma diversidade de grupos de torcedores que se relacionam com o futebol e com o clube de distintas maneiras, produzindo diferentes jeitos Xavantes de torcer.

    Resumo em Espanhol:

    Diferente de los estudios que se ocupan de los aficionados de los clubes en las grandes ciudades, esta investigación tuvo como objetivo describir y analizar la hinchada de Grêmio Esportivo Brasil (Pelotas, RS, Brasil). Inspirados en la perspectiva de la etnografía contemporánea a través del trabajo de campo realizado en los años 2007 y 2008 con observaciones participantes, entrevistas y registros fotográficos, hicimos una minuciosa descripción y análisis de las practicas de los aficionados antes, durante y después de los juegos. Se concluye que la hinchada de Grêmio Esportivo Brasil ofrece una variedad de modos en se relacionar al fútbol y con el club, produciendo diferentes maneras de apoyar Xavante.

    Resumo em Inglês:

    Different from studies about fans from clubs located in big cities, this research aimed to describe and to analize the fans of Grêmio Esportivo Brasil (Pelotas, RS, Brazil). Inspired by the perspective of contemporary ethnography, through a fieldwork conducted in the years of 2007 and 2008 which involved observations, interviews and photographic records, we made a careful description and analysis of fans practices before, during and after the games. We concluded that the crowd of Grêmio Esportivo Brasil offers a variety of fans which relate with football and with the club in different ways, producing different ways of Xavante´s support.
  • Os corpos e suas marcas socioétnicas: futebol, identidades e história em valles leste de Jujuy (Argentina)

    Fernández, Federico

    Resumo em Português:

    Produto de uma investigação etnográfica desenvolvida durante quatro anos (2007-2010) nos vales leste da província de Jujuy (Argentina), este artigo pretende discutir uma série de processos históricos de longa duração em uma área de estudo particular, para estabelecer as coordenadas estruturais que permitiram configurar as relações entre: noções sócio-históricas de corpos, as categorizações socioétnicas regionais dominantes e as identificações de grupo mais profundas entre os jogadores e simpatizantes do futebol praticado entre os povos Vallistos.

    Resumo em Espanhol:

    Producto de una pesquisa etnográfica desarrollada durante cuatro años (2007-2010) en los valles orientales de la Provincia de Jujuy (Argentina), este articulo tiene por objeto analizar una serie de procesos históricos de larga duración dentro de un área de estudio particular, con el propósito de establecer las coordenadas estructurales que permitieron configurar las relaciones entre: las nociones socio-históricas sobre los cuerpos, las categorizaciones socio-étnicas regionales dominantes, y las identificaciones grupales más sentidas entre los jugadores y simpatizantes del fútbol practicado entre los pueblos Vallistos.

    Resumo em Inglês:

    Product of an ethnographic research developed during four years (2007-2010) in the East valleys of the province of Jujuy (Argentina), this article aims to discuss historical processes in a particular case, in order to establish the structure that allowed to configure relations between: socio-historical notions of "bodies", the dominant regional socio-ethnic categorizations and the deepest identity between players and supporters (hooligans) of football practiced among the "Vallistos" people.
  • Corpo e religião: marcas da educação evangélica no corpo feminino Artigos Originais

    Rigoni, Ana Carolina Capellini; Prodócimo, Elaine

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo compreender a forma como a Igreja Evangélica Assembleia de Deus influencia na educação do corpo das meninas que a frequentam. O estudo teve como base o referencial teórico da Sociologia e da Antropologia, constituindo-se como uma etnografia, realizada em um templo da Assembleia de Deus na cidade de Campinas/SP, entre março de 2006 a dezembro de 2007. A partir deste estudo percebemos o modo como a educação religiosa recebida pelas meninas gera implicações na educação do corpo das mesmas, que estabelecem uma espécie de negociação entre os costumes postulados pela Igreja e outras formas de educação.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación tuvo como objectivo comprender la forma como la Iglesia Evangélica Asamblea de Dios influye en la educacion del cuerpo de las niñas que la asisten. El estudio se basó en el marco teórico de la Sociología y la Antropología, estableciéndose como una etnografía realizada en un templo de la Asamblea de Dios en la ciudad de Campinas/SP, entre marzo de 2006 y diciembre de 2007. De este estudio podemos ver como la educación religiosa recibida por las niñas tiene implicaciones em la educación del cuerpo de ellas, que establecen uma espécie de negociación entre las prácticas acreditadas por la Iglesia y otras formas de educación.

    Resumo em Inglês:

    This research aims to figure out how protestant church specifically one known as Assembleia de Deus influences the body education of the girls who visit often this type of institution. This study rests on the theoretical framework of sociology and anthropology and consists of an ethnography which took place in Assembleia de Deus church located in Campinas city/São Paulo, between March/2006 and December/2007. From this study we understood the way how religious education impacts in body education of the girls, which establish a kind of negotiation between the practices postulated by the church and others kind of education.
  • Efeitos da perda rápida de peso em atletas de combate Artigos De Revisão

    Lorenço-Lima, Leandro de; Hirabara, Sandro Massao

    Resumo em Português:

    Em esportes de combate, a estratégia de perda rápida de peso é frequentemente utilizada com o propósito de obter vantagens sobre o oponente. Nesse processo, a redução de peso é extremamente acentuada com curta duração, o que pode provocar uma série de desordens fisiológicas, psicológicas e também quanto ao desempenho esportivo. Sendo assim, a presente revisão teve como objetivo compilar os principais achados quanto aos efeitos adversos devido à perda rápida de peso, tendo em vista o embasamento científico aos profissionais envolvidos com atletas de combate. Os estudos demonstram um grande número de atletas que se engajam em programas com tal propósito, repetindo inúmeras vezes ao longo da vida. Entretanto, os potenciais riscos à saúde causados por tal prática usualmente não são levados em consideração. Com base nos estudos apresentados, a perda rápida de peso deve ser avaliada cuidadosamente por educadores físicos, médicos, nutricionistas e demais profissionais da área da saúde, considerando os vários efeitos adversos que essa prática pode resultar. É importante ressaltar que a preservação da integridade e do bem-estar dos atletas envolvidos pode ser fator determinante na decisão de um combate.

    Resumo em Espanhol:

    En los deportes de combate, la estrategia de rápida pérdida de peso es a menudo utilizada para el fin de obtener ventajas sobre su oponente. Lo proceso de reducción de peso es muy fuerte con una corta duración, que puede causar una variedad de trastornos fisiológicos, psicológicos, así como para el desempeño deportivo. Por lo tanto, esta revisión pretende recopilar las principales conclusiones sobre los efectos adversos debido a la pérdida rápida de peso, en vista de la base científica para los profesionales que trabajam com atletas de combate. Varios estudios muestran un gran número de atletas que participan en los programas para ese fin, repitiendo varias veces por toda la vida. Sin embargo, los riesgos potenciales para la salud causados por esta práctica no se suele tener en cuenta. Sobre la base de los estudios presentados, la pérdida rápida de peso debe ser evaluado cuidadosamente por los educadores físicos, médicos, nutricionistas y otros profesionales de la salud, teniendo en cuenta los efectos adversos diferentes que esto puede resultar. Es importante destacar que la preservación de la integridad y el bienestar de los atletas que participan pueden ser un factor determinante en la decisión de un concurso.

    Resumo em Inglês:

    In combat sports, the rapid weight loss is a strategy often used for the purpose of gaining an advantage over the opponent. In this process, the weight reduction is extremely sharp in a short period of time, which can cause a variety of physiological or psychological disorders, as well as a decreasing on sports performance. Therefore, this review aims to compile the main findings about the adverse effects due to rapid weight loss, in order to give a scientific base for professionals involved with combat athletes. Several studies have shown a large number of athletes who engage in programs for this purpose, repeating this procedure several times throughout life. However, potential risks to health caused by this practice usually are not taken into account. Based on the studies presented, the rapid weight loss should be carefully evaluated by physical educators, physicians, nutritionists and other health care professionals, considering the various adverse effects that this practice can result. It is important to remember that the preservation of the integrity and welfare of the athletes involved may be a determinant factor to decide a combat.
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com