Acessibilidade / Reportar erro

Perfil das cirurgias oncológicas e reparadoras de mama no norte do Brasil: Análise da última década

■ RESUMO

Introdução:

O diagnóstico tardio do câncer de mama eleva o número de cirurgias, resultando em alta mortalidade e resultado pouco estético. Assim, é fundamental a instituição de procedimentos de reconstrução mamária.

Método:

Estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo sobre as autorizações de internação hospitalar de pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos de mama em oncologia, no período de 2011 a 2020, cujo dados foram obtidos na plataforma DATASUS.

Resultados:

7.529 cirurgias de câncer de mama e 1.949 cirurgias reparadoras foram realizadas na Região Norte. Houve aumento do número de procedimentos ao longo da década. Em todos os estados é possível perceber a diferença no número de municípios de residência, comparado aos municípios de internação.

Conclusão:

Necessita-se instituir centros de referência oncológica, garantindo tratamento individualizado e a reconstrução mamária.

Descritores:
Neoplasias da mama; Mastectomia; Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos; Mamoplastia; Epidemiologia.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br