Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 27, Número: 6, Publicado: 2023
  • Produção e qualidade de mini melancia submetida ao estresse salino e razões K+/Ca2+ Articles

    Alves, Aline da S.; Oliveira, Francisco de A. de; Silva, Daisy D. da; Santos, Sandy T. dos; Oliveira, Renata R. T.; Góis, Helena M. de M. N.

    Resumo em Português:

    RESUMO O manejo nutricional pode ser uma estratégia eficiente para mitigar os efeitos da salinidade na produção e qualidade de frutos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção e qualidade de frutos de mini melancia, cultivar Sugar Baby, cultivado em ambiente protegido, sob estresse salino e relações K+/Ca2+. O estudo foi realizado em casa de vegetação, em delineamento de blocos casualizados, em esquema 1 + 5, resultando em seis tratamentos e quatro repetições. Foram aplicadas seis soluções nutritivas, uma utilizando água de baixa salinidade (0,5 dS m-1) e solução nutritiva padrão (S1, tratamento controle) e as demais utilizando água salinizada com NaCl, a 5,0 dS m-1 (S2) e adição extra de K (S3 = 50% e S4 = 100%) e Ca (S5 = 50% e S6 = 100%). Foram avaliadas as variáveis de produção (produção de frutos, diâmetro longitudinal do fruto, diâmetro transversal do fruto, espessura da casca, firmeza da polpa) e qualidade pós-colheita (sólidos solúveis, vitamina C, acidez titulável e índice de maturação), além das variáveis referentes a cor da polpa (luminosidade, croma e ângulo de Hue). A adição de NaCl reduziu a produção de frutos, diâmetro longitudinal dos frutos, diâmetro transversal dos frutos, espessura da casca e vitamina C. Entre as soluções nutritivas salinas, a adição extra de K a 50% (S3) atenua os efeitos deletérios do estresse salino nas variáveis de produção e o teor de vitamina C. Sob estresse salino, a adição extra de K em 50% (S3) e Ca em 100% (S6) intensifica a coloração vermelha da polpa.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Potassium and calcium nutrition is an efficient strategy to reduce the effects of salinity on mini watermelons. Visual quality as a function of pulp color is increased using saline water and the maximum dose of calcium. Quality of mini watermelon fruit is not affected when using saline water in the nutrient solution.
  • Imagens térmicas para avaliar o estado hídrico do meloeiro sob clima tropical semiárido Articles

    Aragão, Márcio F.; Pinheiro Neto, Luis G.; Viana, Thales V. de A.; Manzano-Juarez, Juan; Lacerda, Claudivan F.; Costa, James do N.; Lima, Joilson S.; Azevedo, Benito M.

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo principal deste trabalho foi avaliar o uso de imagens térmicas para estimar o estado hídrico de plantas de meloeiro (Cucumis melo L.) sob clima tropical semiárido. O estudo foi realizado em delineamento de blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas foram compostas pela cobertura do solo (com e sem cobertura morta) e as subparcelas por cinco regimes de irrigação (120, 100, 80, 60 e 40% da evapotranspiração da cultura - ETc), com cinco repetições. Foram avaliadas as seguintes variáveis: temperatura do dossel (Tdossel), potencial hídrico foliar (Ψfolha), temperatura do ar (Tair), umidade do solo, produtividade da cultura e índice térmico (ΔT), sendo este definido como a diferença entre Tdossel e Tair. O ΔT apresentou altas correlações com a produtividade da cultura e o consumo de água da cultura, evidenciando que a termografia é uma ferramenta eficiente para identificar o estado hídrico das plantas de meloeiro e pode ser empregada para uma adequada programação da irrigação em cenários do semiárido tropical. Além disso, o uso de imagens térmicas também permitiu identificar os efeitos benéficos da cobertura do solo sobre o estado hídrico foliar e a produtividade das culturas, principalmente sob moderado déficit de irrigação (DI). Os resultados obtidos também demonstram que a cobertura morta é essencial para aumentar a produtividade do melão e a produtividade da água em regiões tropicais.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Deficit irrigation strategies effectively increase water productivity. Thermal images may be used as an irrigation management strategy. Mulching is essential for increasing melon fruit yield and water use efficiency.
  • Potencial de armazenamento de sementes de mogno africano em diferentes ambientes e embalagens Articles

    Romanoski, Vanessa S.; Michelon, Thomas B.; Vieira, Elisa S. N.; Panobianco, Maristela

    Resumo em Português:

    RESUMO O mogno africano (Khaya grandifoliola) é uma espécie florestal que apresenta excelente qualidade madeireira. Com a crescente demanda por sementes viáveis para atender programas de produção florestal, tem-se observado a necessidade de estudos sobre a capacidade de armazenamento dessa espécie. O objetivo deste trabalho foi determinar as condições adequadas de ambiente e embalagem para o armazenamento de sementes de mogno africano. Inicialmente, o grau de umidade das sementes; a germinação e o comprimento de plântulas foram determinados. Foram testados dois ambientes - câmara fria e laboratório; duas embalagens (polietileno e vidro); e três períodos de armazenamento (72, 144 e 216 dias). As variáveis analisadas no armazenamento foram: grau de umidade, porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação (IVG) e comprimento de plântulas. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições em parcelas subdivididas e tratamento adicional 2 × 3 × 2 + 1. As sementes de mogno africano armazenadas em ambiente de câmara fria (6 °C e 72% UR) em embalagem de polietileno mantiveram a qualidade fisiológica por 216 dias.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Polyethylene packaging is favorable for African mahogany seed storage. Storing African mahogany seeds in a cold chamber improves its physiological quality. Storage period directly affects the germination capacity and vigor of African mahogany seeds.
  • Produtividade e trocas gasosas do limão Tahiti em diferentes lâminas de irrigação na Amazônia Articles

    Pinto, João V. de N.; Costa, Deborah L. P.; Costa, Ana P. da S.; Pires, Mateus P.; Rolim, Glauco de S.; Sousa, Adriano M. L. de; Ortega-Farias, Samuel; Souza, Paulo J. de O. P. de

    Resumo em Português:

    RESUMO A lima ácida Tahiti é uma espécie de grande importância econômica em todo o mundo. Em território brasileiro, a produção concentra-se nos estados de São Paulo e Pará, onde geralmente é enxertada em limão-cravo. Este estudo tem como objetivo analisar o efeito de diferentes lâminas de irrigação na produção de frutos, fenologia e trocas gasosas de lima ácida Tahiti enxertada em citrumelo Swingle. A irrigação foi realizada durante o primeiro ano, com quatro lâminas de irrigação diferentes em um delineamento de blocos ao acaso com 5 blocos e 4 tratamentos, para manter o potencial matricial do solo nas seguintes faixas: T1: abaixo de -50 kPa, T2: de -30 a -50 kPa , T3: de -10 a -30 kPa e T4: acima de -10 kPa. Foram medidos florescimento, taxa de assimilação de carbono (A), condutância estomática (gs), transpiração (E) e produção de frutos. Os frutos foram colhidos mais cedo no tratamento mais irrigado, T4, e a produtividade aumentou de 2,22 para 6,89 kg por planta de T1 para T4. O peso médio dos frutos aumentou de 78,6 para 96,1 g de T1 para T4. A assimilação de carbono aumentou de 6,89 para 9,51 μmol CO2 m-2 s-1 de T1 para T4.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Irrigation increases the yield and growth of Tahiti lime fruits in the Eastern Amazon. The fruit yield to February is positively correlated with the average soil moisture in October and November. The second annual flowering of Tahiti lime in the Eastern Amazon is reduced by irrigation.
  • A adubação foliar com nitrogênio alivia os efeitos nocivos do estresse salino no manjericão roxo Articles

    Nóbrega, Jackson S.; Silva, Toshik I. da; Lopes, Adriano S.; Costa, Raimundo N. M.; Ribeiro, João E. da S.; Silva, Edcarlos C. da; Bezerra, Ana C.; Silva, Antônio V. da; Dias, Thiago J.

    Resumo em Português:

    RESUMO A salinidade pode promover efeitos danosos ao desenvolvimento vegetal, sendo o necessário o uso de estratégias para minimizar os danos promovidos, como a manutenção equilibrada do estado nutricional da planta. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da adubação nitrogenada foliar e da salinidade no crescimento e eficiência fotoquímica de manjericão roxo. O experimento foi conduzido com o delineamento de blocos casualizados, em arranjo fatorial incompleto 5 × 5 (salinidades da água de irrigação: 0,5; 0,81; 2,75; 4,69 e 5,50 dS m-1 × doses de nitrogênio: 0; 58,58; 200; 341,42 e 400 mg L-1), gerados através da matriz experimental Composto Central de Box. O aumento da salinidade da água de irrigação reduz o crescimento e a eficiência fotoquímica das plantas de manjericão roxo. Todavia, a aplicação foliar de 400 mg L-1 de N atenuou os efeitos deletérios da salinidade sobre as taxas de crescimento absoluto e relativo para o diâmetro do caule e relativo para a altura de plantas, assim como na fluorescência da clorofila a. Esses resultados mostram que a adubação foliar nitrogenada é uma estratégia para mitigar o estresse salino em plantas de manjericão.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Irrigation water salinity limits growth and photochemical efficiency of purple basil. The foliar fertilization at N improves photochemical efficiency of basil. The Photochemical efficiency of basil is stimulated by nitrogen foliar application.
  • Eficiência e qualidade da amostragem do solo de acordo com a ferramenta de amostragem Articles

    Nicoletti, João V. M.; Franchi, Marcello R. A.; Motomiya, Anamari V. de A.; Motomiya, Wagner R.; Molin, José P.

    Resumo em Português:

    RESUMO A amostragem de solo é uma etapa fundamental para a recomendação de corretivos e fertilizantes agrícolas, estimar demanda nutricional de plantas e consequentemente maximizar a produtividade. Por conseguinte, o objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de três amostradores de solo em áreas de diferentes sistemas de manejo no contexto de qualidade da amostra e eficiência operacional. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 × 2 (três amostradores e duas profundidades de amostragem), com quatro repetições. Em cada ponto amostral, foram retiradas oito amostras simples em profundidade variável de coleta de 0,0-0,2 e 0,2-0,4 m, cronometrando-se o tempo de coleta. Foram avaliados atributos químicos e granulometria dos solos. Foram observadas diferenças estatísticas para atributos específicos (matéria orgânica, K, Ca, CEC, pH e S). Em termos de eficiência operacional, o amostrador hidráulico superou os demais amostradores, sendo três vezes mais rápido em comparação com o sistema a combustão e seis vezes em comparação com a sonda manual; sendo assim apto e recomendável para as operações de coleta de solo.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The sampling devices under analysis showed a statistically significant difference between organic matter, K, Ca, and CEC. There is a statistically significant difference between sampling depths for all nutrients except pH and S. The automated hydraulic soil sampler had a more effective collection rate than the other equipment.
  • Produtividade e qualidade da batata-doce em função da adubação fosfatada em diferentes solos Articles

    Cordeiro, Carlos F. dos S.; Echer, Fábio R.; Batista, Guilherme D.; Fernandes, Adalton M.

    Resumo em Português:

    RESUMO O fósforo (P) é um nutriente essencial para o crescimento e produtividade da batata-doce, e em solos arenosos, a produtividade e a qualidade da batata-doce podem ser limitadas pela baixa dose de P aplicada, principalmente em áreas degradadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de doses de fósforo na produtividade e qualidade das raízes tuberosas de batata-doce cultivadas em solos arenosos tropicais com diferentes disponibilidades iniciais de P; 23,2 mg dm-3 (P alto - rotação de culturas) e 3,7 mg dm-3 (P baixo - pós pastagem degradada). Dois experimentos foram conduzidos em blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de doses de P (0, 22, 44, 88 e 176 kg ha-1) aplicadas no sulco de plantio. Foram avaliadas a produtividade, número e peso médio de tubérculos, teor de P nas folhas e nos tubérculos, exportação de P, além da porcentagem de amido, açúcar redutor, açúcar total e sacarose nos tubérculos. No final do estudo foi avaliado o teor de P no solo. Em área com alta disponibilidade de P (> 20 mg dm-3 - resina), o aumento das doses de P não aumenta a produtividade de tubérculos e diminui as concentrações de amido nas raízes. Em área com baixa disponibilidade de P (< 3,7 mg dm-3 - resina), a produtividade de tubérculos e a concentração de amido atingiram o máximo ao aplicar 68 e 33 kg ha-1 de P, respectivamente. Cultivo de batata-doce em área após pastagem degradada com baixo teor inicial de P no solo, a adubação fosfatada deve ser realizada na dose de 68 kg ha-1 de P. Em área com rotação de culturas e teor adequado de P no solo, a adubação fosfatada deve ser realizada para repor a quantidade de P exportada pelas raízes tuberosas colhidas para evitar a perda da fertilidade do solo.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: High sweet potato quality and yield can be obtained in soils with P concentration > 20 mg dm-3 without P fertilization. Soils with P concentration < 5.0 mg dm-3 require 68 kg ha-1 of P for maximum yield. Replacing of exported P requires 370 g of P per Mg of sweet potato.
  • Seleção de genótipos de feijão-caupi para caracteres nutricionais Articles

    Pessoa, Angela M. dos S.; Bertini, Cândida H. C. de M.; Silva, Ana B. M. da; Taniguchi, Carlos A. K.

    Resumo em Português:

    RESUMO O feijão-caupi é uma leguminosa consumida mundialmente pelo seu alto teor de nutrientes. A seleção de genótipos com alto teores nutricionais podem contribuir para o desenvolvimento de cultivares biofortificadas. Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial nutricional e indicar genótipos de Vigna unguiculata para o melhoramento genético com base em caracteres nutricionais. Foram utilizados 43 genótipos de feijão-caupi pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma da Universidade Federal do Ceará. As análises de matéria seca, cinzas, extrato etéreo e proteínas e de minerais (fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, sódio, cobre, ferro, zinco, manganês e boro) foram feitas em triplicatas. Os dados foram submetidos à análise de variância, teste de médias, parâmetros genéticos e aos índices de qualidade nutricional e soma de postos. Existe variação genética entre os genótipos avaliados, podendo ser transmitida para próximas gerações. Os genótipos CE-0151, CE-0189, CE-0207, CE-0228, CE-0248, CE-0542, CE-0685, CE-0686, CE-0796, CE-0997 e CE-1002 são indicados para seleção para continuar o programa de melhoramento de feijão-caupi biofortificado.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Cowpea genotypes show variability in nutritional traits. Cowpea genotypes with high nutrient concentration are indicated for genetic improvement. Cowpea genotypes have favorable chemical properties and nutritional value for cultivar development.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com