Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 26, Número: 4, Publicado: 2022
  • Trocas gasosas e pigmentos fotossintéticos de mangueira ‘Tommy Atkins’ em função de fenpropimorfe Articles

    Carreiro, Daniel de A.; Amariz, Renata A. e; Sanches, Luciana G.; Lobo, Jackson T.; Paiva Neto, Vespasiano B. de; Cavalcante, Ítalo H. L.

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência da aplicação de fenpropimorfe e paclobutrazol nas trocas gasosas e pigmentos fotossintéticos de mangueira ‘Tommy Atkins’ cultivada no semiárido em diferentes períodos de avaliação. Foram realizados dois experimentos em pomares de mangueira ‘Tommy Atkins’ no primeiro ciclo produtivo entre setembro e dezembro de 2018 (primeiro experimento) e entre setembro e dezembro de 2019 (segundo experimento) em Petrolina, PE, Brasil. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados em parcelas subdivididas no tempo, 4 × 4 + 1, com quatro repetições. As parcelas corresponderam às concentrações de fenpropimorfe: 0; 0,7; 1,0 e 1,3 g por metro linear de diâmetro da copa mais o tratamento adicional paclobutrazol (1 g por metro linear de diâmetro da copa), e as subparcelas corresponderam às datas de avaliação (0, 30, 60 e 90 dias após a primeira aplicação dos tratamentos). As seguintes características foram avaliadas: taxa de assimilação de CO2, condutância estomática, concentração interna de CO2, transpiração, eficiência do uso da água, clorofila a, clorofila b, clorofila total e carotenoides. Basicamente, a dose de 1,3 g de fenpropimorfe por metro linear do dossel da planta promove uma maior taxa de assimilação de CO2; porém, o paclobutrazol foi mais eficaz no acúmulo de clorofila a e clorofila total, e o uso de fenpropimorfe não interferiu na concentração dos pigmentos fotossintéticos.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Fenpropimorph promotes a higher physiological activity in mango. Fenpropimorph favors carbon assimilation in mango. Fenpropimorph dose of 1.3 g per linear meter of plant canopy promotes higher transpiration and stomatal conductance in mango.
  • Análise multifractal e joint multifractal da fauna invertebrada do solo, altitude e carbono orgânico Articles

    Siqueira, Glécio M.; Souza, Anderson de A.; Albuquerque, Patrícia M. C.; Guedes Filho, Osvaldo

    Resumo em Português:

    RESUMO Os objetivos deste estudo foram avaliar o grau de multifractalidade da distribuição espacial da altitude, concentração de carbono orgânico e diversidade da fauna de invertebrados, e caracterizar o grau de associação joint multifractal dessas variáveis. A amostragem do solo foi realizada a cada 20 m em um transecto de 2.540 m, totalizando 128 pontos de amostragem em uma área de cana-de-açúcar localizada no município de Goiana, Estado de Pernambuco. Para cada ponto de amostragem foram avaliados altitude, concentração de carbono orgânico e diversidade da macrofauna (índices de diversidade e grupos funcionais). A distribuição espacial da altitude, carbono orgânico e a diversidade da macrofauna foram caracterizados por meio do espectro de dimensão generalizada (Dq) e espectros de singularidade [f(α) versus α] que apresentaram comportamento multifractal com diferentes graus de heterogeneidade nas escalas. A análise joint multifractal foi útil para mostrar as relações em múltiplas escalas entre as variáveis estudadas, e evidenciaram associações não detectadas pelos métodos estatísticos tradicionais. Quantificar a variabilidade espacial da fauna edáfica considerando as múltiplas escalas e conjuntos de associações em dimensão conjunta permite descrever o impacto do sistema de produção agrícola na diversidade biológica. Todas as variáveis estudadas apresentaram um comportamento multifractal com maior ou menor grau de heterogeneidade dependendo da variável, sendo a altitude e o carbono orgânico os atributos mais homogêneos.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Joint multifractal analysis revealed multiple scales between altitude, organic carbon, and soil fauna. The altitude, organic carbon, and soil fauna correspond to complex systems with scale variability. Altitude and organic carbon were correlated with soil fauna diversity at multiple scales.
  • Cinza de madeira como promotor do crescimento vegetativo em solos com compactação subsuperficial Articles

    Bonfim-Silva, Edna M.; Martinez-Santos, Tulio; Silva, Tonny J. A. da; Alves, Rackel D. de S.; Pinheiro, Everton A. R.; Duarte, Thiago F.

    Resumo em Português:

    RESUMO A compactação subsuperficial do solo e o estresse nutricional estão entre os principais fatores que limitam a produtividade dos cultivos agrícolas. A utilização de resíduos de origem florestal, como a cinza de madeira, é uma opção viável na recuperação química de solos, podendo proporcionar desenvolvimento radicular vigoroso em solos com compactação subsuperficial. Nesta pesquisa, objetivou-se indicar a dose de cinza vegetal mais adequada com vistas ao manejo eficiente desse resíduo aplicado em culturas rotacionais cultivadas em solos com compactação subsuperficial. Plantas de cártamo (Carthamus tinctorius), uma cultura de rotação com sistema radicular pivotante profundo, foram cultivadas em solo argiloso adubado com diferentes doses de cinza e com níveis de compactação induzida na camada subsuperficial. O experimento foi conduzido em delineamento experimental em blocos casualizados, sob esquema fatorial 4 × 5, composto por quatro doses de cinza vegetal (8,0; 16,0; 24,0 e 32,0 g dm-3) e cinco níveis de densidade do solo (1,0; 1,2; 1,4; 1,6 e 1,8 kg dm-3), com quatro repetições. As variáveis de crescimento da cultura (altura de plantas, número de folhas, diâmetro do caule e índice de clorofila SPAD) foram avaliadas aos 15, 45 e 75 dias após a emergência. Os resultados indicaram que a compactação foi o fator mais limitante ao desenvolvimento vegetativo do cártamo, independentemente da dose de cinza. A interação entre os fatores dose de cinza de madeira e densidade do solo, quando presente, mostrou que a melhor resposta de crescimento ocorreu para a dose de cinza na ordem de 25 g dm-3 para uma densidade de 1,2 kg dm-3.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Subsurface soil compaction did not affect the vegetative growth of safflower at the early stages of plant development. Significant interactions between wood ash dose and subsurface compaction were partially regulated by the crop growth stage. Regardless of wood ash dose, subsurface soil compaction was not alleviated for a single safflower growth cycle.
  • Classificação multivariada de cultivares de algodão tolerantes ao estresse salino Articles

    Marcelino, Aline D. A. de L.; Fernandes, Pedro D.; Ramos, Jean P. C.; Dutra, Wellison F.; Cavalcanti, José J. V.; Santos, Roseane C. dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Dois métodos multivariados foram adotados para classificar genótipos de algodoeiro tolerantes ao sal com base no crescimento e nas características fisiológicas. Os genótipos foram cultivados em casa de vegetação e submetidos a 45 dias de irrigação com água salina, a partir da fase V4. A irrigação foi feita com água salina com CEa de 6,0 dS m-1. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com fatorial, sendo nove cultivares, dois tratamentos (controle: 0,6 e 6,0 dS m-1) e quatro repetições. As plantas foram avaliadas quanto a variáveis de crescimento e fisiológicas. Os dados foram analisados estatisticamente por meio de analises univariada e multivariada. Nesse último, os modelos não hierárquicos (componentes principais, CP) e hierárquico (UPGMA) foram usados para classificação das cultivares. Diferenças significativas foram encontradas entre as cultivares com base nas análises univariadas. As variáveis que diferiram estatisticamente foram usadas para as análises multivariadas. Quatro grupos foram identificados com a mesma composição nos métodos PC e UPGMA. Entre eles, um conteve as cultivares BRS Seridó, BRS 286, FMT 705 e BRS Rubi, que se mostraram tolerantes ao estresse salino imposto as plantas. Os dados de fotossíntese, transpiração e condutância estomática foram os mais contributivos para classificação das cultivares, pelo método das componentes principais.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Salinity stress caused damage to cotton, such as reduced plant growth and changes in gas exchange, A, E, gs, EiUA, and EiC. The cultivars BRS Seridó, BRS 286, FMT 705, and BRS Rubi were classified as tolerant using physiological descriptors. FM 966 and FMT 701 showed greater sensitivity to salt stress among the cultivars tested for salt stress.
  • Resposta do feijoeiro à reinoculação de rizóbio em cobertura Articles

    Teixeira, Itamar R.; Lopes, Paulo R.; Sousa, Westefann S.; Teixeira, Gisele C. da S.

    Resumo em Português:

    RESUMO A capacidade de resposta do feijoeiro em fixar o nitrogênio atmosférico é questionável, principalmente devido à sua incapacidade de fornecer todo o nitrogênio nas fases de floração e enchimento de grãos, quando a cultura mais necessita. Assim, uma nova aplicação de inoculante pode manter a população de rizóbios do solo em níveis adequados, atendendo toda a demanda de nitrogênio da planta. Deste modo, o este trabalho tem como objetivo investigar a capacidade de nodulação e a produção de feijão comum, submetido a doses de reinoculação de Rhizobium em cobertura, em dois estádios fenológicos da cultura. Para tanto, foi conduzido um experimento no delineamento de blocos casualizados, em esquema fatorial 4 × 2 + 2, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram na aplicação de quatro doses de inoculante líquido Rhizobium tropici (SEMIA 4088), concentração de 2 × 109 CFU g-1, adicionado em cobertura (0, 100, 200 e 400 mL ha-1), em dois estádios de desenvolvimento da planta (V4 e R5) e dois tratamentos adicionais (inoculação via semente na dose de 100 g do produto por 50 kg de sementes e adubação mineral de nitrogênio na dose de 16 kg ha-1 aplicado na semeadura e 60 kg ha-1 em cobertura, fracionada em duas etapas, sendo metade aplicada no estádio V3 e a outra metade no estádio V4). A aplicação do inoculante aumentou a taxa de nodulação do feijoeiro cultivar BRS Cometa, bem como a biomassa seca produzida pelas plantas, com o emprego de doses respectivamente de 232 e 221 mL ha-1. A dose de 257 mL ha-1 do inoculante líquido aplicado no estádio V4 e a inoculação via semente proporcionaram maior produtividade de feijão sem a necessidade de suplementação de nitrogênio mineral.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The number of nodules, nodule dry mass, and dry mass of each nodule of common bean increases with topdressing inoculation. Reinoculation of rhizobia in the vegetative stage increases the dry mass of the common bean. The common bean yield increases with the application of the inoculum in topdressing at the V4 stage.
  • Automação do monitoramento dos parâmetros de secagem em secador híbrido solar-elétrico para produtos agrícolas Articles

    Paes, Juliana L.; Ramos, Vinícius de A.; Oliveira, Marcus V. M. de; Pinto, Marinaldo F.; Lovisi, Thais A. de P.; Souza, Wagner D. de

    Resumo em Português:

    RESUMO O aumento da eficiência de secadores solares com garantia de que o sistema permaneça acessível a todos os usuários pode ser alcançado com sua automação por meio de sensores de baixo custo e fácil utilização. Objetivou-se desenvolver, implantar e avaliar um sistema automático de monitoramento dos parâmetros de secagem em secador híbrido solar-elétrico (SHSE). Inicialmente, foi desenvolvido e instalado o sistema automático de aquisição de dados para a coleta dos parâmetros de massa da amostra e temperatura do ar e umidade relativa do ar de secagem. O sistema automatizado foi validado comparando-o com aparelhos convencionais de medição dos parâmetros em estudo. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, teste de Tukey e regressão linear a p ≤ 0,05. O sistema ligar/desligar do exaustor funcionou de forma eficiente, reduzindo os erros relacionados à medição da massa. O GERAR Mobile App mostrou-se fácil de ser usado por possuir ícones intuitivos e compatibilidade com os sistemas operacionais mais utilizados para dispositivos móveis. As respostas na comunicação via Bluetooth foram rápidas. A utilização do Arduino, um microcontrolador de baixo custo, para automatizar a atividade de monitoramento permitiu estimar a massa do produto e coletar os dados de temperatura do ar de secagem e umidade relativa do ar por meio do DHT22. Este sensor mostrou boa correlação de leituras de massa e temperatura do ar entre o sistema automático e convencional, mas baixa correlação para umidade relativa do ar. Em geral, o sistema de aquisição de dados monitorou em tempo real os parâmetros para secagem de produtos agrícolas no SHSE.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Automatic Data Acquisition System monitored in a hybrid solar-electric dryer essential drying parameters in real time. GERAR Mobile App made it possible to interconnect the user to the hybrid solar-electric dryer. Automatic System is a viable option due to the facility of assembly as well as the open access Arduino platform.
  • Enriquecimento ambiental melhora desempenho, morfometria, rendimento e peso das partes de frangos em diferentes idades? Articles

    Nazareno, Aérica C.; Silva, Iran J. O. da; Delgado, Eduardo F.; Machado, Miguel; Pradella, Luiz O.

    Resumo em Português:

    RESUMO A inclusão do enriquecimento ambiental na criação convencional dos frangos de corte pode causar aumento na mobilidade, massa óssea e músculos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o uso do enriquecimento ambiental na criação de frangos de corte em diferentes idades e sua influencia no desempenho, morfometria, rendimento e peso das partes. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado em esquema de parcelas subdivididas, sendo que, nas parcelas foram alocados os tratamentos presença (T1) e ausência (T2) de enriquecimento ambiental e nas subparcelas as idades dos frangos (1, 7, 14, 21, 28, 35 e 42 dias), com 56 aves em cada tratamento (T1 e T2). Os dados obtidos foram analisados pelo modelo linear de efeitos fixos e comparados pelo teste de médias de Tukey. Os animais foram criados em ambiente controlado, dividido em quatro boxes com dimensões: 1,5 × 1,0 × 0,7 m, contendo cama de palha de arroz. Em T1 utilizou-se uma escada com poleiro no topo distribuída a cada 1,5 m2. O uso de enriquecimento ambiental não influenciou no desempenho zootécnico dos frangos de corte. As propriedades morfométricas, peso das partes e o peso corporal dos frangos de corte aumentaram, devido ao uso do enriquecimento ambiental; essa melhoria foi observada na fase final de criação das aves. O enriquecimento ambiental foi benéfico para ganho de massa muscular e óssea nas principais partes comerciais da carcaça de frango, além de reduzir o coeficiente alométrico dos peitos dos frangos.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The use of perch did not change feed intake, weight gain and feed conversion. The morphometry and weight of the drumstick + thighs, feet and chest increased in perch from the last week of rearing. The use of a perch showed a differentiated and hyperalometric growth for the drumstick + thighs and chest.
  • Aspectos morfofisiológicos de girassol ornamental cultivado em diferentes épocas de cultivo sob condições semiáridas Articles

    Silva, Sheila D. P. da; Souza, Gracielle P. de; Chaves, Agnaldo R. de M.; Silva, Marcelle A. da; Souza, Rafaela R. de; Beckmann-Cavalcante, Márkilla Z.

    Resumo em Português:

    RESUMO O conhecimento de como as condições climáticas afetam a morfofisiologia das plantas é essencial para compreender como manejar os ciclos de crescimento das diferentes culturas. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de épocas de cultivo em condições semiáridas sobre os parâmetros morfofisiológicos e de trocas gasosas de plantas de girassol ornamental. O experimento foi conduzido no delineamento em blocos casualizados arranjado em esquema de parcelas subdivididas com quatro repetições. Foram avaliados seis cultivares (‘Bonito de Outono Sortido’, ‘Sol Noturno’, ‘Sol Vermelho’, ‘Jardim Amarelo Alto’, ‘Girassol F1 Sunbright Supreme’ e ‘Girassol F1 Vincents Choice’) na parcela principal e duas diferente épocas de cultivo (GS) nas subparcelas (GS1 - clima quente e GS2 - clima ameno). As avaliações de trocas gasosas, índices de clorofilas e área foliar foram realizadas na fase reprodutiva (R5.5). O cultivo de girassol de corte no semiárido é afetado significativamente pela época de cultivo. Mudanças nas variáveis de trocas gasosas e morfofisiologia das plantas de girassol ornamental em duas epócas de cultivo, refletem uma característica de alta plasticidade fenotípica dessa espécie. O cultivo de girassol ornamental sobre condições semiáridas em época de cultivo quando a temperatura do ar e radiação solar são altas, pode ser limitada devido às altas taxas de transpiração. Recomenda-se o cultivo de girassol ornamental em épocas de clima moderado em regiões semiáridas.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The morphophysiological traits of ornamental sunflowers grown under semi-arid conditions are affected by the growing season. All cultivars evaluated showed higher leaf surface areas when grown in seasonally moderate climatic conditions, except ‘Sol Noturno’. The cultivation of ornamental sunflowers in semi-arid regions is recommended in the growing season in a moderate climate.
  • Fertilizante organomineral como alternativa para aumentar a produtividade e qualidade da batata Articles

    Ferreira, Darlaine M.; Rebouças, Tiyoko N. H.; Ferraz-Almeida, Risely; Porto, John S.; Oliveira, Roberta C.; Luz, José M. Q.

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso do organomineral tem um alto potencial para substituir fertilizantes sintéticos. O objetivo do presente estudo foi encontrar uma taxa de substituição ideal do organomineral em comparação com o fertilizante mineral para aumentar a produtividade e a qualidade da batata. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, utilizando seis tratamentos: quatro doses substitutas de fertilizante organomineral (25, 50, 75, e 100% da demanda de fertilizante mineral), uma dose de fertilizante mineral (100% de fertilizante mineral) e controle (sem aplicação de fertilizante). As doses do organomineral foram testadas como alternativas para substituir de 25 a 100% do fertilizante mineral. A produtividade e qualidade da batata (total e em classes) e o teor de nutrientes na planta e no solo foram monitorados. Houve correlação positiva entre pH e conteúdo de sólidos solúveis totais com a produtividade. A batata acumulou maiores teores de potássio > nitrogênio > fósforo nas folhas, caules e tubérculos. A dose de 3,7 t ha-1 do organomineral (equivalente a 100% de fertilizante mineral) foi a taxa ideal para aumentar a produtividade e qualidade da batata. O organomineral é uma alternativa viável para aumentar a qualidade e a produtividade da batata com um incremento positivo de nutrientes nas plantas e no solo.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Organomineral fertilizer improves the potato quality and yield. Potatoes accumulate higher contents of K > N > P in leaves, stems, and tubers. Potato quality is correlated with nutrient accumulation in the plant.
  • Salinidade da água e temperatura do ar nas características de produção e dos órgãos de codornas Articles

    Furtado, Dermeval A.; Rodrigues, Ladyanne R.; Rodrigues, Valéria P.; Ribeiro, Neila L.; Silva, Rafael C.; Farias, Soahd A. R.

    Resumo em Português:

    RESUMO O fornecimento de água salgada no semiárido é uma prática recorrente, visto que existe uma grande escassez de água para uso na alimentação animal. Assim, na maioria das vezes a água oferecida às aves pode apresentar sal acima do recomendado. O presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho produtivo e a morfometria dos órgãos de codornas japonesas à medida que eram abastecidas com água potável com diferentes concentrações de cloreto de sódio, sendo mantidas em conforto e sob estresse térmico. As aves receberam água com valores crescentes de condutividade elétrica (1,5, 3,0, 4,5 e 6,0 dS m-1), e foram mantidas em câmara climática em temperatura do ar termoneutra (24 °C) e sob estresse térmico (32 °C), sendo distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado e esquema fatorial 2 × 4. As condutividades elétricas da água não afetaram o desempenho das aves, exceto para o peso da moela, que apresentou efeito linear crescente com o aumento da condutividade elétrica. Na temperatura de estresse, houve redução no consumo de ração, peso e massa do ovo e na conversão alimentar por dúzia de ovos, porém sem efeito no peso do coração, fígado e moela. Codornas japonesas na fase de produção podem consumir água com condutividade elétrica de até 6,0 dS m-1, apresentando bom desempenho produtivo e sem comprometer a morfometria dos órgãos.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The electrical conductivity of the water does not decrease quail performance. At air temperature of 32 °C the birds consume less feed. Water with electrical conductivity of 6.0 dS m-1 does not affect the weight of the organs.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com