Acessibilidade / Reportar erro

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MUDANÇA CLIMÁTICA PELOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO NO MARCO DE UMA PESQUISA INTERNACIONAL

RESUMO

Este estudo de caráter exploratório-descritivo trata de compreender os conhecimentos sobre mudança climática que os estudantes universitários brasileiros possuem e a forma como esses conhecimentos influem em outros elementos da sua representação social relacionados com as crenças e as percepções sobre o tema. Neste estudo, realizado no contexto de uma pesquisa internacional em que estão envolvidos pesquisadores espanhóis, portugueses, mexicanos e brasileiros, a Educação Ambiental é considerada como elemento substancial para a abordagem de temáticas ambientais em todos os níveis de ensino. Para a coleta de dados, foi utilizada uma metodologia quantitativa, com o uso de um questionário com questões fechadas. Participaram desta pesquisa 434 estudantes de oito cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná, no Brasil. Os resultados apontam que os estudantes possuem um nível médio-alto de conhecimentos, mas os dados não permitem estabelecer uma relação direta entre o nível de conhecimentos e as valorações sobre outros elementos da representação de mudança climática.

PALAVRAS-CHAVE
estudantes; universidade; educação ambiental; mudança climática; alfabetização climática

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br