Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental* * O Autor agradece a Luiz Scorzafave, Guilherme Hirata, Ana Carolina Zoghbi, Joana Costa, Maria Regina Carvalho e demais participantes dos seminários no IPEA, Inep, UCB e Anpec 2017 por comentários e sugestões.

Resumo

Estimam-se efeitos da formação docente do EF em escolas públicas sobre desempenho dos alunos por meio de modelo de valor adicionado, lidando com endogeneidade. Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes da formação superior sobre a proficiência de seus alunos. Entretanto, alunos que tiveram docentes formados em Matemática apresentaram ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 4 pontos na escala SAEB (7% do 𝜎) superior aos alunos que tiveram docentes sem formação superior. Já o efeito de docentes formados em Letras foi menor, com ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 1,4 ponto (2,6% do 𝜎).

Palavras-chave
Modelo de valor adicionado; formação docente; qualidade do professor; primeiro ciclo do ensino fundamental

Fundação Getúlio Vargas Praia de Botafogo, 190 11º andar, 22253-900 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 3799-5831 , Fax: +55 21 2553-8821 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@fgv.br