Acessibilidade / Reportar erro

RAÇA E MODERNIDADE EM FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO, DE CAIO PRADO JR. * * A primeira versão deste artigo foi redigida em Portugal, em estágio pós-doutoral na Universidade Nova de Lisboa, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O tema da nossa investigação era a ideologia do progresso no Brasil. Em um momento de crise e ameaça à existência das agências federais de fomento, reitero meu agradecimento à Capes. Agradeço aos comentários e às sugestões dos cinco pareceristas anônimos e à revisão cuidadosa de Cátia de Almeida.

RACE AND MODERNITY IN FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO BY CAIO PRADO JR.

RACE ET MODERNITÉ DANS FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO DE CAIO PRADO JR.

Neste artigo argumentamos que a principal obra de Caio Prado Júnior estabelece uma clara hierarquização de culturas para interpretar o Brasil, dentro da qual a ocidental assume o protagonismo das transformações históricas, enquanto as culturas não ocidentais da matriz colonial brasileira (africanas e ameríndias) são avaliadas como coadjuvantes de pouca expressão para a construção do Brasil moderno. Pretendemos mostrar que, na obra Formação do Brasil contemporâneo , o país só poderia consolidar sua formação por meio de um processo de modernização/ocidentalização cultural.

Caio Prado Jr; Racismo; Modernidade; Colonialismo; Progresso


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br