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Trajetórias educacionais de jovens residentes em um distrito da periferia de São Paulo* * Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada em minha tese de doutorado, Trajetórias educacionais dos jovens residentes num distrito com elevada vulnerabilidade juvenil, 2011.

Educational trajectories of young residents in a district of Sao Paulo’s periphery

Trajectoires éducatives de jeunes de la banlieue de São Paulo

Este artigo tem por objetivos explorar de que forma os elos estabelecidos nas esferas de sociabilidade em que os jovens estão inseridos se articulam e afetam as suas trajetórias educacionais, provocando mudanças ou fortalecendo sua direção inicial, e em que medida situações de crise podem afetar sua relação com esses elos e, consequentemente, seus percursos. Diferenças em termos de atributos individuais e de dimensões socioeconômicas e culturais influenciam as trajetórias escolares. No entanto, identificamos jovens com atributos e condições socioeconômicas similares, mas trajetórias distintas. Nesses casos, as relações estabelecidas com os elos das esferas de sociabilidade e as formas como lidaram com as situações de crise parecem explicar as diferenças encontradas.

Jovens; Trajetória educacional; Vulnerabilidade juvenil; Esferas de sociabilidade


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