Acessibilidade / Reportar erro

Percepção de professores sobre um programa de educação emocional: um estudo qualitativo

Percepción de los profesores sobre un programa de educación emocional: un estudio cualitativo

RESUMO

A educação emocional é de suma importância para o desenvolvimento integral do ser humano. Objetivou-se analisar as percepções de professores sobre os impactos e as mudanças de comportamento após a realização de um programa de educação emocional com crianças matriculadas na educação infantil. Participaram cinco professoras que realizaram um programa de educação emocional na educação infantil com crianças de 3 a 5 anos de uma escola particular localizada no Rio Grande do Sul. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada on-line para coletar os dados, e as respostas foram analisadas pela análise de conteúdo de Bardin. As professoras destacam a importância de um programa de educação emocional e de o lúdico auxiliar nesse processo. As crianças apresentaram melhora na aprendizagem e no relacionamento interpessoal. Conclui-se que um programa de educação emocional na educação infantil tem uma finalidade educativa e preventiva, possibilitando às crianças conhecerem sobre as emoções e serem capazes de avaliar e ter comportamentos mais assertivos em situações do cotidiano.

Palavras-chave:
Docentes; Educação infantil; Emoções; Inteligência emocional; Estudo qualitativo

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br