Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 26, Número: 11, Publicado: 2022
  • Manejo da irrigação para o cultivo de sorgo granífero com água salina Articles

    Guimarães, Miguel J. M.; Simões, Welson L.; Salviano, Alessandra M.; Oliveira, Anderson R. de; Silva, Jucicléia S. da; Barros, Juliane R. A.; Willadino, Lilia

    Resumo em Português:

    RESUMO Para se obter um cultivo eficiente de sorgo granífero em sistemas de produção que utilizam água salina, torna-se necessário um manejo hídrico adequado para maximizar sua produção. Com isto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito da aplicação de frações de lixiviação no manejo da irrigação com água salina na produção de variedades de sorgo granífero e na distribuição de água e sais no perfil do solo, em condições semiáridas. O estudo foi realizado no município de Petrolina, região semiárida do Brasil. Foi utilizado o delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições, em parcelas subdivididas; sendo as parcelas quatro frações de lixiviação (FL): 0; 5; 10 e 15% com água salina proveniente de poço artesiano, as subparcelas três variedades de sorgo granífero: 1011-IPA, 2502-IPA e Ponta Negra e as subsubparcelas dois ciclos de cultivo (1º e 2º corte). As variáveis avaliadas foram: distribuição de água e sais no perfil do solo, variáveis biométricas, biomassa fresca, biomassa seca e produtividade de grãos. A aplicação de frações de lixiviação na irrigação com água salina promove melhor distribuição de sais no perfil do solo, com incrementos de até 60% no rendimento de grãos das variedades de sorgo avaliadas. A produção das variedades 1011-IPA e Ponta Negra é uma alternativa viável em sistemas irrigados com água salina com condutividade elétrica média de 4,19 dS m-1, em Argissolo Vermelho Amarelo, sob condições semiáridas.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Application of leaching fractions promotes better distribution of electrical conductivity in soil. Leaching fractions of up 15% with saline water increase production of sorghum grains. Applying leaching fractions up to 12% increases water use efficiency in sorghum.
  • Piruvato de cálcio como mitigador do estresse salino em mudas de maracujazeiro amarelo Articles

    Silva, Francisco de A. da; Dias, Mirandy dos S.; Fernandes, Pedro D.; Lacerda, Cassiano N. de; Silva, André A. R. da; Marcelino, Aline D. A. de L.; Lima, Andrezza M. de; Barbosa, Daniela D.

    Resumo em Português:

    RESUMO Embora a região semiárida do Nordeste brasileiro seja uma grande produtora de maracujá amarelo, os problemas de sais no solo e nas fontes hídricas, em muitas áreas, têm limitado o crescimento e a produção dessa cultura, o que realça a importância de estudos visando a reduzir tais efeitos. Nesse contexto, objetivou-se com este estudo, avaliar o efeito da aplicação foliar de piruvato, como mitigador do estresse salino, sobre a morfofisiologia do maracujazeiro cv. Redondo Amarelo, em fase de mudas. Os tratamentos constaram de três condutividades elétricas da água de irrigação (CEa: 0,8, 2,4 e 4,0 dS m-1) e três concentrações de piruvato (0, 25 e 50 mM), distribuídos em delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema fatorial 3 × 3, com quatro repetições e duas plantas por parcela. A irrigação com águas de CEa de 4,0 dS m-1 reduz as variáveis de crescimento, fitomassa, indice de qualidade de Dickson e aumenta o extravasamento de eletrólitos em mudas de maracujazeiro cv. Redondo Amarelo. A aplicação exógena de piruvato de cálcio (25 e 50 mM) favorece as variáveis de crescimento, fitomassa, indice de qualidade de Dickson, teor relativo de água, suculência foliar e reduz o extravasamento de eletrólitos no limbo foliar do maracujá. A aplicação exógena de piruvato atenua o estresse salino, com efeitos benéficos na taxa de assimilação de CO2, transpiração, eficiência da carboxilação instantânea, eficiência intrínseca do uso da água e massa seca das raízes.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Foliar spraying of pyruvate at a concentration of 50 µM improves the morphophysiology of passi-on fruit seedlings. Application of calcium pyruvate in passion fruit seedlings reduces the effects of salt stress on photosynthesis. Pyruvate supplementation protects against electrolyte leakage and improves water relations.
  • Fisiologia e crescimento do milho sob salinidade da água e aplicação de peróxido de hidrogênio Articles

    Lacerda, Francisco H. D.; Pereira, Francisco H. F.; Silva, Francisco de A. da; Queiroga, Fabio M. de; Brito, Marcos E. B.; Medeiros, Joyce E. de; Dias, Mirandy dos S.

    Resumo em Português:

    RESUMO A salinidade da água de irrigação ou do solo são fatores abióticos que mais impacta negativamente na produtividade das culturas, entre elas, o milho verde, sendo necessário encontrar alternativas para garantir a produção. Nesse contexto, objetivou-se avaliar as trocas gasosas, os pigmentos fotossintéticos e o crescimento do milho sob salinidade da água de irrigação e aplicação de peróxido de hidrogênio. O experimento foi conduzido no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Pombal, PB, pertencente à Universidade Federal de Campina Grande, no período de janeiro a fevereiro de 2015, utilizando-se do híbrido de milho ‘AG 1051’. Os tratamentos foram constituídos por dois níveis de salinidade da água de irrigação (0,3 e 2,0 dS m-1) e cinco concentrações de peróxido de hidrogênio (0, 40, 80, 160 e 320 µmol L-1) aplicadas via água de irrigação. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, no esquema fatorial 2 × 5, com quatro repetições. A CEa de 2,0 dS m-1 reduz a transpiração, condutância estomática, clorofila total, carotenóides e crescimento inicial, mas não afeta o acúmulo de massa seca das plantas de milho. A aplicação de H2O2 via solo variando de 0 a 320 µmol L-1 promoveu redução na taxa de assimilação de CO2 e transpiração, bem como em concentrações de 0 a 160 µmol L-1 para condutância estomática de plantas irrigadas com CEa de 2,0 dS m-1. Aplicação de H2O2 via solo até a concentração de 320 µmol L-1 aumentou a altura de plantas, porém reduziu o diâmetro do colmo de milho.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Electrical conductivity of water (ECw) of 2.0 dS m-1 reduces growth and chlorophyll content in maize. Hydrogen peroxide up to a concentration of 171.66 µmol L-1 increases leaf area and total biomass in maize. Salt stress combined with high H2O2 concentrations inhibits stomatal conductance, transpiration, and CO2 assimilation rate.
  • Matéria orgânica e sombreamento no acúmulo de íons em solo cultivado com noni sob salinidade Articles

    Souza, Maria C. M. R. de; Oliveira, Letícia K. B. de; Costa, Rafael S. da; Menezes, Ademir S.; Amorim, Aiala V.; Lacerda, Claudivan F. de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da matéria orgânica no acúmulo de sais em três camadas de solo cultivado com plantas de noni irrigadas com água salobra, em condições de campo aberto e sombreamento parcial. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, disposto no esquema de parcelas subsubdivididas com cinco repetições. As parcelas foram constituídas pelos ambientes de cultivo (campo aberto e telado), as subparcelas pelas condutividades elétricas da água de irrigação (0,3; 1,5; 3,0; 4,5 e 6,0 dS m-1) e as subsubparcelas pela ausência e presença de matéria orgânica. Aos 110 dias após aplicação dos tratamentos, foram determinados a condutividade elétrica do extrato de saturação do solo e as concentrações de potássio, sódio, cálcio e magnésio em três camadas do solo (0-10, 10-20 e 20-30 cm). O sombreamento parcial reduziu o acúmulo total de sais e sódio no solo em relação ao campo aberto. O aumento da condutividade elétrica da água de irrigação reduziu as concentrações de potássio no solo, mas esse efeito foi compensado pela adição de matéria orgânica, que libera potássio, cálcio e magnésio para a nutrição das plantas. No entanto, o esterco bovino provoca acúmulo de sódio no solo nos tratamentos com maior salinidade da água.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Addition of cattle manure has antagonistic effects on soil fertility under saline conditions. Partial shading reduces salt accumulation in the soil profile. Irrigation with brackish water reduces the K+/Na+ ratio in the soil profile.
  • Produção e relações hídricas do amendoim irrigado com águas salobras sob gotejamento pulso e contínuo Articles

    Silva, Alan H. S.; Santos Júnior, José A.; Silva, Manassés M. da; Silva, Gerônimo F. da; Cruz, Ruana I. F.; Medeiros, Salomão de S.; Freire, Martiliana M.

    Resumo em Português:

    RESUMO Um eficiente manejo da água na irrigação é fundamental para a otimização da eficiência hídrica, especialmente quando se utiliza águas salobras. Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar as trocas gasosas, produção de vagens e grãos e o estado hídrico de plantas de amendoim sob níveis crescentes de salinidade (condutividade elétrica de 0,12; 1,6; 2,8; 4,0 e 5,2 dS m-1) e a aplicação da lâmina de irrigação via pulsos. O delineamento experimental adotado foi em blocos ao acaso, analisado em esquema fatorial 5 × 2 com quatro repetições, totalizando quarenta unidades experimentais. O experimento foi realizado em lisímetros de drenagem, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em campo aberto, entre os meses de setembro a novembro de 2019. O uso de pulsos de irrigação não mitigou o efeito deletério da salinidade, mas proporcionou maior produção de grãos e vagens em relação ao gotejo contínuo. A aplicação de águas salobras via gotejamento por pulsos proporcionou maior eficiência de uso da água em relação ao gotejo contínuo e o aumento da condutividade elétrica da água reduziu os potenciais hídrico, de pressão e osmótico, bem como no ajustamento osmótico.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Under brackish water irrigation, pulse drip irrigation favored water use efficiency and grain pro-duction of peanut. The form of drip irrigation - continuous or pulse - did not influence the osmotic adjustment of the peanut plants. Pulse drip irrigation did not influence transpiration, but the increasing salinity in the water result-ed in its lower rate.
  • Fração de lixiviação impacta uso eficiente da água e perdas de nutrientes em milho sob estresse salino Articles

    Freitas, Emanuel D.; Lacerda, Claudivan F. de; Amorim, Aiala V.; Ferreira, Jorge F. da S.; Costa, Carlos A. G.; Silva, Alexsandro O. da; Gheyi, Hans R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Embora a fração de lixiviação (FL) seja utilizada para remover sais da zona radicular em condições de salinidade, quando inadequadamente calculada, pode diminuir a eficiência do uso da água e levar a grandes perdas de nutrientes essenciais. No presente estudo avaliou-se o uso da água, as concentrações de nutrientes foliares em plantas de milho e as perdas de nutrientes em função de duas formas de determinação da FL em plantas de milho cultivadas em colunas de solo sob estresse salino. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com os tratamentos dispostos em parcelas subdivididas, com sete repetições. As parcelas foram formadas por duas formas de determinação da FL e as subparcelas por quatro condutividades elétricas da água de irrigação - CEa (0,5; 2,0; 4,0 e 6,0 dS m-1). As FL foram determinadas de acordo com 1) a fórmula proposta por Rhoades (RHO) e 2) aplicando uma FL de 0,15 calculado de acordo com o balanço hídrico do solo (SWB). A concentração foliar de N, P, Ca e Mg foi maior nas plantas onde utilizou-se o SWB do que no método de RHO. A concentração foliar de N, P e K diminuiu de acordo com o aumento da salinidade da água, independentemente do método de determinação da FL. A adição de uma FL de 0,15 de acordo com o SWB resultou em diminuição das perdas de nutrientes e maior produtividade física da água, em relação ao RHO. Assim, uma determinação mais precisa da FL aumenta os retornos econômicos da cultura do milho no semiárido quando se utiliza água salina para irrigação.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Salinity reduces nutrient absorption regardless of the leaching fraction. The leaching fraction determined by the Rhoades method reduces water use efficiency. A leaching fraction of 0.15 according to soil water balance reduces nutrient losses.
  • Hidrogel como mitigador do estresse salino durante o estabelecimento de mudas de Tagetes patula L. Articles

    Sousa, Naara I. G.; Sousa, Alan B. O. de; Lacerda, Claudivan F. de; Sales, Jonnathan R. da S.; Mesquita, Rosilene O.; Cavalcante, Eduardo S.; Canjá, Juvenaldo F.; Camara, Wembley A. R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Os hidrogéis favorecem a retenção de umidade no substrato e podem atenuar os efeitos do estresse salino na produção de plantas em vaso. Nesse contexto, buscou-se avaliar o uso do hidrogel para mitigar os danos causados pela salinidade da água de irrigação na emergência, crescimento e índice térmico de mudas de Tagetes patula L. A pesquisa foi realizada em casa-de-vegetação, em setembro de 2020, no município de Fortaleza, estado do Ceará, Brasil. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados em parcelas subdivididas. As parcelas corresponderam a sete níveis de condutividades elétricas da água de irrigação - CEa (0,5, 1,0, 2,0, 3,0, 4,0, 5,0 e 6,0 dS m-1) e as subparcelas corresponderam a quatro concentrações de hidrogel (0, 1,0, 2,0 e 3,0 g L-1), com cinco repetições e cada subparcela foi composta por 27 sementes. A aplicação de 3,0 g de hidrogel L-1 de substrato favoreceu a produção de folhas e reduziu o estresse térmico nas plantas associado ao aumento da salinidade do substrato até 6,0 dS m-1. A utilização de 3,0 g L-1 de hidrogel incrementou a altura das plântulas, massa seca da folha e massa seca total em comparação aos tratamentos sem o polímero retentor de água, mesmo em níveis moderados (2,0 a 3,0 dS m-1) e altos de salinidade (4,0 a 6,0 dS m-1), indicando assim possível efeito mitigador dos danos causados pela salinidade da água de irrigação. Entretanto, a intensidade desse efeito mitigador deminui nos maiores níveis de estresse salino.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Hydrogel favors the mitigation of salt stress in Tagetes patula L. Hydrogel reduces thermal stress in the leaves. Hydrogel increases the production of biomass in seedlings of Tagetes patula L.
  • Trocas gasosas e crescimento da cultura da abobrinha submetida aos estresses salino e hídrico Articles

    Sousa, Henderson C.; Sousa, Geocleber G. de; Cambissa, Paulo B. C.; Lessa, Carla I. N.; Goes, Geovana F.; Silva, Fred D. B. da; Abreu, Fernanda da S.; Viana, Thales V. de A.

    Resumo em Português:

    RESUMO A região semiárida apresenta o problema inerente de acúmulo de sais no solo devido ao uso de irrigação com água salobra, e o déficit hídrico que compromete o crescimento e os índices fisiológicos das culturas. Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito do estresse salino e hídrico no crescimento e nas trocas gasosas da cultura da abobrinha cv. Caserta. O trabalho foi realizado em área pertencente à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, Ceará, Brasil. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 × 2 com cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,5, 1,0, 1,5, 2,0 e 2,5 dS m-1), e dois regimes hídricos (50 e 100% da evapotranspiração potencial da cultura - ETc) com cinco repetições. Aos 36 dias após a semeadura foram avaliadas as variaveis:taxa de assimilação de CO2, transpiração, condutância estomática, concentração interna de carbono, temperatura foliar, índice relativo de clorofila e a eficiência do uso da água. Aos 45 dias após a semeadura, foram avaliadas as seguintes variáveis: altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas e área foliar. O uso de água salobra (1 a 2,5 dS m-1) reduz os parâmetros de crescimento da abobrinha cv. Caserta. O aumento da CEa ocasionou redução nas variáveis fisiológicas. A lâmina de 100% proporcionou maiores valores para as variáveis taxa de assimilação de CO2, transpiração, e eficiência instantânea no uso da água, e a lâmina de 50% para concentração interna de carbono, com o aumento da CEa.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The combination of salt and water stresses increased the accumulation of CO2 in the leaf mesophyll of zucchini cv. Caserta. Photosynthesis and water use efficiency were affected by salinity, but to a lesser degree under 100% irrigation depth. Irrigation with water of electrical conductivity above 1 dS m-1 negatively affected gas exchange and zucchini crop growth.
  • Trocas gasosas e produtividade de maracujazeiro-amarelo enxertado sob estresse salino e cobertura plástica Articles

    Souto, Antônio G. de L.; Cavalcante, Lourival F.; Melo, Edinete N. de; Cavalcante, Ítalo H. L.; Oliveira, Carlos J. A.; Silva, Roberto Í. L. da; Mesquita, Evandro F. de; Mendonça, Rejane M. N.

    Resumo em Português:

    RESUMO A irrigação com água salina é um dos principais fatores que limitam as trocas gasosas e a produtividade do maracujazeiro-amarelo no semiárido do Brasil. A utilização de espécie silvestre de Passiflora ssp. tolerante à salinidade como porta-enxerto e a aplicação de mulching com filme plástico podem atenuar os efeitos do estresse salino. O objetivo do presente estudo foi avaliar a aplicação de mulching com filme plástico e a irrigação com água salina sob as trocas gasosas, a eficiência fotossintética e a produtividade do maracujazeiro-amarelo enxertado em P. cincinnata. O experimento foi conduzido em condições de campo, no período de setembro de 2019 a fevereiro de 2021, em esquema fatorial 2 × (2 × 2), em blocos casualizados, em parcelas subdividida e com quatro repetições. Os tratamentos foram referentes à irrigação das plantas com água de baixa salinidade (0,5 dS m-1) e alta salinidade (4,5 dS m-1), maracujazeiro-amarelo acesso ‘Guinezinho’ propagado por semente e enxertado em Passiflora cincinnata no solo sem e com mulching plástico. A irrigação com água de 4,5 dS m-1 reduziu as trocas gasosas, a eficiência fotossintética e a produtividade do maracujazeiro-amarelo, mas não afetou as plantas do solo com mulching plástico. As trocas gasosas do maracujazeiro-amarelo enxertado em P. cincinnata apresentou incrementos na taxa de assimilação de CO2, mas não se refletiu em produtividade de frutos. Para o cultivo em condições de alta salinidade (4,5 dS m-1) da água é recomendado a utilização de maracujazeiro-amarelo propagado por sementes no solo com mulching de filme plástico.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: High-salinity water did not limit CO2 assimilation rate and yield of yellow passion fruit in soil with plastic film. Yellow passion fruit grafted on Passiflora cincinnata showed low yield. Under salt stress, the highest yield was observed in yellow passion fruit propagated by seed in soil with plastic mulching.
  • Aspectos fisiológicos e produção do coentro sob soluções nutritivas preparadas em diferentes águas salobras Articles

    Navarro, Franz E. C.; Santos Júnior, José A.; Martins, Juliana B.; Cruz, Ruana I. F.; Silva, Manassés M. da; Medeiros, Salomão de S.

    Resumo em Português:

    RESUMO A análise da fluorescência da clorofila é uma das muitas formas de quantificar o dano salino no desempenho fotossintético e na produção agrícola. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência fotoquímica e a produção do coentro, cultivar Verdão em função dos níveis de condutividades elétricas da solução nutritiva e da natureza catiônica. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 × 3, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram na exposição das plantas a quatro condutividades elétricas das soluções nutritivas (CEsn = 1,6; 3,2; 4,8 e 6,4 dS m-1) e três tipos de águas de diferentes naturezas catiônicas (Na+; Ca2+; Mg2+), preparadas com a solubilização de diferentes sais - NaCl, CaCl2.2H2O e MgCl2.6H2O em água de abastecimento da UFRPE (CEa = 0,12 dS m-1). O estudo foi realizado em casa de vegetação entre novembro e dezembro de 2019 no Laboratório de Fertirrigação e Salinidade do Departamento de Engenharia Agronômica da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O aumento da condutividade elétrica da solução nutritiva afetou os centros de reação, a atividade fotoquímica, a eficiência da carboxilação e resultou na redução da condutância estomática, da taxa de assimilação de CO2 e, portanto, na produção de biomassa do coentro. Diferentes prevalências catiônicas na água proporcionam diferenças na intensidade do dano salino, sobretudo com o aumento da concentração.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Differences caused by cationic natures are even more evident than an increase in concentration up to a certain threshold. The prevalence of Na+ in water caused less damage to the photosynthetic appa-ratus than the prevalence of Ca2+or Mg2+. There is no influence of the cationic nature at high levels of salt concentration in the nutrient solution.
  • Trocas gasosas e crescimento de girassol submetido ao estresse salino e adubação mineral e orgânica Articles

    Rodrigues, Valdécio dos S.; Sousa, Geocleber G. de; Gomes, Silas P.; Soares, Stallone da C.; Silva Junior, Francisco B. da; Freire, Marcio H. da C.; Santos, Moisés W. N. dos; Lima, José M. dos P.

    Resumo em Português:

    RESUMO A utilização frequente de água salina para irrigação de culturas, sob condições climáticas da região semiárida, pode afetar diretamente os processos fisiológicos das plantas. Entretanto, o manejo nutricional das plantas cultivadas pode influenciar nas respostas ao ambiente salino. Com base nisso, o objetivo do presente estudo foi avaliar a resposta da cultura do girassol a diferente condutividade elétrica da água em solo sem e com fertilizante mineral e orgânico. O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará. O delineamento foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 × 3, com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos por cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação (CEa): 1,1; 2,1; 3,1; 4,1 e 5,1 dS m-1 e três formas de adubação aplicados ao solo (M = adubação mineral com base em NPK, B = biofertilizante caprino e CT = solo sem adubação). A salinidade da água de irrigação a partir de 2,1 dS m-1 afetou negativamente a altura das plantas, a área foliar, o diâmetro do caule e o número de folhas e aumentou a temperatura da folha. O uso da adubação mineral com NPK e orgânica com biofertilizante caprino favoreceram positivamente o crescimento em altura de plantas e o número de folhas em relação à testemunha. A adubação mineral e a orgânica atenuaram o efeito negativo da água salina na condutância estomática, transpiração e a concentração interna de CO2 e proporcionou maior taxa de assimilação de CO2.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Electrical conductivity of irrigation water above 2.1 dS m-1 reduces sunflower growth. The use of mineral and organic fertilizers mitigates the deleterious effect of salts on sunflower crops. Gas exchange is favored in the presence of organic or mineral fertilizers.
  • Adubação orgânica e estresse salino no desempenho agronômico da cultura do milho Articles

    Freire, Márcio H. da C.; Viana, Thales V. de A.; Sousa, Geocleber G. de; Azevedo, Benito M. de; Sousa, Henderson C.; Goes, Geovana F.; Lessa, Carla I. N.; Silva, Fred D. B. da

    Resumo em Português:

    RESUMO A salinidade da água de irrigação pode causar sérios problemas na produção agrícola, enquanto as fontes de fertilizantes orgânicos potencialmente mitigam o estresse salino. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar a produtividade da cultura do milho sob irrigação com água salina e adubação orgânica. O estudo foi conduzido em campo de agosto a novembro de 2020 na fazenda experimental da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção-CE. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, em parcelas subdivididas, em que as parcelas consistiram em dois níveis de salinidade da água de irrigação (0,8 e 3,0 dS m-1). Nas subparcelas foram aplicadas quatro combinações de fontes de adubo orgânico, compostas por 10 plantas cada, com quatro repetições: C1, esterco bovino + biofertilizante de aves + biofertilizante de cabra; C2, esterco bovino + biofertilizante caprino; C3, esterco bovino + biofertilizante de aves; e C4, tratamento controle. A combinação de fontes de fertilizantes orgânicos não influenciou o acúmulo de assimilados e a produtividade das lavouras de milho sob a salinidade da água de irrigação de 3,0 dS m-1, exceto C3, que atenuou o efeito salino.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The maize crop was negatively affected by the combination of organic fertilizer and salinity water of 3.0 dS m-1. Saline stress was more obvious in the maize crop in the combination of goat biofertilizer and a salinity of 3.0 dS m-1. Under a salinity of 3.0 dS m-1, cattle manure and poultry biofertilizer was the com-bination that increased maize yield.
  • O ácido salicílico ameniza o estresse salino na fisiologia de goiabeira na formação de porta-enxerto Articles

    Xavier, Adnelba V. O.; Lima, Geovani S. de; Gheyi, Hans R.; Silva, André A. R. da; Lacerda, Cassiano N. de; Soares, Lauriane A. dos A.; Fernandes, Pedro D.

    Resumo em Português:

    RESUMO A goiaba é uma fruta amplamente produzida no Nordeste do Brasil, região que possui fontes de água com altos teores de sais, dificultando a expansão da fruticultura irrigada. Assim, é de extrema importância a busca por técnicas que permitam o manejo dessas águas para a agricultura irrigada. Assim, objetivou-se avaliar os pigmentos fotossintéticos, o rendimento quântico do fotossistema II, e o extravasamento de eletrólitos celulares no limbo foliar de mudas de goiabeira ‘Paluma’ em função da irrigação com águas de diferentes salinidades e aplicação foliar de ácido salicílico durante a fase de formação de porta-enxerto. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando-se o delineamento de blocos casualizados em arranjo fatorial 5 × 5, sendo cinco valores de condutividade elétrica da água - CEa (0,6, 1,5, 2,4, 3,3 e 4,2 dS m-1) e cinco concentrações de ácido salicílico (0, 0,8, 1,6, 2,4 e 3,2 mM L-1), com quatro repetições e duas plantas por parcela. O ácido salicílico até a concentração de 1,3 mM L-1 aumentou o teor relativo de água e diminuiu o extravasamento de eletrólitos no limbo foliar de mudas de goiaba ‘Paluma’. A aplicação foliar do ácido salicílico na concentração de 1,7 mM L-1 amenizou os efeitos do estresse salino sobre a clorofila a das mudas de goiaba irrigadas com água de até 1,6 dS m-1. Os efeitos deletérios do estresse salino sobre o teor de carotenoides e rendimento quântico do fotossistema II não foram atenuados pela aplicação do ácido salicílico.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Salicylic acid increased the concentrations of chlorophyll b and total chlorophyll up to 1.60 and 1.50 mM L-1, respectively. Salicylic acid concentrations of up to 1.3 mM L-1 decreases leaf electrolyte leakage. Water electrical conductivity of 4.2 dS m-1 and 3.2 mM L-1 of salicylic acid decreased relative water content and Fv/Fm fluorescence.
  • Estado nutricional, concentrações de Na+ e Cl- e produtividade em cana-de-açúcar irrigada com águas salobras Articles

    Morais, José E. F. de; Silva, Ênio F. de F. e; Andrade, Larissa G. L. de; Menezes, Sirleide M. de; Cutrim, Weliston de O.; Dantas, Daniel da C.; Silva, Geronimo F. da; Rolim, Mário M.

    Resumo em Português:

    RESUMO A salinização reduz o potencial osmótico da solução do solo e promove o acúmulo de íons tóxicos (Na+ e Cl-) nas plantas, causando desequilíbrio nutricional e reduções no rendimento. Assim, objetivou-se avaliar as concentrações foliares de nutrientes, Na+ e rendimento de colmos em cana-de-açúcar RB92579 sob diferentes valores de condutividade elétrica da água de irrigação e frações de lixiviação (FL). O experimento foi conduzido em lisímetros de drenagem em esquema fatorial 5 × 2: cinco condutividades elétricas da água de irrigação - CEa (0,5; 2,0; 4,0; 6,0 e 8,0 dS m-1) sem fração de lixiviação (FL1 = 0) e com (FL2 = 0,17), com quatro repetições. O aumento da CEa diminuiu as concentrações de N, P, K, Mg, S, Fe, Mn, Cu e Zn, e aumentou as concentrações de Ca, Cl e Na, e reduziu a produção de biomassa em dois ciclos (planta cana e soca). O uso da fração de lixiviação 0,17 mitigou os efeitos deletérios da salinidade nos nutrientes e na produtividade.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Salinity above 0.5 dS m-1 reduced the foliar concentrations of N, P, K+, Mg2+, S, Fe2+, Mn2+, Cu2+, and Zn2+ in plant-cane. Salinity of 8 dS m-1 without leaching fraction decreases yield by 43 and 47% in plant-cane and first ratoon, respectively. With leaching fraction of 0.17 the yield is 26 and 28% higher in plant-cane and first ratoon, respec-tively.
  • Características agrotecnológicas de cultivares de cana-de-açúcar irrigadas com água salinizada Articles

    Laime, Eduardo M. O.; Fernandes, Pedro D.; Souto Filho, Lenildo T.; Dias, Mirandy dos S.; Silva, Francisco de A. da

    Resumo em Português:

    RESUMO Com a expansão do cultivo da cana-de-açúcar no semiárido brasileiro, há o risco constante de salinização do solo, devido as peculiaridades edafoclimáticas da região, o que tem demandado estudos para identificar genótipos tolerantes ao estresse salino. Nesse sentido, objetivou-se avaliar as características agrotecnológicas de cultivares de cana-de-açúcar irrigadas com água salinizada. O estudo foi realizado na área experimental da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Os tratamentos consistiram a partir da combinação de duas cultivares de cana-de-açúcar (SP 81 3250 e RB 92 579) e cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação (0,6; 1,6; 2,6; 3,6 e 4,6 dS m-1). Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema fatorial 2 × 5 com quatro repetições, totalizando 40 unidades experimentais. A cana-de-áçúcar cultivar SP 81 3250 sob irrigação com água salina de 0.6, 1.6 e 2.6 dS m-1 obtém maior numero de folhas em relação a RB 92 579, aos 125 dias após o plantio. A salinidade da água de irrigação variando de 0.6 a 4.6 dS m-1 reduz a altura do colmo e a massa de colmo por touceira da cana-de-açúcar, independente da cultivar. A cana-de-áçucar cultivar RB 92 579 detem maior altura do colmo, número de perfilhos, massa de colmo por touceira, porcentagem de açúcares aparente, sólidos solúveis totais, sacarose polarizada e açúcares totais recuperáveis, enquanto SP 81 3250 teve a maior porcentagem de matéria insolúvel em água contida na cana, independente da salinidade.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Culm mass per clump in sugarcane is reduced under irrigation water electrical conductivity of 4.6 dS m-1. The number of tillers is not influenced by irrigation water electrical conductivity up to 4.6 dS m-1. A sugarcane cultivar RB 92 579 tem qualidade industrial superior a SP 81 3250.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com