Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação, Número: 19, Publicado: 2002
  • Documento sem título Editorial

  • Rei morto, rei posto? as lutas pela sucessão de Pierre Bourdieu no campo acadêmico francês

    Brito, Angela Xavier de

    Resumo em Português:

    A morte de Bourdieu, que todos consideravam o maior sociólogo da língua francesa, deixou um grande vazio intelectual, difícil de ser preenchido. Neste artigo, em um primeiro momento, a autora situa, para fins analíticos, os processos pelos quais a transmissão de sua herança tem sido feita, na esfera institucional, e as posições intelectuais, de seus principais seguidores, nela presentes. As oportunidades de aspirar a esta herança parecem estar divididas entre três candidatos: Bernard Lahere, Jean-Claude Kaufmann e Gisèle Sapiro, autores que estão em diferentes etapas de suas carreiras e os únicos a oferecer uma crítica respeitosa da teoria de Bourdieu e a propor sua extensão. Os primeiros dois autores partem do conceito de habitus e a última de campo. Conclui comentando como o desdobramento do pensamento de Bourdieu sobre a educação pode contribuir para o debate acadêmico brasileiro nessa área.

    Resumo em Inglês:

    Bourdieu's death has left a great intellectual void in the French sociological community. This article intends, first of all, to state the struggles in the academic field that have followed this event. In order to show the processes by which the transmission of his inheritance has been carried out, we must distinguish the institutional assets, which could be bequeathed by Bourdieu himself to his followers, from the intellectual positions. The chances to aspire to this main inheritance seem to be divided between three candidates - Bernard Lahire, Jean-Claude Kaufmann and Gisèle Sapiro - authors who are at different stages of their careers. They seem to be the only ones to make a respectful critique of Bourdieu's theory and to propose its full extension. The first two authors begin from the concept of habitus, the last one from that of field . Last but not least, I intend to make some comments on how Bourdieu's theory can nourish the Brazilian academic debate in this domain.
  • Notas sobre a experiência e o saber de experiência

    Bondía, Jorge Larrosa

    Resumo em Português:

    Propõe pensar-se a educação a partir do par experiência/sentido, contrapondo-se ao modo de pensar a educação como relação entre ciência e técnica, ou entre teoria e prática. Para tanto, explora o significado das palavras experiência e sentido. Quanto à primeira, critica o excesso de informação e a obrigatoriedade de ter opinião, posturas que estão na base da "aprendizagem significativa". Critica também o excesso de trabalho, que não permite a experiência, e a própria relação trabalho/experiência. Quanto ao sentido, explora-o a partir do sujeito da experiência, definido não por sua atividade, mas pela abertura para ser transformado pela experiência - território de passagem, submetido a uma lógica da paixão. Afirma que o saber da experiência se dá na relação entre o conhecimento e a vida humana, singular e concreta.

    Resumo em Inglês:

    The text proposes to think education taking the pair experience/sense as its starting point, in opposition to that way of thinking education as a relation between science and technology or between theory and practice. To this end, it explores the meaning of the words experience and sense. With respect to the first, it criticises the excess of information and the obligation of having an opinion, postures which are at the base of "significant learning". It also criticises the excess of work which does not allow experience and the very relation work/experience. With relation to sense, this is explored on the basis of the subject of the experience, defined not by his/her activity but by the readiness to be transformed by experience - a human passageway, submitted to a logic of passion. It affirms that the knowledge of experience is acquired in the relationship between knowledge and human, singular concrete life.
  • Bases antropológicas da cidadania brasileira: sobre escola pública e cidadania na Primeira República

    Valle, Lílian do

    Resumo em Português:

    Devido às fragilidades de sua implantação, não são poucos, no Brasil, a tratarem o regime republicano como uma simples continuação do período monárquico. Igualmente correntes, as críticas à tradição de constituição, no país, de um Estado forte e monopolizador, concedem cores de fatalidade à idéia da formação histórica de um cidadão inexoravelmente passivo, tipo antropológico definitivo, a marcar os rígidos limites à democratização da sociedade brasileira. Seria, assim, cabal a impossibilidade de a escola pública formar cidadãos - todos os argumentos em contrário consistindo apenas em novas reedições do velho mito da demiurgia educacional? Ao tentar reunir os elementos para análise das construções antropológicas que estão na base da experiência de cidadania brasileira, esse artigo coloca em perspectiva aquela que sem dúvida é a primeira e a mais central das exigências democráticas: a afirmação incondicional e incondicionada da igualdade política dos cidadãos.

    Resumo em Inglês:

    Many critics treat the republican regime in Brazil as a simple continuation of the monarchic period due to the fragility of its implantation. Critics of the tradition of the creation of a strong monopoly state in the country are equally common-place and accord tones of fatality to the idea of the historical formation of an inexorably passive type of definitively anthropological citizen, setting rigid limits to the democratisation of Brazilian society. The impossibility of the public school forming citizens would thus be proven - all the arguments to the contrary consisting only of re-editions of the old myth of the educational demiurge? By attempting to unite elements capable of analysing these anthropological constructions which form the base of the experience of Brazilian citizenship, this article brings into perspective what is without a doubt the first and most central of democratic requirements: the unconditional and unconditionable affirmation of the political equality of citizens.
  • A sustentabilidade da reforma educacional em questão: a posição dos organismos internacionais

    Krawczyk, Nora

    Resumo em Português:

    O artigo discute temas e questões abordados pelas produções dos organismos internacionais a partir de 1998 como diferentes dimensões de sustentabilidade das reformas educacionais na América Latina, que oferecem interessantes indícios dos aspectos que receberam e continuarão recebendo investimentos - técnicos e financeiros - desses organismos. Pelo menos três dimensões preocupam bastante os organismos internacionais: a dimensão política, a dimensão financeira e a dimensão técnica. Para sua análise, foram examinadas as publicações do Banco Mundial, da CEPAL, do PREAL, do BID, do IIPE/UNESCO e da OREALC/UNESCO, desde 1998 até 2001.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the themes and questions dealt with in the productions of international organisations from 1998 onwards with relation to different dimensions of the sustainability of the educational reforms in Latin America which offer interesting signs of those aspects which have and will continue to receive technical and financial investments from such organisations. At least three dimensions concern the international organisations: the political, the financial and the technical dimensions. This analysis is based on an examination of publications by the World Bank, CEPAL, PREAL, BID, IIPE/ UNESCO and OREALC/UNESCO, from 1998 to 2001.
  • Pobreza, emoção e saúde: uma discussão sobre pentecostalismo e saúde no Brasil

    Valla, Victor Vincent

    Resumo em Português:

    No campo de educação e saúde tem surgido um debate sobre a origem dos problemas de saúde, o qual propõe que a origem desses problemas está basicamente relacionado com as emoções mais do que com bactérias ou vírus. A teoria do apoio social sugere que, se as emoções são relacionadas ao surgimento das doenças, as soluções também estão relacionadas com as emoções. As chamadas terapias alternativas são propostas para lidar com as emoções, juntamente com a teoria do apoio social. Esta teoria propõe que quando pessoas recebem apoio emocional ou material sistemático de grupos ou instituições, este apoio é benéfico para a saúde dessas pessoas. A hipótese levantada é que o custo das terapias alternativas, juntamente com as dificuldades do sistema público de saúde em lidar com os sofrimentos dos pobres, ajuda a explicar o grande crescimento das igrejas pentecostais e evangélicas em torno das classes populares no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    In the field of health and education, a debate has arisen about the causes of health problems. This debate maintains that the origin of health problems today is basically related to the emotions rather than viruses or bacteria. The theory of social support suggests that if the causes of health problems are basically emotional, then the solutions must also be related to the emotions. The so-called alternative therapies are proposed as a way of dealing with the emotions, together with the theory of social support. This theory holds that when people receive systematic emotional or material support from groups or institutions, this support is beneficial to their health. This raises the hypothesis that the cost of alternative therapies together with the difficulties encountered in the public health system in dealing with the sufferings of the poor help to explain the enormous growth of Pentecostal and evangelical churches among working-class populations in Brazil.
  • Os negros, a educação e as políticas de ação afirmativa

    Valente, Ana Lúcia

    Resumo em Português:

    Este texto procura avançar na compreensão do movimento histórico que subjaz a implementação de políticas de ação afirmativa para os negros no campo educacional, considerando ser essa a condição para o atendimento dos interesses e necessidades desse grupo, na perspectiva da transformação. Para isso, são retomadas reflexões realizadas em outras oportunidades, explicitando idéias há muito debatidas por estudiosos e militantes negros, bem como discutindo os momentos em que as diferenças são transformadas em "problema", quando são marcas distintivas e necessárias da condição humana. Em seguida, busca-se avaliar as condições materiais e ideológicas do capitalismo atual, o processo de etnicização da força de trabalho e o deslocamento do debate para a esfera cultural/educacional promovido por organismos internacionais.

    Resumo em Inglês:

    This text seeks to further our understanding of the historical movement which underlies the implementation of policies of affirmative action for Negroes in the field of education considering this to be the condition for attending the interests and needs of this group, in the perspective of transformation. To this end, the text takes up reflections developed on other opportunities explaining ideas debated for years by scholars and militant Negroes and discussing the moments in which differences are transformed into a "problem", when they are in fact distinctive and necessary marks of the human condition. Thereafter, we seek to evaluate the material and ideological conditions of present day capitalism, the process of 'ethnicisation' of the work force and the dislocation of the debate from the cultural/ educational sphere promoted by international organisations.
  • Repensando algumas questões sobre o trabalho infanto-juvenil

    Alves-Mazzotti, Alda Judith

    Resumo em Português:

    O artigo focaliza algumas questões presentes na discussão acadêmica sobre o trabalho infanto-juvenil e suas conseqüências sobre o "fracasso escolar" das crianças pobres, buscando apontar posicionamentos ideológicos, sociocentrados, e falhas metodológicas que levam à redução da complexidade do problema. Tal redução evidencia-se no estabelecimento de relações lineares que desconsideram as mediações envolvidas, bem como na homogeneização de categorias que incluem uma vasta gama de variações internas. São apresentados exemplos de pesquisas que sustentam os questionamentos feitos, apontando-se algumas conseqüências daqueles posicionamentos reducionistas sobre as práticas escolares e o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças e adolescentes trabalhadores. Dentre os fatores que precisam ser considerados na discussão das relações entre trabalho precoce e trajetória escolar são destacados: as mediações representadas pelas diversas instâncias excludentes que cercam a pobreza, a heterogeneidade do trabalho infanto-juvenil e o papel atribuído às famílias pobres com relação ao "fracasso escolar" e ao trabalho precoce de seus filhos.

    Resumo em Inglês:

    The article focuses on issues related to the academic discussion on child and adolescent labour and its consequences for the "school failure" of disadvantaged children, seeking to identify socially centred ideological positions and methodological flaws that lead to a reduction in the complexity of the problem. Evidence of this reduction is to be found in two false assumptions: a) a linear relation between the variables, ignoring the mediations involved; and b) a homogenisation of those categories, disregarding the vast array of internal variations. Research supporting this questioning is presented, indicating some of the consequences of those reductionist postures on school practices and on the cognitive and affective development of underage workers. Among those factors that need to be considered in the discussion of the relations between early work and school trajectory, the following are stressed: the mediations represented by the diverse instances of exclusion that perpetuate poverty, the heterogeneity of child and adolescent work, and the role attributed to poor families with regard to "school failure" and to early insertion of their children in the world of work.
  • Política educacional e poder local: análise das repercussões do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil na educação de municípios pernambucanos

    Ferreira, Rosilda Arruda

    Resumo em Português:

    A partir de uma reflexão sobre as causas que têm conduzido à propagação do uso da força de trabalho de crianças e adolescentes, este texto apresenta resultados de uma pesquisa em que se analisou o processo de implementação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e as suas repercussões sobre a organização da educação pública em treze municípios pernambucanos, focalizando o período compreendido entre novembro de 1997 a janeiro de 2000. Inicialmente são apresentadas uma caracterização do trabalho infantil no Brasil e a gênese do surgimento do Programa. Em seguida, trata-se da mesma questão em relação a Pernambuco, para, a partir destas contextualizações, apresentar-se especificamente os resultados da pesquisa que revelaram a dificuldade do Programa em atingir os objetivos de erradicação do trabalho infantil, garantindo, no entanto, a sua suspensão temporária nos municípios analisados. Quanto aos resultados educacionais, a análise indicou que, apesar dos impactos positivos sobre os índices de evasão escolar, quando se trata dos aspectos pedagógicos muito ainda há por fazer para melhorar a qualidade do ensino e os níveis de aprendizagem dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, the impact of the implementation of the Programme for the Eradication of Child Labour (PECL) on thirteen cities in the State of Pernambuco, Brazil, is analysed focusing on the period between November 1997 and January 2000. Child labour in Brazil and specifically in the state of Pernambuco is characterised along with a description of how the Programme was created. The results of the research reveal the Programme's difficulties in achieving its goal of eradicating child labour, despite its temporary suspension in those cities under analysis. The educational results reveal that despite the positive impact of the Programme in decreasing the number of school dropouts, in pedagogical terms, efforts are still needed to improve the quality of education and the levels of student learning.
  • Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da ANPEd (1985-2000)

    Catani, Denice Barbara; Faria Filho, Luciano Mendes de

    Resumo em Português:

    O texto analisa o percurso do GT História da Educação da ANPEd (1985-2000), retomando as características das produções divulgadas no grupo e o processo de constituição do mesmo como "lugar de produção" da pesquisa histórico-educacional brasileira. Ressalta o trabalho de articulação do espaço do GT como espaço de discussões teórico-metodológicas e de fortalecimento de novas perspectivas de investigação. Identifica, ainda, nesta análise o aparecimento de perspectivas teóricas e opções metodológicas que marcam a produção nacional na área.

    Resumo em Inglês:

    This text analyses the ground covered by the ANPEd Working Group on the History of Education (1985-2000) reconsidering the characteristics of the productions presented in the group and its constitutive process as a "place of production" for Brazilian historical educational research. It emphasises the role of the Working Group as a place for theoretical-methodological discussions and for the nurturing of new research perspectives. It also identifies the emergence of theoretical perspectives and methodological options that have marked national production in this area.
  • A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano Espaço Aberto

    Esteban, Maria Teresa

    Resumo em Português:

    Apresenta uma reflexão sobre o cotidiano de uma escola comum, tomando com especial atenção a avaliação, prática tradicionalmente imersa na previsibilidade, na repetição e no saber, mas que também guarda em si o oposto. Traz para discussão o processo cotidiano de avaliação de uma turma considerada com dificuldades de aprendizagem, em que era difícil classificar as crianças segundo padrões previamente estabelecidos, dar notas, até mesmo distinguir o certo do errado. Uma questão tornou-se central para as professoras: como atuar em uma escola que assume a heterogeneidade como um dos pilares da prática pedagógica? A busca desta resposta mobiliza a escola no sentido de redefinir sua prática, com destaque para a avaliação. Movidas pelo fim de suas certezas, as professoras constroem caminhos para superar o desafio assumido.

    Resumo em Inglês:

    The article presents a reflection on the daily routine of an ordinary school, giving special attention to evaluation, a practice which is traditionally immersed in predictability, repetition and knowledge, but which also contains within itself the opposing possibilities. It raises for discussion the daily process of evaluation of a class with supposed learning difficulties, in which it was difficult to classify the children in accordance with previously established standards, the attribution of marks, and even how to distinguish right from wrong. For the teachers one question was central: how to teach in a school which accepts heterogeneity as one of the pillars of pedagogical practice? The search for a reply mobilised the school in the sense of redefining its practice with emphasis on evaluation. Motivated by an end to their certainties the teachers constructed ways of facing up to the challenge.
  • Direitos humanos e cidadania: a educação como campo de conflito Espaço Aberto

    Abicail, Carlos Augusto

    Resumo em Português:

    Aborda a educação a partir do que alguns observadores chamaram de inauguração do novo milênio, diante dos eventos ocorridos nos Estados Unidos, que reacenderam o debate global sobre os parâmetros de convivência humana. Seus desdobramentos, especialmente na mídia, impõem aos educadores uma reflexão irrenunciável sobre a necessária superação de uma visão de educação fundada apenas na informação e na difusão de conhecimento, como se conhecimento e informação não fossem portadores de valores. Assume um conceito de educação como processo amplo, presente no trabalho, no movimento popular, no movimento sindical, nos partidos políticos, no sistema escolar. Este conceito abrangente coloca nossa reflexão para além da escolarização e confronta-nos com desafios e respostas em variados aspectos.

    Resumo em Inglês:

    The text broaches education from the viewpoint of what some observers have called the inauguration of the new millennium, marked by those events which took place in the United States and, consequently, rekindled the global debate concerning the parameters of human conviviality. Its developments, especially in the media, demand that educators reflect urgently on the need to surpass a vision of education based only on information and on the diffusion of knowledge, as though knowledge and information were not imbued with values. It conceives education as an ample process which is present in work, in the popular and trade union movements, in political parties and in the school system. The broad concept situates our reflection beyond that of mere schooling and confronts us with challenges and replies in various aspects.
  • Em volta da mesa: uma conversa sobre grupos de trabalho, na FAE/UFMG, em abril de 1986 Documento

    Maciel, Ira Maria; Miranda, Glaura Vasquez de; Arroyo, Miguel Gonzáles; Paixão, Léa Pinheiro; Soares, Magda Becker; Lopes, Eliane Marta Teixeira
  • Grupos de trabalho: avaliação e proposta Documento

  • Cultura infantil: a construção corporativa da infância Notas De Leitura

    Torres, Maria Cecilia
  • Comenius & Educação Notas De Leitura

    Goulart, Maria Alice
  • A investigação da natureza no Brasil Colônia Resenhas

    Selles, Sandra Escovedo
  • Gramsci, o estado e a escola Resenhas

    Pires, Raíssa Pimenta
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br