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Com Spinoza, pensando uma ciência ético-política e um referencial ético para a educação* * Texto apresentado na sessão especial “Ética na pesquisa em ciências humanas: polêmicas, constituição e finalidades”, na 38ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2017).

CON SPINOZA, PENSANDO UNA CIENCIA ÉTICA-POLÍTICA Y UN REFERENCIAL ÉTICO PARA LA EDUCACIÓN

RESUMO

O artigo busca refletir sobre o papel das entidades acadêmico-científicas nas relações que estabelecem entre si e com movimentos coletivos e/ou movimentos sociais. Situa a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação como entidade acadêmico-científica presente no cenário brasileiro, cujo campo de lutas ocorre em dupla dimensão: a de propor uma organização aberta e democrática voltada para o desenvolvimento de uma ciência ético-política e um referencial ético para a pesquisa em educação e a de opor-se às estruturas político-organizacionais da ordem verticalmente orientada. Também debate alguns pressupostos derivados da filosofia de Spinoza, visando estimular o campo de possibilidades propositivas para que a referida associação se constitua, cada vez mais, como entidade democrática, instaurada no plano de imanência de uma prática social concreta, ética e politicamente orientada.

PALAVRAS-CHAVE:
ciência; ética; política; pesquisa

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