Acessibilidade / Reportar erro

A Segregação Socioeducacional no Distrito Federal do Brasil* * Resultados parciais de pesquisa do projeto de doutorado em política social na Universidade de Brasília (UnB) e de Produtividade em Pesquisa Chamada CNPq n. 12/2017. Este recebeu Auxílio Pesquisador do Decanato de Pesquisa e Inovação da UnB, edital n. 4/2019.

SOCIO-EDUCATIONAL SEGREGATION IN THE FEDERAL DISTRICT OF BRAZIL

SEGREGACIÓN SOCIOEDUCATIVA EN EL DISTRITO FEDERAL DE BRASIL

RESUMO

Este artigo discute a relação entre educação, pobreza e desigualdade social por meio da análise da segregação socioeducacional no Distrito Federal do Brasil, considerando a distribuição da renda per capita familiar entre as regiões administrativas, bem como dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família e da infraestrutura física das escolas públicas que atendem esse público, com o objetivo de compreender o processo de pauperização na/da escola. O embasamento teórico se deu na discussão das categorias exclusão, desigualdade e segregação. Foram analisados dados de 2018 e 2019, provenientes do Ministério da Cidadania, do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, da Secretaria de Educação do Distrito Federal e da Companhia de Planejamento do Distrito Federal, que permitiram constatar a influência da segregação socioespacial no DF sobre o atendimento aos alunos beneficiários do PBF.

PALAVRAS-CHAVE
educação; pobreza; desigualdade social; segregação socioeducacional

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br