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Pedagogia ambiental e da didática ambiental como fundações do currículo para a educação ambiental

Trata-se da questão da fundação do currículo para a educação ambiental no ensino superior, perante a qual é necessário construir os conceitos de pedagogia ambiental e de ensino ambiental. O referencial teórico é utilizado para definir as categorias de "pedagogia" e "ensinar", e com base nele analisa-se a literatura e, assim, define-se a pedagogia ambiental e da didática ambiental. O estado da arte permite identificar duas bases teóricas: a) uma que se baseia na posse de conhecimento especializado e no ativismo, para o qual a formação do sujeito deve ser orientada para o cuidado, conscientização e preservação, o que é construído pelo estudo das disciplinas e da experiência; b) e outra que estabelece uma visão e uma ação complexa sobre o meio ambiente, para o qual a formação do sujeito é uma construção dos contextos, que é obtida por meio dos processos em estudo e estão envolvidos contextos.

educação ambiental; pedagogia; didática; currículo; ensino superior


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