Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Volume: 37, Número: 4, Publicado: 2015
  • Decidir sobre nós mesmos Editorial

    Vaz, Alexandre Fernandez; Almeida, Felipe Quintão de; Bassani, Jaison José
  • Saber do corpo, do político e da política: notas sobre indivíduo e sujeito Artigos Originais

    Rodríguez, Raumar; Vaz, Alexandre Fernandez

    Resumo em Português:

    Resumo Neste trabalho discutem-se as implicações teórico-metodológicas do uso das noções de indivíduo e sujeito nas ciências humanas e sociais. A partir dessa primeira discussão se introduz uma segunda, envolvida desde o início, sobre o saber do corpo e as suas relações com a política. Por fim, o desenvolvimento das reflexões leva a tocar na tensão entre o universal e o particular, nessa instância que se pode chamar cultura judaico-cristã. A questão se coloca por sua relevância e contemporaneidade e observa-se que o corpo está no centro da discussão política. Essa discussão sempre supõe, de um modo ou de outro, que um saber do corpo se coloca em jogo e que tal saber está articulado com a política, em sua dimensão institucional ou no que diz respeito aos seres falantes como tais, ou seja, os corpos falantes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo trata sobre las implicaciones teórico-metodológicas del uso de las nociones de individuo y sujeto en las ciencias humanas y sociales. A partir de esa primera discusión se introduce una segunda, implicada desde el principio, relativa al conocimiento del cuerpo y sus relaciones con la política. Por último, el desarrollo de las reflexiones se acerca al tema de la tensión entre lo universal y lo particular, en esa instancia que puede llamarse cultura judeocristiana. Esta cuestión se tiene en cuenta por su relevancia y contemporaneidad, y se considera que la cuestión del cuerpo está en el centro de la discusión política. Esa discusión siempre supone, de un modo u otro, que un conocimiento del cuerpo entra en juego y que ese conocimiento está articulado en la política, en su dimensión institucional o en lo que respecta a los seres hablantes en cuanto a tales, es decir, los cuerpos hablantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the theoretical and methodological implications of the use of the notions of individual and subject in the Human and Social Sciences. Then we introduce a second discussion, involved from the beginning, concerning the cognizance of the body and its relations with the politics. Finally, this reflection approaches the universal and the particular tension in this instance that can be called Judeo-Christian culture. The issue arises for its relevance and contemporaneity, noting that the body is at the center of political discussion. This discussion always implies, in one or another way, that a knowledge of the body is put into play, and that such knowledge is articulated in politics, in its institutional dimension or regarding to speaking beings as such, i.e. speaking bodies.
  • O planejamento das práticas esportivas escolares no ensino fundamental na cidade de Santos Artigos Originais

    Luguetti, Carla Nascimento; Ferraz, Osvaldo Luiz; Nunomura, Myrian; Böhme, Maria Tereza Silveira

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo da presente pesquisa foi analisar e caracterizar o planejamento das práticas esportivas escolares (PEEs) no ensino fundamental no município de Santos (SP). Para isso, foram aplicados questionários aos professores/treinadores (n = 85) de escolas estaduais, municipais e particulares, com relação: a) ao conhecimento e ao vínculo das PEEs ao projeto pedagógico da escola; b) ao planejamento e à fundamentação teórica para esse projeto; c) aos objetivos e conteúdos a serem atingidos nas PEEs; d) à feitura de avaliação. Concluiu-se que os professores/treinadores apresentaram dificuldades de planejar as PEEs. Sugere-se a elaboração de políticas de formação continuada, bem como a reflexão sobre a formação inicial para a atuação nas PEEs que incorporem esses temas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de esta investigación fue analizar y caracterizar la planificación del deporte escolar en la escuela primaria de la ciudad de Santos (SP). Con este fin, cuestionarios fueron entregados a los profesores/entrenadores (n = 85) de las escuelas públicas y privadas, en relación con: a) el conocimiento de los deportes escolares y la relación entre estas prácticas y el programa escolar, b) la planificación, c) los objetivos y contenidos, d) la evaluación. Se concluyó que los profesores/entrenadores tuvieron dificultades para planificar el deporte escolar. Se sugiere el desarrollo de las políticas de formación continua, así como la reflexión sobre la formación inicial de profesores/entrenadores para trabajar en el deporte escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aimed to analyze and characterize School Sport's planning in the elementary schools in the Santos' City. Questionnaires with open and closed questions were applied to teachers/coaches (n = 85) in public and public schools, regarding: a) School Sport's knowledge and the link between School Sport and the school's curriculum; b) planning of the activities; c) learning outcomes and activities; d) evaluation. It was concluded that teachers/coaches had difficulties in School Sport's planning. This research suggests the development of public policies for continuing professional development in School Sport.
  • O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo Artigos Originais

    André, Mauro Henrique; Hastie, Peter; Araújo, Rui Flores

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo examinou a compreensão holística do jogo (compreensão de regras, valores, distinção entre boas e más práticas) aprendida por alunos do ensino fundamental após uma intervenção de criação de jogos de alvo. A intervenção foi dividida em cinco momentos: introdução aos jogos de alvo, ensinar jogos a outros alunos, criar novos jogos, ensinar seus próprios jogos e praticá-los. A coleta de dados incluiu observações, questionários e entrevistas, que foram analisados por meio de uma triangulação. Concluiu-se que os alunos foram capazes de valorizar as regras dos jogos criados, mas tiveram dificuldade na apresentação dos jogos, uma tarefa normalmente atribuída ao professor.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio examinó el nivel de comprensión holística (entender las reglas, figuras del deporte, la distinción entre buenas y malas prácticas deportivas) aprendidas por alumnos de primaria después de una intervención para crear juegos de diana móvil. La intervención se divide en cuatro etapas: introducción a los juegos de diana, enseñanza de juegos a otros estudiantes, crear nuevos juegos, enseñar sus propios juegos. La recolección de datos incluyó observaciones, cuestionarios y entrevistas, que fueron analizados mediante una triangulación. Se concluyó que los estudiantes pudieron aprender las reglas de los juegos creados, pero tuvieron dificultades en la presentación del juego, una tarea normalmente asignada a la maestra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study examined the games literacy (understanding rules, games values, distinction between good and bad practices) learned by elementary school students after a student-designed games intervention with target games. The intervention was divided into four stages: target games introduction, teaching games to other students, creating new games, teaching their own games. Data collection included observations, questionnaires and interviews, which were analyzed by a triangulation. It was concluded that students were able to appreciate the rules of the games created, but had difficulty in presenting the game, a task normally assigned to the teacher.
  • O espetáculo esportivo na construção das representações sobre a identidade brasileira: uma análise da abertura dos Jogos Pan-americanos de 2007 - o "Pan do Brasil" Artigos Originais

    Abrahão, Bruno Otávio de Lacerda; Soares, Antonio Jorge Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetivou analisar as representações sobre a identidade brasileira que emergiram a partir da festa de abertura dos XV Jogos Pan-Americanos. Para tanto, tomou-se como fonte à transmissão da cerimônia de abertura, o documentário "Jogos Pan-Americanos Rio 2007 – Cerimônia de Abertura" matérias jornalísticas que circularam em 14 de Julho de 2007. A simbolização do Brasil neste evento, traduzida em elementos da sua diversidade natural e cultural, representam a auto-imagem da harmonia multirracial e do ethos festivo do "ser brasileiro" revelando a essência democrática do caráter de um povo que soubera aplainar os antagonismos e hierarquias sociais. Essa seria a contribuição que nação brasileira teria a oferecer ao mundo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo analizar las representaciones de la identidad brasileña que surgieron de la ceremonia de inauguración de los XV Juegos Panamericanos. Se toman como fuentes la transmisión de la ceremonia de inauguración el documental «Juegos Panamericanos Río 2007 - Ceremonia de inauguración» y las noticias que se publicaron el 14 de julio de 2007. En este evento, el simbolismo de Brasil, traducido en elementos de su diversidad natural y cultural, representa la propia imagen de la armonía multirracial y el espíritu festivo de «ser brasileño», lo que revela la esencia democrática del carácter de un pueblo que ha sabido neutralizar antagonismos y jerarquías sociales. Esta sería la contribución que la nación brasileña ofrecería al mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the present study was to analyze the representations about Brazilian identity that emerged from the opening ceremony of the XV Pan-American Games. In order to do so, the documentary "Rio 2007 Pan-American Games – Opening Ceremony" and news reports published in July, 14th 2007 were used as sources of information. In this event, Brazil's symbolism, translated in elements of its natural and cultural diversity, represent the self-image of the multiethnic harmony and of the festive ethos of "being Brazilian", revealing the democratic essence of a nation who leveled with the antagonisms and social hierarchies. This would be the contribution that the Brazilian nation has to offer to the world.
  • Corrigindo o estigma através do espetáculo: o caso da equipe de futebol de anões Artigos Originais

    Moura, Diego Luz

    Resumo em Português:

    Resumo A sociedade constrói mecanismos de classificação que incluem e excluem os indivíduos em diferentes grupos. Chama-se de estigma os atributos negativos que depreciam os indivíduos. Por sua vez, os indivíduos buscam formas de manipulação do estigma. Dentre essas, adquirir notoriedade em atividades que seriam vistas como inusitadas. Fizemos uma pesquisa etnográfica com uma equipe de futebol de anões. Demonstramos como uma equipe de futebol composta por anões usa do esporte para manipular a identidade estigmatizada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La sociedad crea sistemas de clasificación, que incluyen y excluyen a los individuos en diferentes grupos. Se conoce como estigma a los atributos negativos por los que se denigra a las personas. A su vez, los individuos buscan formas de manipulación del estigma. Una de ellas es adquirir notoriedad realizando actividades que son vistas como algo inusual. Se realizó una investigación etnográfica con un equipo de fútbol de enanos. Hemos demostrado cómo un equipo de fútbol integrado por enanos utiliza el deporte para manipular la identidad estigmatizada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The society constructs classification systems which includes and excludes individuals in different groups. The stigma is a negative attributes that disparage individuals. In turn, individuals seek forms of manipulation the stigma. One is gaining prominence in unusual activities. Ethnographic research was carried out with a football team of dwarfs. We demonstrated how a soccer team composed of dwarfs, use sport to manipulate the stigmatized identity.
  • Associações e dissociações no campo da educação física: para onde vai o trabalho dos grupos de trabalho? Artigos Originais

    Cruz, Gilmar de Carvalho; Caparroz, Letícia Beatriz Santana; Fontana, Evelline Cristhine; Correa, Rogerio; Honorato, Ilma Célia Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo Reflexão apoiada na produção científica relacionada à educação física e inclusão escolar publicada na Revista Brasileira de Ciências do Esporte de 2000 a 2010. Efetuou-se levantamento e avaliação dos trabalhos revisados a partir de suas palavras-chave, objetivos, metodologias, resultados e conclusões. O tema inclusão escolar no campo da educação física foi pouco abordado na produção científica veiculada na Revista, a despeito de ser assunto gerador de inquietações acadêmico-profissionais. Esse fato pode contribuir para fragilizar a compreensão dos profissionais da área sobre a relação entre educação física e inclusão escolar e remete a reflexões de interesse sobre a função de associações científicas no diálogo com questões presentes no cotidiano da intervenção profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Análisis de la producción científica relacionada con la educación física y la inclusión escolar en la Revista Brasileira de Ciências do Esporte de 2000 a 2010 tras el estudio y la evaluación de los trabajos revisados a partir de palabras clave, objetivos, metodologías, resultados y conclusiones. El tema de la educación física y la inclusión escolar se ha abordado poco en la producción científica publicada en la Revista a pesar de tratarse de un asunto que genera inquietudes académicas y profesionales. Este hecho puede contribuir a menoscabar la comprensión de los profesionales sobre la relación entre educación física e inclusión escolar, y remite a reflexiones de interés sobre la función de asociaciones científicas en el diálogo con cuestiones cotidianas de la intervención profesional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Review of the scientific literature related to Physical Education and School Inclusion published in the Revista Brasileira de Ciências do Esporte from 2000 to 2010 by survey and evaluation of the revised papers based on key words, objectives, methodologies, results and conclusions. The School Inclusion in the field of Physical Education was rarely addressed in the scientific production published in the Revista, despite being a subject which generates academic and professional concern. This may contribute to undermining the understanding of professionals about the relationship between Physical Education and School Inclusion, and refers to reflections on the role of scientific associations in the dialogue with issues from the daily routine of the professional intervention.
  • Representação simbólica e linguagem de uma criança com autismo no ato de brincar Artigos Originais

    Sá, Maria das Graças Carvalho Silva de; Siquara, Zelinda Orlandi; Chicon, José Francisco

    Resumo em Português:

    Resumo Objetiva analisar as representações simbólicas produzidas no espaço da brinquedoteca, por meio do jogo de faz de conta de uma criança autista, sexo masculino, cinco anos, oriunda da comunidade Vitória/ES. Usa o método qualitativo, a partir de observação participante, videogravação, fotografias e registros em diário de campo. Os dados analisados evidenciam o quanto a experiência de brincar da criança autista favorece a internalização desse elemento da cultura (a brincadeira), na medida em que implica a (re)significação de objetos e a representação de situações de vida, com o uso de múltiplas possibilidades de linguagens e a potencialização do processo de desenvolvimento intra/interpessoal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo es analizar las representaciones simbólicas producidas en la sala de juegos, a través del juego de la imaginación de un niño autista, de sexo masculino, de cinco años de edad, oriundo de la comunidad de Vitória/ES. Se utiliza el método cualitativo, a partir de la observación del participante, videograbación, fotografías y registros en diario de campo. Los datos analizados muestran cuánto la experiencia de jugar de un niño autista favorece a la internalización de ese elemento de la cultura, en la medida en que implica la (re) significación de objetos y la representación de situaciones de vida, utilizando las múltiples posibilidades de lenguajes y potencializando el proceso de desarrollo intra/interpersonal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aims at analyzing symbolic representations produced in a playroom, through pretend play, by a five-year-old male child with autism from the city of Vitória, State of Espirito Santo. The qualitative method is used from participant observation, video filming, photographs and field notes. The analyzed data shows the extent to which the play experience of the child with autism favors the internalization of this cultural element as it implies object (re) signification and representation of life situations, by utilizing multiple language possibilities and enhancing intra/interpersonal developmental process.
  • Insatisfação com a imagem corporal entre pessoas com deficiência visual Artigos Originais

    Peres, Raquel Jacintho; Espírito-Santo, Giannina do; Espírito, Fabiana Resende do; Ferreira, Nilda Teves; Assis, Monique Ribeiro de

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho foi verificar a insatisfação com a imagem corporal em sujeitos com cegueira, congênita e adquirida. Participaram da pesquisa 45 sujeitos com deficiência visual. Foi usado o questionário BSQ para verificar o grau de insatisfação com a imagem corporal e constatado que 24,4% das pessoas com deficiência visual apresentaram alguma insatisfação com a imagem do corpo. Esses dados não apresentaram diferenças estatísticas significativas. Conclui-se que os indivíduos cegos apresentam menos problemas de insatisfação corporal quando comparados com os resultados de estudos com videntes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo fue verificar la insatisfacción con la imagen corporal en personas con ceguera. Los participantes fueron 45 sujetos con discapacidad visual. Se utilizó el cuestionario BSQ para comprobar la imagen corporal. Del total de encuestados, el 24,4% de las personas con discapacidad visual mostraron insatisfacción con la imagen corporal. Estos datos no mostraron diferencias estadísticas significativas. Llegamos a la conclusión de que los ciegos demuestran menos tendencia de desarrollar insatisfacción con la imagen corporal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the present study was to investigate dissatisfaction with body image among blind individuals. 45 blind individuals of both sexes, aged between 18 and 69 years, participated in the study. The Body Shape Questionnaire (BSQ) was used to gather data relating to body image dissatisfaction. 24.4% of the subjects presented some dissatisfaction with their body image. These data did not present any statistical significant difference. It was concluded that the blind subjects presented low levels of body dissatisfaction when compared to normal individuals.
  • Formação acadêmica e experiência desportiva, dos treinadores sul-americanos Artigos Originais

    Ayala-Zuluaga, Carlos-Federico; Aguirre-Loaiza, Héctor-Haney; Ramos-Bermúdez, Santiago

    Resumo em Português:

    Resumo Com o fim de identificar a formação acadêmica e a experiência esportiva nos treinadores da América do Sul, foi desenvolvido um estudo descritivo, com uma amostra intencional de 86 homens e quatro mulheres (M = 46,1 anos ± 10,2). Verificou-se que 99% dos treinadores têm formação profissional e 35% de pós-graduação, dados relativos à classificação final do evento. A experiência como treinador foi observada em cenários olímpicos, mundiais e continentais, com uma média de duas décadas de atuação. Conclui-se que a formação acadêmica e a experiência esportiva são critérios importantes no perfil do treinador sul-americano. Os resultados são discutidos e incentivaram mais pesquisas sobre o assunto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Con el objetivo de identificar la formación académica y la experiencia deportiva en entrenadores suramericanos, se desarrolló un estudio cuantitativo de alcance descriptivo, con una muestra intencional de 86 hombres y 4 mujeres (M = 46.1 años, ±10.2). Se encontró que el 99% de los entrenadores deportivos tienen una formación profesional y el 35% de postgrado, datos que se comparan con la clasificación final del evento. La experiencia como entrenadores se ha observado en escenarios Olímpicos, Mundiales y Continentales, con un promedio de dos décadas en el rol. Se concluye que la formación académica y la experiencia deportiva son criterios importantes en el perfil del entrenador suramericano. Se discuten los resultados y se alientan nuevas investigaciones en relación al tema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In order to identify academic and sport backgrounds in South American coaches, a descriptive study was developed, with a purposive sampling of 86 men and 4 women (M = 46.1 years ± 10.2). It was found that 99% of coaches have professional training and 35% postgraduate studies, data which relates to the final classification of the event. The coaching experience has been observed in Olympic, Worldwide and Continental scenarios, with an average of two decades in the profession. It is concluded that the academic and sporting experience are important criteria in the profile of the South American coaches. Results are discussed and have encouraged further research on the issue.
  • Alterações emocionais e da carga de treinamento em nadadores de alto rendimento Artigos Originais

    Brandão, Maria Regina Ferreira; Leite, Gerson dos Santos; Gomes, Simone Salvador; Figueira Júnior, Aylton; Oliveira, Raul Santo de; Borin, João Paulo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente estudo foi avaliar a relação entre a carga de treinamento e o estado de humor durante um macrociclo. Vinte nadadores velocistas de alto rendimento, de ambos os sexos, foram avaliados pela Escala de Percepção Subjetiva de Esforço (PSE) e pelo Perfil Brums. A carga de treinamento foi determinada com a multiplicação dos quilômetros nadados (volume) semanalmente pela resposta da PSE semanal. A correlação de Pearson foi usadaparaverificar a relação entre a carga de treino e o estado de humor. Os resultados mostraram correlação positiva da carga com a fadiga e negativa com o vigor (p < 0,01). Assim, foi possível concluir que a carga de treinamento determinada pela relação entre o volume e a PSE se relaciona com os estados emocionais, o vigor e a fadiga de nadadores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue evaluar la relación entre la carga de entrenamiento y el estado de ánimo durante un macrociclo. Veinte nadadores velocistas de alto rendimiento, de ambos sexos fueron evaluados a través de la Escala de Percepción Subjetiva del Esfuerzo (PSE) y el perfil Brums. La carga de entrenamiento se determina multiplicando kilómetros nadó (volumen) semanalmente por la respuesta del PSE semanal. La correlación de Pearson fue usada para verificar la relación entre la carga de entrenamiento y el estado de ánimo. Los resultados mostraron una correlación positiva entre la carga y la fatiga, y negativa con el vigor (p < 0,01). Por lo tanto, se concluyó que la carga de entrenamiento determinada por la relación entre el volumen y la PSE está relacionada com los estados emocionales, el vigor y la fatiga.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to evaluate the relationship between training load and athletes mood states during a macrocycle. Twenty sprinters swimmers of high performance, of both sexes, were evaluated through the Rating of Perceived Exertion (PSE) and the Brums Profile (BR). The training load was determined multiplying the weekly kilometers swam (volume) by the score of the PSE. The Pearson correlation was used to verify the relationship between the training loads and the emotional states. Results showed a positive correlation with fatigue and negative correlation with vigor (p < 0.01). Thus, it was concluded that the training load determined by the relationship between volume and PSE is related to emotional states, vigor and fatigue.
  • Tradução e validade de conteúdo do Youth Sport Value Questionnaire 2 Artigos Originais

    Saldanha, Ricardo Pedrozo; Balbinotti, Marcos Alencar Abaide; Balbinotti, Carlos Adelar Abaide

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do presente estudo foi traduzir e testar os princípios métricos de Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) do Youth Sport Value Questionnaire 2 (YSVQ-2). O processo de tradução seguiu as recomendações de Vallerand (1989), por meio do método duplo cego. Para tanto, participaram dois tradutores e uma comissão avaliadora das traduções. O CVC do YSVQ-2 foi avaliado, em sua clareza e pertinência, por três juízes a partir de uma escala tipo Likert (de 1 a 5) para cada item. O cálculo do CVCt foi satisfatório, tanto para a clareza (CVCt = 0,83) quanto para a pertinência (CVCt = 0,88) dos itens. Assim, considera-se que o YSVQ-2 (IVEJ-2 para a versão brasileira) é válido sob o ponto de vista da validade de conteúdo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue traducir y probar los principios métricos del Coeficiente de Validez del Contenido (CVC) del Youth Sport Value Questionnaire 2 (YSVQ-2). El proceso de traducción siguió las recomendaciones de Vallerand (1989) por medio del método de doble ciego. En éste participaron dos traductores y una comisión de evaluación de las traducciones. El CVC del YSVQ-2 se evaluó en relación con su claridad y adecuación, con tres jueces a partir de una escala Likert (1-5) para cada elemento. El cálculo del CVCT fue satisfactorio tanto por la claridad (CVCT = 0,83) como por la adecuación (CVCT = 0,88) de sus elementos. Por lo tanto, se considera que el YSVQ-2 (IVEJ-2 en la versión brasileña) es válido desde el punto de vista de la validez de contenido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to translate, test the metric principles of Content Validity coefficient (CVC) of the Youth Sport Value Questionnaire 2 (YSVQ-2). The translation process followed the recommendations Vallerand (1989) through the double-blind method. For this, two translators and a evaluation commission of translations participated in the YSVQ-2 of the translation process. The CVC YSVQ-2 was evaluated in its clarity and relevance, three judges from a Likert scale (1-5) for each item. The calculation of CVCT were satisfactory for both the Clarity (CVCT = 0.83) and for Relevance (CVCT = 0.88) of the items. Thus, it is considered that the YSVQ-2 (IVEJ-2 for the Brazilian version) is valid from the point of view of the Content Validity.
  • Influência do modelo alométrico na relação entre consumo máximo de oxigênio e desempenho de corredores fundistas Artigos Originais

    Detoni, Guilherme Cesca; Oliveira, Vinícius Machado de; Ferreira, Cristhian; Queiroga, Marcos Roberto; Peyré-Tartaruga, Leonardo Alexandre; Tartaruga, Marcus Peikriszwili

    Resumo em Português:

    Resumo Investigou-se o efeito do modelo alométrico na relação entre o consumo máximo de oxigênio (VO2máx) e o desempenho em corrida de longa distância. Doze corredores fundistas do sexo masculino (idade: 28,6 ± 7,4 anos; massa corporal: 67,9 ± 9,4 kg; estatura: 1,71 ± 0,7 m) foram submetidos a um teste de esforço máximo em esteira rolante para a determinação do VO2máx e a uma corrida máxima de 10.000 m. Apesar das diferenças significativas verificadas entre as formas de relativização do VO2máx (pela massa corporal total, pelo expoente alométrico amostral e pela massa corporal magra), as fortes correlações verificadas entre VO2máx e desempenho demonstram que a predição desse independe da forma de relativização da potência metabólica máxima.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se investigó el efecto del modelo alométrico en la relación entre el consumo máximo de oxígeno (VO2máx ) y el rendimiento en carreras de larga distancia. Doce corredores fondistas de sexo masculino (edad: 28,6 ± 7,4 años; masa corporal: 67,9 ± 9,4 kg; estatura: 1,71 ± 0,7 m) pasaron un test de esfuerzo máximo en una cinta de correr para la determinación del VO2máx y participaron en una carrera de 10.000 m. A pesar de las diferencias entre las formas de relativización del VO2máx (por la masa corporal total, por el exponente alométrico general de la muestra y por la masa corporal magra), las fuertes correlaciones encontradas entre VO2máx y rendimiento demuestran que la predicción de éste es independiente de la forma de relativización del consumo máximo de oxígeno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim was investigated the effect of allometric model in relationship between maximal Oxygen uptake (VO2max ) and long-distance running performance. Twelve runners (age: 28.6 ± 7.4 years, body mass: 67.9 ± 9.4 kg, height: 1.71 ± 0.7 m) were submitted to an incremental treadmill running protocol for determination of VO 2max and participated in a trail of 10.000 m. despite the significant differences found between the forms of relativization of VO2max (by total body mass, allometric exponent for sampling and lean body mass), the strong correlations verified between VO2max and performance show that this prediction is independent of how the VO2max is relativized.
  • Tempo de reação de escolha de capoeiristas iniciantes e experientes Artigos Originais

    Monteiro, Adriana Diniz; Ennes, Fernando Carneiro Machado; Ugrinowitsch, Herbert; Vieira, Márcio Mário; Benda, Rodolfo Novellino

    Resumo em Português:

    Resumo Na capoeira uma capacidade fundamental é o tempo de reação, pois exige a seleção rápida de uma resposta correta para a variedade de estímulos que se apresentam. O presente estudo verificou o efeito da prática da capoeira sobre o tempo de reação. Participaram 20 adultos praticantes de capoeira divididos em dois grupos de acordo com o tempo de prática. O tempo de reação foi medido com a Unidade de Determinação do Sistema de Testes de Viena (versão 6.0). Os resultados apresentaram diferença significativa (p < 0,05) para o número de respostas corretas, respostas erradas e para o tempo de reação de escolha a favor dos capoeiristas experientes em comparação com os iniciantes. Concluiu-se que a prática da capoeira pode melhorar o TR de escolha de seus praticantes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En Capoeira, tiempo de reacción es una capacidad fundamental, requiere una selección rápida de una respuesta correcta a la variedad de estímulos que se presentan. Este estudio examinó el efecto de la práctica de Capoeira en el tiempo de reacción. Los participantes fueron 20 adultos que practican Capoeira dividido en dos grupos de acuerdo con el momento de la práctica. El tiempo de reacción se midió usando la unidad de determinación del Sistema de Prueba de Viena (versión 6,0). Los resultados mostraron diferencias significativas (p < 0,05) para el número de respuestas correctas, respuestas incorrectas y el tiempo de reacción de elección a favor de capoeiristas experimentado en comparación con los principiantes. Se concluyó que la práctica de la capoeira puede mejorar TR elección de sus practicantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Capoeira, good reaction time is that to provide rapid and correct answer for stimuli prestentioned, consist of in ability very important for success or not event. The purpose this study was to verify effect of the practice of Capoeira on choice reaction time. Participated of the study 20 practitioners Capoeira, adults, divided in two groups according to time practice. Reaction time went measured used a Unit Determination of the Viena's System Tests (version 6.0). The results showed a significant difference (p < .05) for the numbers of correct answers, wrong answers and choice reaction time in favor of capoeiristas experienced in comparison with beginners. It was conclude that the practice of Capoeira could improve choice reaction time of the practitioners.
  • A taxa de desenvolvimento de força durante contrações isocinéticas dos extensores do joelho não é afetada pelo alongamento estático em indivíduos ativos Artigos Originais

    Souza, Renata Helena; Greco, Camila Coelho; Denadai, Benedito Sérgio

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou investigar a influência do alongamento estático (AE) no pico de torque (PT) e na taxa de desenvolvimento de força (TDF) dos extensores do joelho. Doze indivíduos ativos fizeram os seguintes testes em ordem aleatória: 1) Cinco contrações isocinéticas concêntricas máximas para os extensores do joelho (EJ) em cada velocidade angular (60 e 180°.s−1) para determinar o PT e a TDF; e 2) O mesmo protocolo após dois exercícios de alongamento para os EJ (10 × 30 s para cada alongamento). O PT e a TDF não foram modificados pelo AE. O tempo correspondente aos deltas dos ângulos iniciais do movimento (90-80°) a 180°.s−1 foi menor após o AE. Pode-se concluir que o AE pode aumentar a velocidade de movimentos explosivos, sem afetar o PT e a TDF de indivíduos ativos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio examinó los efectos de estiramientos estáticos (EE) en el pico (PT) y la tasa de desarrollo de la fuerza (TDF) de los extensores de la rodilla. Doce sujetos activos realizaron los siguientes tests en orden aleatorio: 1) Cinco contracciones isocinéticas concéntricas máximas de los extensores de la rodilla (ER) en cada velocidad angular (60 y 180°.s−1) para determinar el PT y TDF; 2) el mismo protocolo después de los ejercicios de estiramiento para ER (10 × 30 s para cada tramo). El PT y TDF no se modificaron por EE. El tiempo correspondiente a los deltas de los ángulos iniciales de movimiento (90-80°) a 180°.s−1 fue menor después de EE. Se puede concluir que el EE puede aumentar la velocidad de los movimientos explosivos sin afectar el PT y TDF de individuos activos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to investigate the influence of active static stretch (SS) on the peak torque (PT) and rate of force development (RFD) of knee extensors. Twelve active subjects performed the following tests in random order: 1) Five maximal isokinetic concentric contractions for knee extensors at 60 and 180°.s−1 to determine PT and RFD, and; 2) The same protocol after two SS exercises for the dominant leg extensors (10 × 30 s for each exercise). There was no modification of PT and RFD after the SS for both velocities. The time corresponding to the delta of initial angles of movement (90-80°) at 180°.s−1 was significantly reduced after SS. It is possible to conclude that SS exercises may increase the velocity of movement during explosive actions, without modifing the PT and RFD.
  • Efeito da restrição espacial do ambiente na preferência manual em tarefa de alcance em adultos jovens Artigos Originais

    Faquin, Bruno Secco; Candido, Cristiane Regina Coelho; Santos, Aurélio Grimble Izumi Gonçalves dos; Oliveira, Tatiane Flávia de; Porto, Alessandra Beggiato; Okazaki, Victor Hugo Alves

    Resumo em Português:

    Resumo A preferência manual (direção e magnitude) na tarefa de alcançar em adultos foi analisada em função da localização espacial de um objeto no ambiente. Trinta participantes fizeram a tarefa de alcançar um cilindro, devendo-se escolher apenas uma das mãos para fazer a tarefa, a 50 cm de distância em cinco posições diferentes em relação ao plano sagital do participante. Duas condições foram cumpridas: conforto (sem restrição da velocidade) e velocidade (movimento feito o mais rapidamente possível). Anova de Friedman apontou diferença (X230,9 = 122,17; p < 0,001) e o teste de Wilcoxon apontou maiores escores nas posições de 90°, 120° e 150° em comparação com 30° e 60° para ambas as condições (p < 0,01) demonstrando alcances ipsilaterais. Tais resultados foram explicados pela restrição biomecânica para fazer a tarefa, modulando a preferência manual, de acordo com a localização espacial dos objetos no ambiente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se analizó la preferencia manual en una tarea de alcance en adultos en función de la ubicación espacial de un objeto en el entorno. Treinta participantes realizaron la tarea de alcanzar un cilindro, con una sola mano, a una distancia de 50 cm en cinco posiciones diferentes en relación con el plano sagital del participante. Dos condiciones se cumplieron: comodidad y velocidad. La prueba ANOVA de Friedman mostró una diferencia (χ230,9 = 122,17; p < 0,001) y la prueba de Wilcoxon mostró puntuaciones más altas en las posiciones de 90̊, 120̊ y 150̊ en comparación con las de 30̊ y 60̊, en ambas condiciones (p < 0,01), lo que demostró alcances ipsilaterales. Estos resultados se debieron a la biomecánica de restricción para realizar la tarea mediante la modulación de la preferencia manual, de acuerdo con la ubicación espacial de los objetos en el entorno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The manual preference in a reaching task in adults was analyzed according to the spatial location of an object in the environment. Thirty participants performed the task of reaching a cylinder, with one hand, at 50 cm distance in five different positions in relation to the sagittal plane of the participant. Two conditions were performed: comfort and speed. Friedman' s ANOVA showed difference (X230,9 = 122.17; p < 0.001) and the Wilcoxon' s test showed higher scores at positions 90°, 120° and 150° in comparison 30° and 60°, for both conditions (p < 0.01) showing ipsilateral reaches. These results were explained by the biomechanics restriction to perform the task, modulating the manual preference, according to the spatial location of objects in the environment.
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com