Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 25, Número: 10, Publicado: 2021
  • Aplicação de doses de ácido húmico e nitrogênio na cultura do milho em solo alcalino Articles

    Azeem, Kamran; Naz, Farah; Jalal, Arshad; Galindo, Fernando S.; Teixeira, Marcelo C. M.; Khalil, Farhan

    Resumo em Português:

    RESUMO Ácidos húmicos (AH), como bio-estimulante e componente principal da matéria orgânica (MO), podem beneficiar a fisiologia das plantas, fertilidade do solo e disponibilidade de nutrientes, principalmente em solos com baixo teor de MO. O nitrogênio (N) é um dos nutrientes mais importantes que exerce diversas atividades metabólicas e bioquímicas, levando a um melhor desenvolvimento da planta. Esta pesquisa foi desenvolvida visando investigar o efeito combinado de doses de HA e doses de N na matéria orgânica do solo (MOS), teor de N total, absorção de N, crescimento do milho e produtividade de grãos sob cultivo convencional em Peshawar, Paquistão. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados com quatro repetições, dispostos em esquema fatorial 3 × 4 + 1. As doses de AH (1,5; 3,0 e 4,5 kg ha-1) foram aplicadas em ocasião da semeadura do milho, enquanto que as doses de N (80, 120, 160 e 200 kg ha-1) foram aplicadas parceladamente (1/3 na semeadura, 1/3 no estágio V5 e 1/3 no florescimento) com um controle (sem HA e N). A aplicação de AH aumentou a MOS e N no solo, a absorção de N beneficiou o crescimento e produtividade de grãos de milho, independentemente das doses de N. Entretanto, a aplicação de 4,5 kg ha-1 of HA foi mais eficiente em promover maior SOM (0,83%) e N total (0,31%), biomassa da parte aérea (10610 kg ha-1), absorção de N (1,13%) e produtividade de grãos (3780 kg ha-1), mesmo quando associado às doses de N de 80, 120 e 160 kg ha-1 de N. O aumento das doses de N influenciou positivamente a MOS, o teor de N, a absorção de N, o desenvolvimento do milho e a maior produtividade de grãos foi obtida com 150 kg ha-1 de N, independentemente das doses de AH.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Humic acid and nitrogen doses have a positive influence on nitrogen and organic matter concentration in alkaline soil. Humic acid and nitrogen doses improve nitrogen concentration in corn plants. Humic acid and nitrogen doses increase corn growth and yield.
  • Redes neurais artificiais e análise de regressão para estimativa de volume de espécies nativas Articles

    Amorim, Lucas M.; Leite, Elton da S.; Souza, Deoclides R. de; Silva, Liniker F. da; Mello, Carlos R. de; Lima, José M. de

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso de modelos para estimar a produção florestal é uma importante ferramenta em áreas plantadas. Embora esse assunto tenha sido estudado em todo o mundo, ainda falta conhecimento a respeito da medição de volume para locais específicos, como os do Nordeste do Brasil. Desta forma, objetivou-se com este estudo avaliar o potencial de predição de redes neurais artificiais e regressão para a estimativa do volume de madeira em povoamentos homogêneos de Anadantera macrocarpa, Genipa americana e Mimosa caesalpiniflolia. Os métodos de regressão e de redes neurais artificiais (RNAs) mostraram-se aplicáveis para a estimativa do volume individual dos povoamentos em diferentes espaçamentos, aos sete anos de idade. O modelo de regressão de Spurr apresentou melhores resultados estatísticos e dispersão dos erros não tendenciosos para as espécies Anadantera macrocarpa e Genipa americana. Já o modelo de Shumacher-Hall foi mais preciso para a estimativa do volume da espécie Mimosa caesalpinifolia. As RNAs, com dois neurônios na camada intermediária, proporcionaram melhores ajustes para as três espécies, portanto, são recomendadas para estimar os volumes individuais das espécies avaliadas, por mostrar maior precisão, em relação à regressão, na estimativa do volume das espécies nativas avaliadas.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Artificial neural networks (ANNs) provide a more robust and accurate estimate of timber volume than simple regression models. Estimates improve as the number of neurons in the hidden layer increases, thereby reducing errors. The ANNs models are more robust to estimate the volumes of the trees with greater accuracy than using simple regression ones.
  • Adubação orgânica e formas de aplicação no crescimento, rendimento e qualidade de bulbos de Allium cepa Articles

    Cruz, José M. F. de L.; Oliveira, Ademar P. de; Farias, Otília R. de; Silva, Francisco de A. F. D. da; Sousa, Valéria F. de O.; Silva, João H. B. da

    Resumo em Português:

    RESUMO A cebola é a terceira hortaliça mais cultivada no Brasil e a adubação orgânica pode aumentar sua produtividade. Objetivou-se avaliar o efeito de doses de esterco de gado e formas de aplicações no crescimento, rendimento e qualidade de bulbos da cebola cv. Vale Ouro IPA-11. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema fatorial 6 x 2, correspondente a seis doses de esterco de gado (0; 10; 20; 30; 40 e 50 t ha-1) e duas formas de aplicação (incorporado e cobertura). O crescimento da cebola aumentou com as doses de esterco bovino. A adubação com esterco bovino é viável para a produção de cebola, porém doses elevadas, independente da forma de aplicação, não são recomendadas. O esterco incorporado aumenta as concentrações foliares dos macronutrientes primários na cebola e promove 15% e 20% de incremento na produção total e comercial, respectivamente. O esterco bovino incorporado ao solo aumentou a produção de bulbos dentro da classe de maior aceitação pelos consumidores.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The organic fertilization, regardless of the form of application, is recommended in onion production. Bovine manure application forms have different responses in the onion. The growth, yield and quality characteristics of the onion are increased by incorporating bovine manure into the soil.
  • Valores extremos de ET0 em Piracicaba, Brasil, para o dimensionamento de sistemas de irrigação Articles

    Melo, Verônica G. M. L. de; Frizzone, José A.; Melo, Leonardo L. de; Camargo, Antonio P. de

    Resumo em Português:

    RESUMO A capacidade de sistemas de irrigação é tipicamente definida assumindo probabilidades de não-excedência de valores de evapotranspiração. O uso de valores médios mensais de ET0 pode conduzir a subdimensionamento da capacidade, enquanto valores máximos diários podem resultar em superdimensionamento. Este estudo teve os seguintes objetivos: (1) analisar uma série de 30 anos contendo dados diários de ET0 em Piracicaba, SP, Brasil, avaliando a aptidão da distribuição de Gumbel para a estimativa de valores máximos de ET0 organizados em períodos de até 30 dias; (2) determinar valores máximos prováveis e selecionar valores de ET0 considerando o intervalo entre irrigações e o risco de falha em termos de capacidade do sistema de irrigação. Dados diários, de 1990 a 2019, foram utilizados para calcular a ET0 pelo modelo de Penman-Monteith. A distribuição de Gumbel se ajustou aos dados e foi adequada para caracterizar a distribuição de frequência de valores máximos de ET0. A ET0 provável para o projeto de sistemas de irrigação foi estimada com base na vida útil do sistema, intervalo entre irrigações e período de retorno de valores máximos de ET0. Quanto maior for a vida útil do sistema de irrigação, maior deve ser o período de retorno adotado para reduzir o risco de falha. O uso da média dos valores máximos de ET0 conduz a subdimensionamento e alto risco de falha em termos de capacidade do sistema de irrigação.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: ET0 for designing the system capacity was selected considering the system lifespan, irrigation interval, and risk of failure. As higher the anticipated irrigation system lifespan, higher is the return period needed to attain a low risk of failure. Gumbel distribution showed to be adequate to characterize the frequency distribution of maximum ET0 values.
  • Necessidade hídrica e coeficientes de cultivo do sorgo nas condições da chapada do Apodi Articles

    Lima, João G. A.; Espínola, José; Medeiros, José F. de; Viana, Paula C.; Maniçoba, Rudah M.

    Resumo em Português:

    RESUMO O sorgo apresenta grande importância econômica para o Nordeste brasileiro, por ter alta capacidade em desenvolver-se em regiões com distribuição irregular de chuvas e alta temperatura, sendo uma alternativa à cultura do milho, que possui maior exigência hídrica. Apesar de ser uma cultura de tradição na região, há poucos estudos para o manejo da irrigação na chapada do Apodi. O objetivo desta pesquisa foi determinar a evapotranspiração da cultura, o coeficiente de cultivo para os diferentes estádios de crescimento do sorgo em dois ciclos e obter uma relação entre o Kc e o Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) obtidos por radiometria. Para estimar a evapotranspiração da cultura (ETc) foram utilizados dois lisímetros de pesagem. A evapotranspiração de referência (ETo) foi estimada pelo método de Penman-Monteith (FAO) e o coeficiente de cultivo foi obtido por duas metodologias, Kc simples e Kc dual. Os valores da evapotranspiração total da cultura, nos dois ciclos, foram 452 e 557 mm. O valor da ETc foi 23% maior no segundo ciclo em relação ao primeiro. Os valores de Kc máximo obtidos para o primeiro e segundo ciclos foram 1,21 e 1,35, respectivamente, utilizando-se a metodologia do Kc dual. A relação linear encontrada entre os valores de Kc e o NDVI permite monitorar e estimar as necessidades hídricas da cultura.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The equation to calculate Kc as a function of the normalized difference vegetation index exhibited an adjusted R2 = 0.92. The simple and dual crop coefficients show the importance of local adjustment, since the results are different from FAO 56. The total evapotranspiration values of the crop show the importance of irrigation, especially during the dry season.
  • Estimativa de variáveis biométricas, fisiológicos e nutricionais em mudas de alface usando câmara multiespectral Articles

    Martins, George D.; Silva, Onésio F. da; Carmo, Glecia J. dos S.; Castoldi, Renata; Santos, Ludymilla C. S.; Charlo, Hamilton C. de O.

    Resumo em Português:

    RESUMO A formação de mudas é umas das fases mais importantes da cultura da alface. Desta forma, qualquer estratégia que vise obtenção de mudas de alta qualidade pode representar aumento de produtividade. Uma dessas formas tem sido a estimativa de atributos morfofisiológicos baseados nas propriedades ópticas. Com este estudo, o objetivo foi estimar quantitativamente variáveis biométricas da alface a partir de modelos paramétricos e não paramétricos baseados na resposta de imagens multiespectrais tomadas por câmara multiespectral. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no município de Uberaba, MG, Brasil. Aos 20 dias após a semeadura foram capturadas imagens multiespectrais das plantas, utilizando-se para isto a câmara Survey 3 da MAPIR. Para compor os modelos de estimativa, juntamente com as bandas originais da câmara, foram calculados os índices de vegetação multiespectrais, a partir das bandas originais calibradas da câmara. As bandas B550, B660, and B850 e os índices derivados do infravermelho próximo contribuiram ao máximo para estimar os modelos das variáveis fisiológicas. Já a banda B850 foi a que mais contribuiu para as variáveis biométricas e nutricionais. A partir da banda do infravermelho próximo (B850) e índices derivados, foi possível estimar quase todas as variaveis agronômicas a partir de modelos gerados pelo algoritmo M5, com precisão de até 1,6% para rendimento quântico máximo. Conclui-se que é possível quantificar as variaveis biométricas, fisiológicas e nutricionais da alface por meio de câmara multiespectral. Dentre as bandas de câmeras Mapir, a B660 exibiu a maior variabilidade, mostrando que a faixa do vermelho foi a mais sensível.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Multispectral imaging, using a low-cost camera, makes it possible to assess the agronomic characteristics of lettuce. Predictive models can be obtained using parametric and non-parametric algorithms based on machine-learning approaches. Specific wavelengths of the reflective spectrum of lettuce are important plant quality indicators.
  • Isotermas de adsorção e propriedades termodinâmicas de sementes de Carthamus tinctorius L. Articles

    Bessa, Jaqueline F. V.; Resende, Osvaldo; Oliveira, Daniel E. C. de; Lima, Rayr R. de; Quequeto, Wellytton D.; Siqueira, Valdiney C.

    Resumo em Português:

    RESUMO O cártamo é uma cultura de elevado valor econômico que possui alto teor de óleo nos grãos e grande versatilidade industrial com vários benefícios à saúde humana. Assim, como outras culturas agrícolas é comum o armazenamento do cártamo para disponibilização em diferentes épocas do ano, e devido suas características higroscópicas tornam-se relevantes estudos que avaliem o efeito da temperatura e da umidade relativa do ar no teor de água. Deste modo, objetivou-se neste estudo determinar as isotermas de adsorção de água das sementes de cártamo e analisar as propriedades termodinâmicas. Os teores de água de 6,5; 6,9; 7,3; 7,7; 8,3 e 9,1% (base seca) foram obtidos por adsorção em condições controladas de temperatura (30 °C) e umidade relativa do ar (90%). As isotermas de adsorção foram obtidas pelo método estático indireto em diferentes temperaturas (10, 20, 30 e 40 °C). Com o aumento da temperatura, para um mesmo teor de água, tem-se elevação da atividade de água e, para uma atividade de água constante, os valores do teor de água de equilíbrio diminuíram com o aumento da temperatura. O modelo de Chung-Pfost apresentou o melhor ajuste para descrever o fenômeno de higroscopicidade das sementes de cártamo. As propriedades termodinâmicas foram influenciadas pelo teor de água das sementes, reduzindo a energia necessária para a absorção de água no produto com o aumento da adsorção, sendo a teoria da compensação entalpia-entropia controlada pela entalpia.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The Chung-Pfost model showed the best fit to describe the phenomenon of adsorption of safflower seeds. For constant water activity, the values of the equilibrium moisture content decreased with increasing temperature. The thermodynamic properties were influenced by the moisture content of the seeds.
  • Qualidade de grãos de milho em diferentes épocas de colheita Articles

    Cordeiro, Madison W. S.; Ribeiro, Dionei; Ferrari, Roseli A.; Dalchiavon, Flávio C.

    Resumo em Português:

    RESUMO A época de colheita é um dos principais fatores que influenciam na qualidade dos grãos, sobretudo pela sua exposição aos fatores bióticos e abióticos na pré-colheita. Assim, objetivou-se avaliar a qualidade de grãos de milho em resposta às diferentes épocas de colheita no município de Campo Novo do Parecis, MT, Brasil. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em esquema de faixas, com três híbridos de milho (NS90 PRO, NS92 PRO 2 e BG7439), cinco épocas de colheita (0, 7, 14, 21 e 28 dias após maturidade fisiológica dos grãos - DAMFG) e três repetições. As variáveis produtividade de grãos, massa de mil grãos, massa específica aparente, condutividade elétrica e composição centesimal foram analisadas em cada uma das épocas de colheita propostas e a composição lipídica foi avaliada apenas em 0 e 28 DAMFG. Os dados foram submetidos à ANOVA, análise de regressão e teste de Tukey (p ≤ 0,05). O atraso na colheita influencia todas as variáveis avaliadas, exceto para os teores de cinzas. Quanto maior o período de permanência dos grãos na planta, após a maturidade fisiológica dos grãos, piores são os resultados de produtividade de grãos, de qualidade física, química e nutricional dos grãos de milho.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Unsatisfactory grain yield results for corn are associated with longer delays before grain harvesting. Significant lipid and protein losses occurred as the grains dried naturally in the field. Delaying harvesting for 28 days promotes significant changes in the lipid quality of the grain.
  • Eficiência energética e integridade física dos grãos de milho submetidos à secagem contínua e intermitente Articles

    Mabasso, Geraldo A.; Siqueira, Valdiney C.; Quequeto, Wellytton D.; Jordan, Rodrigo A.; Martins, Elton A. S.; Schoeninger, Vanderleia

    Resumo em Português:

    RESUMO O processo de secagem de grãos é uma prática comum e necessária à manutenção da qualidade, porém é uma das atividades de maior demanda energética dentre as fases pós-colheita. Neste contexto, realizou-se este estudo com objetivo de avaliar os efeitos de diferentes períodos de repouso na eficiência energética do processo de secagem e manutenção da integridade das membranas dos grãos colhidos com teor de água de 0,34 ± 0,01 b.s. Os grãos foram secos em um secador experimental de camada fixa com controle de temperatura e fluxo de ar. O experimento foi montado em delineamento inteiramente casualizado, com cinco períodos de repouso (0, 4, 8, 12 e 16 horas) e quatro repetições, em que zero corresponde à secagem contínua e os demais à secagem intermitente. Os grãos foram secos a 100 ºC de temperatura e fluxo de ar de 15,4 m3 min-1 t-1 até atingir 0,16 ± 0,02 b.s. Para a secagem intermitente, o processo foi interrompido com 0,22 ± 0,03 b.s. e retomado após o período de repouso. O aumento do período de repouso diminuiu o tempo efetivo de secagem, consumo específico de energia, condutividade elétrica, danos da reação do iodo e aumentou a taxa de secagem e eficiência energética global. A secagem intermitente foi 30,25% mais eficiente que contínua.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Tempering time promotes higher drying rate and reduces electrical conductivity. Intermittent drying reduced the negative effects of continuous drying. Longer tempering times promoted better energy efficiency and less membrane damage.
  • Análise multicritério para seleção de programas de gestão prioritários para a Bacia do Rio Japaratuba, SE, Brasil Articles

    Santos, Carla Z. A. dos; Bezerra, Talitha S. C.; Pedrotti, Alceu; Méllo, Arisvaldo V.; Gomes, Laura J.

    Resumo em Português:

    RESUMO A Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba (BHJ), localizada no Estado de Sergipe, apresenta um acelerado desenvolvimento econômico em decorrência da exploração do petróleo e aumento da monocultura da cana de açúcar e do milho; em consequência observa-se o aumento da degradação ambiental na bacia. Dada a importância para o abastecimento hídrico que a bacia hidrográfica possui para o Estado de Sergipe, e a necessidade de equilibrar o crescimento econômico com a conservação ambiental, este estudo teve o objetivo de analisar o Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba (PBHJ), publicado em 2015, e propor a escala de prioridade para execução dos programas dispostos sob o escopo de uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE). Para isso utilizou-se a análise multicritério de decisão aplicando-se o método Processo Hierárquico Analítico, com coleta de dados (abastecimento e distribuição de água, saneamento e cobertura florestal) dos anos de 2018, 2019 e 2020, associando também, técnicas de geoprocessamento. Constatou-se que, dos seis critérios analisados para a definição da escala de prioridade, aqueles associados à restauração dos ecossistemas, saneamento e higiene e a qualidade da água foram os que apresentaram a mais alta prioridade para execução, conforme os níveis de criticidade observados. A análise multicritério adotada sob uma abordagem de variáveis do desenvolvimento sustentável amplia o contexto de critérios ambientais a serem observados em futuras revisões do PBHJ; e expande a visão ambiental estratégica nos processos de gestão integrada da bacia.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The priority scale of the JRPB programs was established based on the analysis of the critical levels of six criteria observed. The multicriteria analysis proved to be effective in defining priorities in the execution of river basin plans programs. Forest restoration programs have a higher execution priority due to the high degree of deforestation observed in BHJ.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com