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Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência?

On the proximity of common sense in qualitative research in education: positivity or simple decadence?

Sobre la proximidad del sentido común de las pesquisas cualitativas en la educación: ¿positivismo o simple decadencia?

O artigo propõe uma discussão sobre a forma de recepção das pesquisas qualitativas na educação. Procura enfrentar as acusações da ausência de rigorosidade científica, defendendo que o problema não está propriamente na concepção de pesquisa, menos ainda numa simples decadência natural de sua história. Entende que existe uma falta de compreensão que permite a apropriação dessas pesquisas de maneira nem sempre adequada às suas exigências. Questiona, assim, o empobrecimento da sua experiência no campo educativo, compreendendo a importância do quantitativo nas abordagens em suas diferentes configurações. A título de provocação, enuncia algumas proposições com o intuito de diminuir a possibilidade de que tais pesquisas sejam avaliadas como formas prosaicas de produção do conhecimento no contexto educativo.

pesquisas qualitativas; rigorosidade científica; produção do conhecimento


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