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Conceitos, políticas e ações de internacionalização da Educação Superior: reflexões sobre a experiência de uma Universidade Norte-Americana

RESUMO

Este artigo visa explorar - por meio de um olhar decolonial - conceitos, políticas e ações de internacionalização da educação superior na Universidade da Geórgia com base em uma abordagem qualitativa de pesquisa, com entrevistas individuais semiestruturadas, observações e análise documental abordando duas questões de pesquisa sobre: concepções de internacionalização da educação superior e como políticas e ações de internacionalização são percebidas na Universidade da Geórgia. Por meio da análise, três categorias substantivas foram identificadas: sujeito, lugar e pesquisa. Estas, por sua vez, expressam conceitos que sustentam políticas e ações de internacionalização. Os assuntos podem ser vistos como ponto de partida e força motriz dos processos de internacionalização. Lugares são espaços inerentemente repletos de contradições e possibilidades, reunindo participantes que podem contar com apoio e meios para construir pontes para a compreensão, atuando em esforços conjuntos interdisciplinares de pesquisa para abordar questões complexas que afetam a humanidade como um todo.

PALAVRAS-CHAVE:
internacionalização; educação superior; pensamento decolonial

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