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ENTRE A LEGITIMAÇÃO E A CRÍTICA: As disputas acerca da Base Nacional Comum Curricular * * A autora agradece a Fernando Burgos e aos/às pareceristas da RBCS pelas sugestões a versões anteriores do presente artigo.

ON LEGITIMATION AND CRITIQUE: THE DISPUTES ABOUT THE BRAZILIAN LEARNING STANDARDS

ENTRE LÉGITIMATION ET CRITIQUE: LES LITIGES À PROPOS DE LA BASE NATIONALE COMMUNE CURRICULAIRE

O artigo analisa as recentes disputas sobre a criação da chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diferentemente de outras abordagens sobre o objeto, o texto busca integrar as dimensões relacional e discursiva para analisá-lo, valendo-se de uma apropriação particular das contribuições de Pierre Bourdieu e da Sociologia da Crítica. A partir de levantamento documental, entrevistas e observações de campo em audiências públicas e em eventos promovidos por fundações familiares e empresariais no Brasil e nos EUA, o artigo apresenta o espaço social da disputa em torno da Base e discute oito estratégias de consensualização estabelecidas pelos agentes que a encaminharam, com foco na concertação discursiva composta por eles e na atuação prático-discursiva das referidas fundações. Na sequência, são examinadas também as críticas proferidas por agentes contrários ao documento, bem como as relações entre crítica e legitimação no processo de criação da BNCC. À luz dos achados empíricos, a conclusão do texto aponta para a conveniência de uma abordagem multidimensional das disputas sociais.

Base Nacional Comum Curricular; Fundações empresariais e familiares; Estratégias de legitimação; Pierre Bourdieu; Sociologia da crítica


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