Acessibilidade / Reportar erro

Estimativa de rugosidade de solo em regiões semi-áridas por meio dos dados de radar de abertura sintética (banda C, satélite ERS-1)

Neste estudo, analisou-se a relação entre dados de radar de abertura sintética (banda C, satélite ERS-1 - European Remote Sensing Satellite) e medidas de rugosidade do terreno numa região semi-árida do Arizona, EUA. Os coeficientes de retroespalhamento obtidos de imagens das épocas seca e chuvosa foram comparados com 47 medidas de rugosidade do terreno obtidas da Microbacia do Walnut Gulch, localizado no sudeste do estado do Arizona, EUA. Foi observada correlação exponencial entre dados de radar da época seca e medidas de rugosidade (R² = 0,80). Com relação aos dados de radar da época chuvosa, também foi observada correlação exponencial, porém com dispersão maior de pontos (R² = 0,59). Esta correlação mais baixa deveu-se, provavelmente, à maior influência da umidade de solo nos processos de retroespalhamento na banda C, na época chuvosa. Os resultados deste experimento indicaram que dados de radar na banda C são promissores quanto à estimativa de rugosidade de terreno em regiões semi-áridas.

rugosidade do terreno; sensoriamento remoto por radar; microondas


Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Departamento de Solos - Edifício Silvio Brandão, s/n, Caixa Postal 231 - Campus da UFV, CEP 36570-900 - Viçosa-MG, Tel.: (31) 3612-4542 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: sbcs@sbcs.org.br