Acessibilidade / Reportar erro

Sistematização de reconstrução da parede abdominal pós-reconstrução com TRAM

RESUMO

Introdução:

O TRAM (retalho do músculo reto abdominal transverso) manteve-se o método mais utilizado de reconstrução autóloga de mama ao longo dos últimos 30 anos. Descrito pela primeira vez por Holmström, o retalho permite a reconstrução mamária com tecido análogo, proporcionando aparência e consistência natural e resultados duradouros. A reconstrução da parede abdominal do defeito instalado após a transposição do retalho é um grande desafio e não há consenso sobre qual é a forma para elevação ou fechamento do retalho da parede abdominal. O artigo tem como objetivo apresentar um método prático para reconstruções de parede abdominal, visando diminuir a morbidade em pacientes submetidos à reconstrução de mama com TRAM.

Métodos:

Esse é um trabalho descritivo de uma técnica sistemática de reconstrução de parede abdominal com utilização de tela de propileno.

Resultado:

Aplicada a técnica teremos uma parede abdominal coberta com uma tela de polipropileno, totalmente fixa e bem adaptada, foi realizada a sistematização na reconstrução de parede abdominal após reconstrução com TRAM que se caracteriza por ser de fácil reprodução e aplicabilidade.

Conclusão:

A técnica se mostra uma boa alternativa em reconstruções de parede abdominal para o cirurgião, sistematizando a adaptação da tela de polipropileno.

Descritores:
Abdome; Parede abdominal; Reforço de estruturas; Hérnia; Mama

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Rua Funchal, 129 - 2º Andar / cep: 04551-060, São Paulo - SP / Brasil, Tel: +55 (11) 3044-0000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbcp@cirurgiaplastica.org.br