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As aparências não enganam: as representações sociais de qualidade suscitadas pelos prédios escolares

Appearances do not deceive: social representations of quality provoked by school buildings

Las apariencias no engañan: las representaciones sociales de calidad suscitadas por los edificios escolares

Neste trabalho são investigadas as representações sociais presentes nas apreciações de escolas feitas por pais entrevistados por Sales (2000) em pesquisa sobre "o valor simbólico do prédio escolar". Objetiva-se identificar elementos para um conceito de ensino de qualidade, buscando o que está subjacente a essas apreciações. O material explorado consiste num corpus formado por depoimentos de pais de estudantes do ensino fundamental e médio de Teresina (PI) e Natal (RN), destacando os critérios de julgamento envolvidos na classificação das escolas, ou seja, os princípios norteadores da ação. Os depoimentos mostraram que ensino de qualidade envolve instalações físicas, disciplina rigorosa, ensino exigente e avançado; seletividade e professores qualificados e bem remunerados, sendo parte do sistema simbólico que tem por função transfigurar e dissimular relações reais que estão em estreita ligação com o sistema social de que fazem parte.

representações sociais; ensino de qualidade; escola de qualidade; educação


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