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Universidade do Povo (1946-1957) educação de adultos e democratização da sociedade no projeto político-pedagógico de Paschoal Lemme

UNIVERSITY OF THE PEOPLE (1946-1957) ADULT EDUCATION AND DEMOCRATIZATION OF SOCIETY IN PASCHOAL LEMME’S POLITICAL EDUCATIONAL PROJECT

UNIVERSIDAD DEL PUEBLO (1946-1957) EDUCACIÓN DE ADULTOS Y DEMOCRATIZACIÓN DE LA SOCIEDAD EN PROYECTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE PASCHOAL LEMME

RESUMO

Este artigo analisa o sentido e as motivações pelas quais Paschoal Lemme (1904-1997) relevou o papel da educação de adultos no processo de democratização da sociedade, evidenciando a reverberação das suas ideias na Universidade do Povo (UP). A partir do entrecruzamento de fontes - relatório, cartilhas e jornais de época, as Memórias de Lemme e parte da sua produção intelectual -, considero que o projeto de sociedade idealizado por Lemme inovou ao associar educação de adultos, participação política e melhoria das condições econômicas dos trabalhadores e que o modelo educativo da UP foi aquele que melhor traduziu as aspirações do Educador.

PALAVRAS-CHAVE:
Paschoal Lemme; Universidade do Povo; educação de adultos

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