Accessibility / Report Error
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 26, Issue: 3, Published: 2022
  • Leaching potential of S-metolachlor in a medium-textured Oxisol soil with bioindicator plants Articles

    Silva, Ana P. da; Marques, Ricardo F.; Silva Junior, Antônio C. da; Marchi, Sidnei R. de; Martins, Dagoberto

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Informações sobre o impacto dos herbicidas no solo baseado no crescimento de espécies bioindicadoras são extremamente úteis no desenvolvimento de estratégias de gerenciamento de culturas. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de lixiviação do S-metolachlor em precipitações pluviométricas naturais em um Latossolo (Oxisol) de textura média, através do uso de plantas bioindicadoras. Adotou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições e os tratamentos dispostos em esquema fatorial 3 × 8 [três índices de precipitação ocorrida no ambiente antes da coleta das amostras (50, 91 e 131 mm) e oito profundidades no perfil do solo (0-0,03; 0,03-0,06; 0,06-0,09; 0,09-0,12; 0,12-0,15; 0,15-0,20; 0,20-0,25; 0,25-0,30 m)]. Colunas de PVC foram introduzidas mantendo a integridade original do solo durante a amostragem, após o acúmulo de precipitação natural estipulado. As colunas foram separadas por seção longitudinal para a semeadura das espécies bioindicadoras (pepino, alface, capim-marmelada e sorgo). Os sintomas de fitotoxicidade nas plantas bioindicadoras foram avaliados adotando-se a escala visual de fitotoxicidade entre 0 e 100%, aos 5, 7, 9 e 11 dias após a semeadura. As respostas das espécies bioindicadoras ao efeito residual do S-metolachlor foram variáveis e dependeram da precipitação. Em um Latossolo de textura média, as maiores concentrações de S-metolachlor ocorrem em profundidades que variam entre 0 e 0,06 m. A profundidade máxima de lixiviação detectada foi de 0,12-0,15 m com 131 mm de precipitação. Por apresentar sintomas de fitotoxicidade em maiores profundidades, o pepino foi a espécie mais sensível à presença de S-metolachlor em Latossolo de textura média.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: The leaching of the herbicide S-metolachlor in medium-textured Oxisol depends on rainfall. High natural rainfall can leach S-metolachlor down to 0.12-0.15 m depth in a medium-textured Oxisol. Cucumber was the most sensitive species to the presence of S-metolachlor in the soil profile.
  • Weed interference in Marandu palisade grass pastures under renewal or maintenance conditions Articles

    Marchi, Sidnei R. de; Marques, Ricardo F.; Araújo, Prissila P. dos S.; Silva, Ilgner T. D.; Martins, Dagoberto

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A presença de plantas daninhas como consequência da degradação de pastagens é um dos principais problemas da pecuária em todo o mundo. Assim, o conhecimento dos aspectos de interferência e do período apropriado para o manejo dessas espécies é essencial para a decisão de aplicar uma determinada medida de controle. Este estudo teve como objetivo estudar a interferência de plantas daninhas sobre os componentes morfoestruturais e na qualidade nutricional do capim Marandu em condições de renovação ou manutenção de pastagem. Os experimentos foram conduzidos em delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições, sendo os tratamentos constituídos por oito períodos crescentes de convivência entre o capim Marandu e as plantas daninhas (0, 15, 30, 45, 60, 75, 90, e 120 dias). A caracterização da gramínea forrageira foi realizada ao final do período de condução do experimento, que correspondeu a 120 dias de convivência, obtendo os principais componentes morfoestruturais e nutricionais da forragem. As plantas daninhas interferem na qualidade morfoestrutural e nutricional de áreas de pastagem com capim Marandu que passam pelo processo de renovação ou manutenção. A digestibilidade in vitro da matéria orgânica do capim Marandu é negativamente influenciada pela presença de plantas daninhas, sugerindo que medidas de controle em áreas de renovação ou manutenção de pastagens devem ser adotadas até 24 e 18 dias de convivência em comum, respectivamente.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Weeds negatively influence the digestibility and the development of pastures with Marandu palisade grass. On renewed pastures, with Marandu palisade grass, the weed control must be adopted before reaching 24 days of coexistence. Weed control in pastures with Marandu palisade grass in maintenance must be done before reaching 18 days of coexistence.
  • Green and sweet corn grown under different cover crops and phases of the no-tillage system Articles

    Nunes, Diemisson O.; Favaro, João H. de S.; Charlo, Hamilton C. de O.; Loss, Arcângelo; Barreto, Antônio C.; Torres, José Luiz R.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Os milhos especiais são cultivados o ano todo e de forma convencional, contudo, quando cultivados sob sistema de plantio direto (SPD) pode aumentar a produtividade das culturas. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho agronômico do milho doce e verde cultivados sob resíduos de diferentes coberturas e estádios de implantação do SPD. Dois experimentos foram conduzidos em delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições, em cada uma das três áreas. Os experimentos consistiram da avaliação do milho doce e verde, simultaneamente, nas três áreas em diferentes estádios de desenvolvimento do SPD: inicial (1 ano), transição (7 anos) e consolidação (19 anos); Seis tipos de cobertura: braquiária (B), milheto (M), crotalária (C), mistura de B + C, B + M e M + C. Avaliou-se a produção de massa seca (MS) das coberturas, as produtividades de espigas empalhadas e despalhadas, de palha e rendimento de grãos. A crotalária teve a maior produção de MS entre as coberturas estudadas, em todas as fases do SPD. A produtividade de espigas com ou sem casca no milho verde não foi influenciada pela fase do SPD. O cultivo de milho doce em áreas de transição e consolidação do SPD apresentou melhores rendimentos quando comparado à fase inicial do sistema.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Sunn hemp is the cover crop that produces the largest dry matter in all phases of the no-tillage system. Considering adequate amounts of dry matter, the type of cover crop does not affect the yield of sweet and green corn. No-tillage system in transition or consolidation phases promotes better yields in green and sweet corn production.
  • Saline water irrigation strategies and potassium fertilization on physiology and fruit production of yellow passion fruit Articles

    Lima, Geovani S. de; Pinheiro, Francisco W. A.; Gheyi, Hans R.; Soares, Lauriane A. dos A.; Sousa, Pedro F. do N.; Fernandes, Pedro D.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivou-se com este estudo avaliar os efeitos das estratégias de manejo da irrigação com água salina e doses de potássio sobre os teores de pigmentos fotossintéticos, as trocas gasosas, e a produção de maracujazeiro amarelo ‘BRS GA1’. A pesquisa foi desenvolvida sob condições de campo, utilizando-se o delineamento de blocos casualizados, com tratamentos formados a partir de um esquema fatorial 6 × 2, relativos a seis estratégias de manejo da irrigação com água salina (irrigação com água de baixa salinidade durante todo ciclo de cultivo-SE; irrigação com água de alta salinidade na fase vegetativa-VE; de floração-FL; de frutificação-FR; nas fases sucessivas vegetativa/floração-VE/FL e vegetativa/frutificação -VE/FR) e duas doses de potássio (60 e 100% de K2O da recomendação), com quatro repetições. A dose de 100% da recommendação correspondeu a 345 g de K2O planta-1 ano-1. Utilizaram-se água com elevada condutividade elétrica (4,0 dS m-1) em diferentes fases fenológicas conforme tratamento, intercalada com água de baixa condutividade elétrica (1,3 dS m-1). A síntese de clorofila a e b, a condutância estomática, a eficiência instantânea de carboxilação e a eficiência no uso da água de maracujazeiro amarelo ‘BRS GA1’ foram reduzidas com irrigação com água de 4,0 dS m-1 em todas as estratégias adotadas. A adubação com 60% da recomendação de K promoveu maior número de frutos e produtividade do maracujazeiro amarelo. A irrigação com água de 4,0 dS m-1 nas fases vegetativa/floração e de floração reduziu a produtividade do maracujazeiro amarelo.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: The yellow passion fruit ‘BRS GA1’ is sensitive to salt stress in the successive vegetati-ve/flowering and flowering stages. In the vegetative/flowering and vegetative/fruiting stages, salt stress reduces leaf water poten-tial drastically. The current K fertilizer recommendation for ‘BRS GA1’ yellow passion fruit is considered excessi-ve.
  • Water restriction in cowpea plants [Vigna unguiculata (L.) Walp.]: Metabolic changes and tolerance induction Articles

    Melo, Alberto S. de; Melo, Yuri L.; Lacerda, Claudivan F. de; Viégas, Pedro R. A.; Ferraz, Rener L. de S.; Gheyi, Hans R.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO As mudanças climáticas globais tendem intensificar a indisponibilidade de água, principalmente na região semiarida brasileira, impactando diretamente a produção agrícola. O feijão-caupi é uma das culturas de grande importância socioeconômica no semiárido, cultivado principalmente em regime de sequeiro e considerado moderadamente tolerante à restrição hídrica. Essa espécie apresenta mecanismos fisiológicos e bioquímicos de adaptação a esses fatores de estresse, mas ainda não há uma visão clara de como essas respostas podem permitir não apenas a sobrevivência, mas também garantir avanços na produtividade no campo. Além dos mecanismos de aclimatação, a aplicação exógena de eliciadores abióticos (ácido salicílico, silício, prolina, metionina e nitrato de potássio) e bióticos (rizobactérias) é promissora na mitigação dos efeitos da restrição hídrica. A presente revisão de literatura pretende discutir os mecanismos de aclimatação do feijão-caupi e algumas técnicas de cultivo, principalmente a aplicação de eliciadores, que podem contribuir para a manutenção da produtividade da cultura em diferentes cenários hídricos. A aplicação de eliciadores é uma forma alternativa de aumentar a sustentabilidade da produção em sistemas de sequeiro no semiárido. No entanto, o uso de substâncias eliciadoras no feijão-caupi ainda apresenta um campo a ser explorado com cautela, dadas as dificuldades causadas pela variabilidade genotípica e edafoclimática em condições de cultivo no campo.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Acclimation mechanisms of cowpea include metabolite synthesis for reactive oxygen species elimination and drought tolerance. Elicitors modulate the activity of antioxidant metabolism enzymes in cowpea plants. Interaction between Bradyrhizobium and salicylic acid modulates water deficit effects on cowpea crop.
  • Modelling of rheological behaviour of macaíba pulp at different temperatures Articles

    Brasileiro, Jéssica L. O.; Figueirêdo, Rossana M. F. de; Queiroz, Alexandre J. de M.; Feitosa, Regilane M.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO As polpas de frutas estão sujeitas a mudanças de temperatura durante o processo de fabricação que podem alterar a viscosidade. Este estudo objetivou avaliar o comportamento reológico da polpa de macaíba em diferentes condições de temperatura (10 a 50 °C, com incrementos de 5 ºC) e velocidades de rotação (2,5 a 200 rpm, totalizando 17 velocidades). As medições experimentais foram realizadas em viscosímetro Brookfield e os modelos Ostwald-de-Waele, Mizrahi-Berk, Herschel-Bulkley e Casson foram ajustados aos dados experimentais de tensão de cisalhamento em função da taxa de deformação. Dentre os modelos testados, o modelo que descreveu com maior precisão os reogramas foi o modelo de Mizrahi-Berk (R² > 0,9656 e desvio percentual médio P ≤ 4,1%). A polpa de macaíba comportou-se como fluido não-newtoniano com características pseudoplásticas apresentando valores de índice de comportamento menores que a unidade, nas condições estudadas, apresentando diminuição da viscosidade aparente com o aumento da temperatura e taxa de deformação, podendo ser expressa através da equação de Arrhenius. Os modelos de Mizrahi-Berk e Falguera-Ibarz (R² > 0,99 e P ≤ 10%) foram os que obtiveram melhores ajustes podendo ser utilizados na predição do comportamento da viscosidade da polpa de macaíba. A polpa apresentou valores de energia de ativação variando entre 17,53 a 25,37 kJ mol -1, tendo características reológicas similares a outras polpas de frutas.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: The rheological behaviour of macaíba pulp can be represented by the Mizrahi-Berk equation. The fluid behaviour index (n) was below unity, characterizing a pseudoplastic behaviour for the macaíba pulp. The effect of temperature can be evaluated using the Arrhenius-type equation for the viscous flow of the macaíba pulp.
  • No-tillage implementation: Analyzis on water-based sediment flow in the Marombas River, Brazil Articles

    Sá, Eder A. S.; Bertol, Ildegardis; Rafaeli Neto, Silvio L.; Schier, Daiane T.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A erosão hídrica é influenciada pelos fatores clima, solo, cobertura do solo e práticas de conservação do solo. Esses fatores podem ser modificados por ações naturais (especialmente o clima) e/ou antrópicas (especialmente o solo, a cobertura do solo e as práticas conservacionistas). O fator relevo também influencia a erosão hídrica e pode também ser parcialmente modificado pela ação antrópica. Com este estudo objetivou-se avaliar o impacto da ação antrópica devido ao cultivo do solo no sistema de semeadura direta sobre a erosão hídrica, e sobre o consequente fluxo de sedimentos na água. O estudo foi realizado no canal que drena a bacia hidrográfica do rio Marombas com área de 3,668 km², utilizando-se o modelo Soil Water Assessment Tools (SWAT). A calibração e validação do modelo para a produção de sedimentos foi realizada com uma série histórica de dados sintéticos. Os dados dessa série foram estimados por regressão linear a partir de valores da carga de sedimentos e da vazão média diária obtidos pontualmente no exutório da bacia. O modelo SWAT foi calibrado em escala diária com dados de 1979 a 1989 e foi validado com dados de 1994 e 1997. O modelo SWAT foi adequado para representar o fluxo médio diário e o fluxo de sedimentos na bacia hidrográfica do rio Marombas. A hipótese de redução da produção de sedimentos com o aumento do cultivo do solo no sistema de semeadura direta foi aceita.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: The Soil Water Assessment Tools was suitable to represent the average daily flow and sediment flow in the Marombas watershed. The hypothesis of reduced concentration of suspended solids (CSS) with increasing soil crop in the form of no-tillage system was accepted. The alteration of the cultivation system along the watershed affected the CSS in the watershed outlet.
  • Elemental sulfur recommendation for pH reduction in soils from Southern Brazil Articles

    Dall’Orsoletta, Daniel J.; Mumbach, Gilmar L.; Brignoli, Fernando M.; Gatiboni, Luciano C.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A aplicação de enxofre elementar pode reduzir o pH do solo, beneficiando as plantas adaptadas às condições ácidas e diminuindo os problemas de supercalagem. No entanto, não há recomendação oficial para sua aplicação. O objetivo deste estudo foi quantificar doses de S0 necessárias para a redução do pH de solos do Sul do Brasil. O experimento foi conduzido em laboratório em um esquema fatorial (5 x 5), com delineamento inteiramente casualizado e três repetições. Os tratamentos foram constituídos por cinco solos e cinco doses de S0, correspondente a 0, 50, 100, 150 e 200% da necessidade estimada para atingir pH 4,0. A aplicação de S0 resultou na redução do pH e da saturação por bases (V%) e no aumento da acidez potencial (H + Al) esses efeitos, contudo, foram reduzidos em função da baixa taxa de oxidação do S0 aplicado (0,76-3,36%). As variáveis de solo correlacionadas com a oxidação de S0 foram Mg2+ (0,86***), Al3+ (-0,82***), H + Al (-0,89***), V% (0,68**) e saturação por alumínio (m%) (-0,87***). Nos solos estudados é necessária a oxidação de 50 kg ha-1 de S0 para redução de uma unidade de pH em H2O.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Elemental sulfur application is an option to decrease the pH of southern Brazilian soils. The soil oxidative potential of elemental sulfur can be estimated by its magnesium concentra-tion, acidity, and base saturation. Decrease the soil pH by one unity required the oxidation of 25 mg of elemental sulfur by kilo-gram of soil.
  • Evapotranspiration, crop coefficient and water use efficiency of onion cultivated under different irrigation depths Articles

    Matsunaga, Wendy K.; Silva, Vicente de P. R. da; Amorim, Victória P.; Sales, Eliton S. G.; Dantas, Sílvia M.; Oliveira, André B.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este estudo objetivou determinar a evapotranspiração da cultura através do balanço de água no solo, o coeficiente de cultivo e a eficiência do uso da água da cebola (Allium cepa L.) em um sistema com quatro regimes de irrigação, cultivada no semiárido nordestino. Foram realizados dois experimentos de campo durante os períodos chuvoso e seco da região no ano de 2018, utilizando-se os tratamentos de 100% (T1), 75% (T2), 50% (T3) e 25% (T4) da evapotranspiração de referência para reposição hídrica diária e cinco repetições para cada tratamento. Verificou-se que a evapotranspiração da cultura varia de acordo com a disponibilidade hídrica no solo, entretanto, a maior eficiência do uso da água ocorreu para o tratamento T3. O tratamento T1 obteve a maior produtividade estimada em 43.86 tons ha-1 e T4 com 13.47 tons ha-1, a menor produtividade estimada entre os tratamentos. Essa diferença foi estatisticamente significativa (p ≤ 0,05) pelo teste F. Os valores do coeficiente de cultivo obtidos foram de 0,68; 0,89; 0,99 e 0,73 para as fases inicial, vegetativo, bulbificação e maturação, respectivamente.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: Irrigation with 75 and 50% of water replacements are efficient alternatives for onion crops in the Brazilian semiarid region. Irrigation with 50% of water replacements was the one with the highest water use efficiency. Onion crops under high water stress have unregulated crop evapotranspiration during the growth phases.
  • Fertilizer deposition as a function of angular velocity and inclination of the helical dosing mechanism Articles

    Zimmermann, Gabriel G.; Jasper, Samir P.; Savi, Daniel; Kmiecik, Leonardo L.; Strapasson Neto, Lauro; Auler, André C.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O estabelecimento de lavouras de grãos no Brasil é um importante processo industrial na cadeia agrícola, exigindo a correta deposição do fertilizante granulado no sulco de semeadura e avaliações mais eficientes, precisas e sustentáveis na operação, que podem ser obtidas com o controle estatístico do processo. Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito da velocidade angular em diferentes inclinações do mecanismo de dosagem helicoidal sobre a deposição de fertilizante granulado. Uma bancada eletrônica automatizada foi usada para avaliar a qualidade de deposição de fertilizantes granulados considerando diferentes velocidades angulares (1,11, 1,94 e 2,77 m s-1) e inclinações longitudinais e transversais (+15, +7,5, 0, −7,5 e −15°), com dosador helicoidal por transbordamento. Os dados de fluxo foram coletados e submetidos à estatística descritiva e ao controle estatístico do processo. O mecanismo de medição apresentou variações esperadas, com desempenho aceitável sob controle de processo. Os valores de vazão do fertilizante granulado aumentaram com o aumento da velocidade, destacando-se inclinações longitudinais de +7,5 e + 15°, proporcionando maior deposição de fertilizante.

    Abstract in English:

    HIGHLIGHTS: The addition of speed in the helical overflow meter provides more homogeneity in the fertilizer deposition flow. The influence of the granular fertilizer flow on homogeneity was more expressive on longitudinal slopes +7.5 and +15°. Statistical process control proved to be an innovative alternative to the current evaluation me-thod.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com